11

Por causa de fraudes, concurso de Santa Inês será anulado

REPROVADOO prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves,  deverá propor, nesta segunda-feira, 11, a anulação de concurso Público realizado em 2012, ainda durante a gestão do seu antecessor Raimundo Roberth Bringel. A informação foi prestada, ontem,  em São Luís,  pelo secretário de Governo, Wady Hadad Neto, durante encontro com  jornalistas.

Segundo o secretário, a decisão do prefeito pela anulação do concurso foi tomada a partir do resultado do trabalho realizado por uma comissão especial constituída em 22 de janeiro com a finalidade de apurar possíveis irregularidades ocorridas no certame.

Vale lembrar que o mencionado concurso já havia sido anulado duas vezes ainda na gestão de Roberth Bringel,  quando ficaram comprovadas fraudes na realização das provas.

O concurso só foi considerado “normal” em sua terceira realização, apesar das muitas suspeitas de irregularidades e quase uma centena de boletins de ocorrências registrados na polícia civil por candidatos que se julgavam prejudicados.

Outra grande polêmica envolvendo o concurso é o fato de o ex-prefeito ter homologado o concurso fora do prazo legal, poucos dias antes da eleição. Para complicar ainda mais a história, o ex-prefeito  nomeou, ao apagar das luzes de sua gestão, todos os aprovados e os excedentes, sem nenhuma preocupação de inviabilizar, financeiramente,  a futura administração.

A comissão criada para examinar a legalidade do concurso descobriu, entre outras coisas, que a  empresa que ganhara a licitação –a Fundação João do Vale –  não é a mesma que o realizou. A façanha coube à empresa  Apoio Consultoria Treinamento e Projetos Ltda. que, coincidentemente, tem como  sócia uma parenta direta da ex-secretária de Educação de Santa Inês.

A Fundação João do Vale foi desabilitada sob a alegação de não possuir alvará de funcionamento e, por conta disso, fez uma representação para o Ministério Público.

A propósito do Ministério Público, o  secretário de governo Haddad Neto estranha  que, agora, a instituição se manifeste quase diariamente sobre o assunto, tentando impor a nomeação de funcionários, mesmo  sem o necessário estudo de impacto financeiro ao Município. Ele entende que o MP não teve a mesma diligência no período em que ocorreram  a licitação, as provas – duas vezes anuladas – e as demais etapas do concurso.

Só para ilustrar a falta de zelo – prossegue Hadad Neto – a pregoeira indicada no edital do concurso assina por ela e outros três membros da comissão de licitação. Pior: mesmo assim,  não fora ela a responsável pela realização do pregão. Todo o processo, na verdade, foi comandado pelo ex-secretário de Finanças do Município, José Milton Carvalho, conforme pode ser visto na representação feita pela Fundação João do Vale junto ao Ministério Público – revela.

 Hadad Neto destaca, por fim, que a decisão  de anular o concurso a ser i tomada pelo prefeito Ribamar Alves ocorreu depois de tomar conhecimento  do relatório da comissão por ele indicada para apurar eventuais irregularidades, cujo parecer final aponta nesse sentido.

O objetivo é preservar direitos e evitar que o Município incorra em alguma irregularidade que possa trazer conseqüências irreparáveis no futuro – conclui.

E os direitos dos que se inscreveram no seletivo?

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. Já tem motoristas com quatro meses sem receber, detalhes, são todos pais de familias, ser paciente é facil, dificil é passar fome!

  2. Oi julia Sousa se vc acha tres meses pouco, pois experimente passar quatro meses trabalhando sem receber dinheiro, como ele ta fazendo com os motoristas dos carros de lixo…quem pediu que aguente!!!

  3. Esse riba tá mais perdido do q cego em tiroteio.não sabe administra nada nem a mulher dele…Ta dando uma de direito e fez da prefeitura um cabide de empregos da família dele e aliado ,fazendo tudo a esmo feito doido.Botou pra ser secretários filho ,irmão ,mulher,amante,cafetão sem falar nos que tem um verdadeiro rosários de processos que vai de estelionato , sonegação fiscal,roubo e até assassinato.com um administração dessa podemos dizer q Santa Inês esta entregue a “RIBAMAR E OS 40 LADRÕES” e acho q passa de 40.vamos ver o desenrolar dessa administração… outra oportunidade darei nomes aos bois!!1

  4. calma meu povo o 40 ainda vai surpreender vcs 3 meses é pouco tempo para que ele seja julgado se há irregularidade vamos ter paciencia compactuar com o erro não resolve problema.e se ele for botar os seus não está fazendo diferente de nenhum dos governantes que passaram por aqui.

  5. Até que fim o prefeito tomou uma decisão a favor do seu povo. Afinal o primeiro aprovado do concurso se quer compareceu o lugar das provas e é sobrinho do ex-prefeito Roberth Bringel. PArabens prefeito

  6. Realmente uma verdadeira calamidade. O que custava chamar os concursados; ele só teria a ganhar, garantia esses votos, e colocava pesssoal quanlificado para ocupar seus respectivos corgos. Mas infelizmente ele não está pensando sequer na Educação, na Saúde e muitas outras necessidades de Santa Inês; nosso prefeito não reconhece que esses concursados votaram nele com esperanças de mudança… para finalizar tenho que lembra-lo senhor prefeito, que 4 anos passam rápido e o povo que o colocou também pode tira-lo do poder.

  7. Mas vocês não queriam o quarenta?tá aí o quarenta de vocês.Dobrando professor para não chamar os aprovados, contratando pessoas desqualificadas.Esperem que o prefeito querido de vocês ainda tem quatro anos para mostrar quem ele é de verdade.

  8. FRAUDE MESMO É O PREFEITO E O VICE EMPREGAR A FAMILIA DELES TODA.O PREFEITO BOTOU O FILHO E O IRMÃO COMO SECRETÁRIOS E O RESTO DA FAMILIA LA DENTRO DA PREFEITURA.O VICE A IRMA SECRETARIA E O RESTO DA FAMILIA LA DENTRO.QUERMOS VER O QUE O COMPORTADO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA INES VAI FAZER AGORA QUE O PREFEITO JOGA DESCONFIANÇA SOBRE OS PROMOTORES.PUBLICA ISSO DESÇA.

  9. Bem feito, porque 70% dos empregados da prefeitura votama no Ribão e uns 80% dos concursados de santa votaram também nele.gora segura nego duro…..quartro anos descendo a ladeira.

  10. FRAUDE É ESSE PREFEITO. QUERIA EXPLICAÇÃO O PQ DO IRMÃO DE ROMÁRIO, ex JOGADOR, ESTÁ COM CARROS DE COLETA DE LIXO EM SANTA INÊS?? DETALHE, SEM LICITAÇÃO, ROMÁRIO ESTEVE AQUI EM SANTA INES NA CAMPANHA ELEITORAL, E SEGUNDO SE FALA EMPRESTOU DINHEIRO PRA ribamar, EXPLICA ESSA PREFEITO…. VEM AI UMA BOMBA DO DISK 100, AGUARDEM.

  11. Prejuízo certo para todos que de boa fé se inscreveram nesse “concurso’, que por três vezes tiveram que se deslocar até aquela Cidade para fazer “provas”, gastando com passagens, hospedagem etc.
    Certamente o MP tem muito o que explicar sobre essa imbróglio todo, por ter assistido a todos esses atos sem tomar as devidas providências, e quando o fez foi para prejudicar aqueles que foram nomeados, por terem obtidos aprovação no processo, que ora a atual gestão tenta desqualificar todo o processo, para certamente colocar os seus apaniguados nos postos de trabalho sem o devido processo legal.
    Uma pergunta para o Prefeito e para o MP: os candidatos que se inscreveram vão ser ressarcidos dos prejuízos; a Prefeitura vai devolver o dinheiro das inscrições?
    Com a palavra o MP e o Prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *