6

“Luz para Todos” estagnado…

Quando o programa Luz para Todos foi lançado, em 2003, Dilma Rousseff era então ministra de Minas e Energia. Na época, o programa alcançou 3 milhões de famílias, segundo dados divulgados no jornal Folha de S. Paulo.

O governo anunciou que restaria atender 342,7 mil até 2014. Contudo, após balanço da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e de distribuidoras nos Estados mostram um quadro diferente.

Desde que a troca de comando na pasta, houve estagnação em comparação com o ritmo acelerado no crescimento de moradias cada vez mais distantes.

No início deste ano, o saldo de moradias sem energia elétrica chegava a 1 milhão – de um total de 58,5 milhões de residências no país, segundo o IBGE.

Agora, além da perda do projeto da Refinaria Premium, outros setores de energia estão parados e sem fase de conclusão.

O Luz para Todos é um deles.

Segundo o ministério, “estudos sobre os dados apresentados pelas concessionárias não foram concluídos”.

No atual ritmo de atendimento, mais de 285 mil devem continuar sem luz depois de 2014.

 

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. Parabéns marco por esta matéria, só pra lembrar em Barra do Corda a menos de 10 km da sede do municipio nos povoados (São Pedro, Olho dágua, riacho feio) até hoje não chegou a energia elétrica e o pior temos dois deputados (rigo teles e tatá) que nunca fazem nada por nós e pensar o programa luz para todos foi prorrogado até o fim do ano, triste muito triste. ainda temos o ministro de minas e energia e maranhão. pobres de nós maranhenses.

  2. o maranhão estar é pior situação ninguém fiscaliza o coordenador do programa estar de mãos atadas com a cemar que só coloca luz onde quer e vai peorar porque a equatorial/cemar comprou a companhia do pará e parte da equipe foi embora para lá cemar só coloca energia onde um prefeito ou deputado pede é apenas eleitoreiro, tem mais de 100 ilhas as escuras, bem aqui em Cajual no municipio de Alcântara se quer tem projeto e pasmem o ministro é do Maranhão e mais de 200 mil familias não tem energia eletrica e programa encerra em 2014, como a refinaria o PLPT já era.

  3. Até hj a comunidade do povoado Santa Rosa no município de São Félix de Balsas-MA aguarda a chegada da energia elétrica prometida há anos. O tal do “projeto vermelho” da Eletronorte com a Cemar nunca saiu do papel.

  4. Marco, falar em apagão, lembrei-me de repente da TVN. Não sei o que é pior, toda vez que chove vem o apagão e quando a “luz” volta a TVN está fora do ar. Meu Deus, é muita tortura. E se falta luz, também vem a falta d’água pois as bombas não funcionam. Será possível? Acho que vou voltar pro mato de onde nunca devia ter saído

  5. É o nosso grande Gestor Lobão… kkkkkkkkkkkk

    Brasil o país dos apagões
    Brasil o país dos combustíveis com os preços estratosférico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *