2

Armas da polícia nas mãos de bandidos…

A cada dez armas apreendidas pela polícia maranhense, pelo menos oito são de uso exclusivo das próprias forças de segurança. E muitas delas são fornecidas pela própria polícia.

Em novembro do ano passado, este blog divulgou que um major do 6º Batalhão foi preso por “emprestar” a arma a traficantes. (Releia aqui)

A polícia abafou o caso e o oficial já voltou à ativa, no mesmobatalhão.

Outro oficial preso é o capitão Fábio Aurélio Saraiva, o Fábio Capita, acusado de ter fornecido a arma que o assassino Jhonatan de Souza usou para matar o jornalista Décio Sá.

Mas suspeitas deste tipo recaem também sobre policiais civis.

Agora o Ministério Público e a Polícia Federal investigam envolvimento de policiais com criminosos e o fornecimento de armas a bandidos.

Para se ter uma idéia, a Polícia Militar e a Polícia Civil têm mais  de oito mil armas nas mãos de policiais – de soldaos a oficiais PM, de agentes a delegados de polícia civil.

E boa parte dos crimes no Maranhão são cometidos com uso de pistola “Ponto 40”.

Exatamente a arma que a polícia usa…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. No 1ºbpm tem um oficial que empresta arma para bandido assaltar e o cmd tem ciência e nunca vez nada,e também já sumiu com 2 pistola .40 todos sabem disso mais ninguem toma providência, oficial pode tudo,um dos piores comando da policia do maranhão.

  2. Marco, discordo integralmente de seu texto… As duas polícias (PM e PC) juntas não tem 8.000 armas curtas. Talvez agora com a doação de São Paulo – 5.000 – pistolas se chegue a esse número, todavia essas armas ainda estão em processo de transferência, tombamento e registro e portanto não foram distribuidas. Mas se fala muito em apreensão e não se diz que todo o armamento e munição fabricados no Brasil sejam numerados e facilmente rastreados. Existe extravio ? Sim, pois são armas de serviço que estão na rua – diferentemente do arsenal das Forças Armadas que estão sempre dentro dos quarteis e por isso o controle é mais fácil, mas mesmo lá também ocorre extravio em serviço ou treinamento, ou por furto. Mas o certo é que de qualquer arma desviada é aberto sindicância e o policial acaba sendo punido e ainda paga a arma. Tudo na forma da lei… Agora, pra encerrar, te informo que armas de calibre restrito não são compradas apenas por policiais e suas corporações, mas também por juízes, promotores, auditores e MUITAS outras categorias profissionais. Veja a legislação no site do Exército – que autoriza a venda – e se informe. Mas te digo que se um policial vender sua arma institucional ele é louco: será punido, irá perder promoções e direitos, como licença prêmio, pode até ser indiciado e ainda vai pagar a arma… Sinceramente não acredito.

    Resp.´: para um policial corrupto – e existem muitos na polícia, eu e voc~e sabemos – é melhor pagar pelo ext6avio de uma rama e receber da badidagem quase quatro vezes mais pelo aluguel dela. Perder promoções e direitos – e ficar irco – é o de menos meu caro. Bandido nã se preocupa com estas coisas. É simples assim. Só a polícia não vê. Ou finge que não vê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *