22

Socorrão I receberá apenas pacientes de emergência

Diretor do Socorrão I declara estado de calamidade no hospital

A situação de emergência no Hospital Djalma Marques, Socorrão I, chegou ao nível de caos tão grande que o diretor, Yglésio Moises resolveu fazer triagem de pacientes.

Em sonora gravada à rádio Mirante Am, o diretor declarou que a situação está insustentável e é impossível atender mais pacientes além dos emergenciais.

Não te lugar para colocar mais ninguém. Está tudo lotado, da enfermaria ao centro cirúrgico – contou.

O diretor informou ainda que a lotação está em torno de 150%: são 205 pacientes atualmente para apenas 130 leitos disponíveis no hospital.

Ao finalizar, Yglésio pediu que os pacientes que não forem em situação de emergência que se encaminhassem ao Socorrão II (que está na mesma situação ou pior) e às UPA’s.

A pergunta é: e a Santa Casa não pode também atender? E os recursos do Governo Federal, onde estão? E a Unidade Mista do Itaqui Bacanga não será restaurada para atender pelo menos uma parte da demanda? Ficará no esquecimento?

Mais uma campanha de doações vem ai?

Porque até agora é disso que a saúde na capital vive.|

Marco Aurélio D'Eça

22 Comments

  1. Ana Carolina vai catar coquinho…Acorda pra real…Aliás, põe a mão na consciência e admite que a MUDANÇA é uma mentira. Não era essa gestão que ia começar no dia 1 de janeiro 2013 e solucionar TODOS os problemas de São Luís?????

  2. DIGNÍSSIMO SENHOR PREFEITO DA CAPITAL DO MARANHÃO, OUÇA O CLAMOR DOS SERVIDORES DESTA UNIDADE DE SAÚDE, NO ANDAR DA CARRUAGEM NÃO SE TROCOU 6 POR 1/2, MAS NÓS ESTAMOS A MERCÊ DE UMA DESIQUILIBRADA E DESPREPARADA.

  3. OH DR. YGLÉSIO, como diria o Capitão Nascimento: O SENHOR É UM FANFARRÃO, PEDE PRA SAIR, PEDE PRA SAIR………………………………….

  4. Porque o Diretor so SOS I, ao contrário de fazer pedido de doações ele não doa o super salário do SUS?
    Aliás, porque que ele não explica que recebeu o que não era de direito, ou sejam falou tanto mal da antiga admnistração que recebiam a GRATICAÇÃO SUS com valores altíssimos. Oh Diretor, em novembro e dezembro o senhor devia devolver seu SUS para antga Diretoria. falar é fácil, agir e continuar a mesmice é comum. Cadê seus SLOGAl estamos aqui para consertar! é tudo balela.

  5. O Diretor do SOS I, não lembrou antes de impedir a entrada de pacientes de rirar a placa que está bem na estrada do hospiatal “ESTE HOSPITAL É MANTIDO PELO SUS E O ATENDIMENTO É UNIVERSAL E GRATUITO”. ??????????????????????????

  6. Não sabia que o Yglesio DAVA pra ator… vive na Mirante… tá bom de arrumar uma vaguinha pra ele no “pão-com-ovo” ou mesmo no global “pé-na-cova”…

  7. Cadê o secretario de saude e o prefeito que não aparece? Só coloca esse doido para aparecer, não sejam omisso desse jeito, como ele pode dizer que um pobre lascado que tá doente não vai procurar um hospital? Meu Deus como pobre sofre nesse Maranhão.

  8. Deça os casos apresentados no jornal da mirante, não tinha um de alta complexidade, cedo cortado, cisto no olho, braço quebrado não são cassos de alta complexidade. então podem ser feito em outras unidades de saude. os socorrões são emergenciais.

  9. Eita rapaz que gosta de aparecer na mídia, larga de ser idiota diretor yglesio,como é que uma pessoa ta doente e não vai procurar o hospital? Como é que uma pessoa pobre não vai procurar um hospital?Já que você e esse secretario de saúde junto com o prefeito não fazem nada, deixe a governadora e o Ricardo Murad cuidar.

  10. Uma paciente q TEM q fazer hemodiálise não é emergência??? Pois sim,a será voltou da porta!!!e outros pacientes q foram mostrados,nao eram do interior nao,era daqui de sao Luís!!! Garoto com braço quebrado,um outro com corte…acho bom é “neguem” se desiludir logo,e reconhecer que isso q ta aí nao tem nada de novo ,muito menos de mudança!! 3 meses ja à frente da prefeitura e nada foi feito!!!Vamos ver mais na frente! O socorrao ja ta deixando pacientes na rua,nada de bilhete único ,as avenidas e ruas estao esburacando,e nada de ação,,! Eu ainda nao vi,só vejo falaçáo e oba oba!!!

  11. O caos nao é se hoje, nao tem como desfazer o nó dado pela gestao anterior. 60 dias é muito pouco tempo para já se ter resposta ou resultado. Agora o que me deixa curiosa é Pq os interioranos nao estão sendo atendidos no seus municípios e nem o estado esta fazendo sua parte pondo os hospitais regionais para funcionar. Ou será que a competência do Sr. dr Ricardo Murad é só a de botar OS para trabalhar. O Municipio sozinho sem ajuda nao tem muito o que fazer. ACORDA MINISTÉRIO PUBLICO, cade o dinheiro do SUS nas cidades que mandam seus pacientes para cá e q as vezes sao casos simples.

  12. CADÊ A GESTAO NA SAÚDE? ESTA PIOR DO QUE NA GESTÃO DA JOSELIA(CASTELO).
    SERÁ QUE O PREFEITO NÃO PERCEBEU,QUE ESSE DIRETOR NÃO TEM CAPACIDADE DE DIRIGIR UM ÓRGÃO TÃO CHEIOS DE PROBLEMAS.
    NA SUA ADMINISTRAÇAO,O QUE TEM MUITO É BRIGAS E BARRACOS.

  13. Marcos
    Não é esse diretor que ia morar em São Paulo,ou é mais uma jogada de marketing.Com isso ele aparece mais do que o secretario de comunicaçao e o de saúde.

  14. Marco, quando faço comentario a respeito dos assuntos que conheço, imagino estar contribuindo para dirimir duvidas e socializar em muitos casos o direito do cidadao, como na questao da saude.
    Esta tem um conjunto de leis e normas tituladas como Direito Sanitario cujo conteúdo é a base de toda integralidade assistencial ao cidadao enfermo.
    Para ser Gestor no SUS, deveria ser imposto o conhecimento deste Direito atraves de Bancas de Avaliação, similar ao aplicado pela OAB, com conceitos de habilitado ao atingir 80% dos itens questionados o que evitaria a supressao de direitos como neste caso e a obrigatoriedade do cumprimento de suas responsabilidades.
    Duvidas, negligencias, desrespeitos praticados, estariam à margem e ensejariam a abertura de processos para condenar seus autores.
    Ribrasmar que pela alcunha deve ser uma das viuvas da ultima eleição para governador e Pedro Camara que ao continuar usando uma linguagem suja, mostra não ter argumentos de convencimento, até acredito que seu chefe, por ter sido magistrado não concordará com as defesas mediocres que fazem.
    Disso tudo sugiro uma busca no Google, com titulo “Referencias na Saude” aí verao de imediato que seus argumentos não se sustentam.
    UPAS, foram implantadas para garantir a estabilização dos pacientes e em 24hs transferi-los para Unidades de Retaguarda que garantam a integralidade do seu atendimento.
    Em São Luis, o Sistema é municipalizado,ou seja o responsavel é o municipio pelas açoes e serviços de saude aos seus municípes.
    Por ser o Sistema de maior Resolutividade no nosso Estado, foi pactuado na habilitação em Gestao Plena que os excedentes de serviços existentes (sobra, senhores Pedro Camara e Ribrasmar) seriam ofertados aos demais municipios inclusive Imperatriz e Caxias e estes os de Alta Complexidade para garantir o direito do cidadao, que é a HIERARQUIZAÇÃO da Assistencia Ambulatorial e Hospitalar, e ainda cumprindo uma exigencia da Constituição Federal que sua INTEGRALIDADE.
    TUDO DITO tem tambem por parte do Município suas prerrogativas que é de receber os Recursos Financeiros correspondentes aos serviços prestados. Ressalta-se que estes são depositados pelo SUS antecipadamente, antes mesmo de serem disponibilizados nos Sistemas Nacional, SIH/SIA a produção correspondentes.
    TRATAR os PACIENTES como esse idiota bajulador e só conhecedor dos meios para promover campanhas de doação está tratando merece do MINISTERIO PUBLICO FEDERAL E ESTADUAL A ABERTURA DE PROCESSOS RESPECTIVOS PARA APURAR RESPONSABILIDADES.
    MARCO, me coloco à disposição e sem ônus para o municipio de Sao Luis e Universidade, de ensinar a este e aos seus tambem irresponsaveis chefes inclusive o indicador do Secretario/Reitor, como deve ser tratado o SUS. Boa Noite

  15. Como esse rapaz gosta da mirante,deveria ser ator da globo.Tudo dele é com a mirante

  16. A situação da população é cada vez mais grave quando se trata de saúde. O Socorrão l vai de mal a pior com super lotação e funcionários trabalhando em condições de stresse altíssimo. O SPA do socorrão que funciona no Centro de Saúde Dr Paulo Ramos na rua do Passeio, praticamente fechado por falta de médicos devido a má administração anterio er que pelo que parece, esta se repetindo agora com o novo prefeito…

  17. QUEM É AFINAL ESSE SECRETARIO INCOMPETENTE DA SAUDE MUNICIPAL? NAO SERIA MELHOR ENTREGAR ESSE SOCORROES PARA RICARDO MURAD ADMINISTRAR. DUVIDO COMO A COISA IRIA ENGRENAR, E TAMBEM PODERIA MANTER ESSE YGLESIO,POIS ME PARECE QUE ELE TEM POTENCIAL PARA O TRABALHO, MAIS TEM GENTE MAIS GRADUADA QUE NAO QUER AJUDÁ-LO.
    E ISSO MOSTRA QUE ESSE HOLANDETE NAO SABE GERIR NADA E NAO SABE NADA DE GESTAO DA SAUDE.

    YGLESIO, É MELHOR TU PEDIR PARA SAIR DESSA SINECURA QUE EH O SOCORRAO INFERNAL,POIS TUA IMAGEM ESTÁ SE DESGASTANDO, E TUA REPUTAÇAO PROFISSIONAL ESTÁ INDO PROS ARES.

  18. DEIXA DE SER CRETINO, TU SABES QUE ISSO TUDO É CRIAÇÃO DE VOCÊS, PRIMEIRO QUE DO INTERIOR QUASE NINGUEM IA PARA SÃO LUIS, IA PARA TERESINA QUE É MELHOR, MAIS DEPOIS QUE O PREFEITO TOMOU POSSE, E PORQUE FLAVIO DINO ESTÁ NAS CABEÇAS PARA 2014, OS PREFEITOS DA BASE ALIADA DA GOVERNADORA SÃO INSTRUIDOS PARA ENVIAR OS DOENTES DE SUAS CIDADES PARA OS SOCORRÕES DE SÃO LUIS PARA SUFOCAR OS HOSPITAIS LIGADOS À PREFEITURA, TUDO ISSO PORQUE A MADAME QUER TOMAR CONTA DAS VERBAS QUE VÃO PARA A PREFEITURA ATRAVÉS DO SUS, COROATÁ MANDOU DE UMA SÓ VEZ UM ÔNIBUS COM 36 DOENTES PARA OS HOSPITAIS LIGADOS À PREFEITURA ENQUANTO AS UPAS DO ESTADOS ESTÃO VAZIAS, PORQUE SAUDE NO MARANHÃO TEM DONO, QUEM FOR DO LADO DOS SARNEYS TEM UPAS LIMPAS QUEM NÃO FOR, SE LASCA. ASSIM É A VENEZUELA DO SARNEY.

  19. tem espaço e leitos nas UPas da Cidade Operária,Vinhais e Araçagy.Essas unidades precisam dar visibilidade as suas ações de atendimento emergencial.

    Resp.: As UPas nã atendem alta compleixdade, meu caro. As UPAS são com as unidades mistas (que o prefeito deveria por em funcionameto). Alta compleixade é Socorrão e Hospital Dutra – que a prefietura para para atender e só atende quem quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *