34

Quem desdenha pode ser preconceituoso

FABIO4Por Robert Lobato

É curiosa, quando não ridícula, a forma como setores da imprensa têm tratado a atuação do líder da oposição na Câmara Municipal de São Luis, vereador Fábio Câmara (PMDB).

Além de curiosa e ridícula, tem tratamento que rompe a beira do preconceito racial e social.

Um dias desses, por exemplo, um blog aí chegou a questionar o grau de instrução, a inteligência e, consequentemente,  o fato do vereador ter chegado aonde chegou. Fábio Câmara seria  limitado somente à “opiniões que beiram o senso comum”, segundo a visão preconceituosa do referido blog.

Tudo falácia! Concepção “intelectualoide”e mesquinha esse tipo de argumentação contra Fábio Câmara, que está longe de ser um santo, é verdade, mas não pode ser transformado em satanás somente porque é negro e de origem pobre, e muito menos por ser é aliado dodeputado Ricardo Murad. Aliás, a dignidade de Câmara está justamente no fato de não esconder as suas origens, os seus aliados, de não ter vergonha de assumir o seu grupo político, de mostrar a cara e dizer que tem lado. Isso chama-se lealdade política, coisa rara nesse meio.

O que fazem com Fábio Câmara tem nome: preconceito. Quiçá até o que chamam de “ódio de classe”.

(Continue lendo)

Marco Aurélio D'Eça

34 Comments

  1. rapaz eu conheço muito babão mais igual a esse GUERREIRO, esse é demais.Me compre um bode ou melhor uma carreta de pode babão.

  2. caro mário mubarak, este nome parece ser muito de pula moita! e opinião de pula moita, n se deve levar nunca a sério! o ~´abio n me conhece pessoalmente, n votei no mesmo, mas, tenho o minimo de discernimento, pra saber o que presta e o que não presta! sou empresário e jamais busco uma boquinha com o mesmo! portanto seu mário pula moita, mantenha-se na sua insignificância !

  3. Tenho o maior respeito pela trajetória política de Fábio Câmara. Acho que ele é um sobrevivente dadas às cirscunstâncias sociais da qual ele, com certeza, não é produto tendo chegado aonde está. Gostaria, no entanto, que Fábio Câmara não se deslumbre e faça uma política mais racional deixando de lado a atuação impovisada no Parlamento Municipal.

  4. Ele deveria fazer um curso de oratória, não é porque é negro, ou foi pobre que não possa aprender a falar corretamente. Os erros de português em sua fala na tribuna são GRITANTES. Tira um pouquinho do salário e vai fazer o curso, melhor do que estar se lançando e ser bombardiado em blogs.

  5. Brincadeira essa ai, preconceito??? Por favor!!! Aqui quem os fala tbm é um negro e de origem pobre, e sem essa de perseguição, é de notório saber a origem desse vereador, e o Maranhão inteiro sabe que ele não passa de um FANTOCHE, podia ele ser rico, branco, amarelo. Por favor não apelem pra esse fundamento não, e nem forcem querendo fazer desse vereador um bom parlamentar, porque ate agora ele só falou o que todos sabem. Um buraco aqui, transporte ruim ali, ate parece que tudo isso iniciou dia 01.01.13. Quero ver é projetos, cadê?? Assim é fácil!!

  6. Isso é apelação ! Não vi ninguém referir-se ao mesmo por sua condição social ou racial. Tá parecendo aquela estratégia idiota do caostelo no debate no qual tentou fazer-se de vítima por preconceito da “surdez”.

  7. Verdade Thiago, a atuação do vereador tem nada a ver com sua cor, raça, religião ou mesmo sexualidade, todos sabem o violino que ele toca, a proteção de Ricardo Murad serve mesmo é para tirar o dinheiro da saúde e dar para blogueiro ficar rico, só lembrando a secretaria tem um programa do governo federal chamado leite é vida, desde de dezembro o Ricardão não paga os produtores e mais os laticinios do senohor Paulo Marinho e do senhor Zé Renato foram pegos em inrregularidades estão descredenciados pelo MDS tudo com conivencia do gestor do Programa indicado por Luis Fernando essa é prática do Ricardão se quiserem mais informações falem com o pessoal da APLEC de Codó, enquanto isso as crianças e mulheres gestantes que precisam do leite nunca mais receberam, mais esses laticios citados são os financiadores de campanha e estão em dia mesmo descredenciados pode somente a aplec não recebeu nada
    isso que fabinho deveria verificar já que é o capacho do Ricardão

  8. ESSE É O PAPEL DO VEREADOR: FISCALIZAR OS ATOS DO EXECUTIVO MUNICIPAL E REPRESENTAR O POVO NA CAMARA MUNICIPAL. ESSA OMISSÃO DESSAS DUAS FUNÇÕES FOI O RETRATO DA CAMARA NO GOVERNO CASTELO.
    PARABENS VEREADOR FÁBIO CAMARA.

  9. É natural da política, ter os aplausos e as vais. A política é um espetáculo da vida real. Vejo que muitos diante deste espetáculo Preferem não compreender essa arte. E então, jogam as pedras, esbravejam e vaiam os artistas. Vaiam os guerreiros dessa arte milenar, que se chama política. Pra essas pessoas, promover críticas destrutivas, parece ser o caminho mais agradável; é uma pena… Vejamos: O Vereador Fábio Câmara, Jovem negro, de origem pobre, sensível com as pessoas mais carente e um defensor das suas posições. Isso é fazer política e com coerência. E o que há de errado nisso?… Não há nada de errado… Será que, o fato do Vereador Fábio Câmara, se colocar na oposição ao Governo Municipal é um erro? É claro que não… Afinal, A quem interessa uma Câmara de Vereadores 100% Governista e subserviente aos interesses do “xó questionamento”? Amigos, quem pensa dessa forma, é um antidemocrático, é um ser contra a vontade do povo e é contra as melhorias da nossa cidade.
    O Fábio, tá no caminho certo e os seus colegas que o apoiam também… Amigo, o papel do vereador é legislar, avaliar, pesquisar ou mesmo fiscalizar as ações (ou falta delas) do prefeito vigente.
    Fábio continue permanentemente mantendo e ecoando essa voz dura e macia em defesa do povo de São Luís. Marcos; Parabéns pela matéria, você foi muito feliz neste artigo. E quem for do contra, irá vaiar (é do jogo democrático), más, o bom artista não se intimida e na luta pelo bem Fábio, deve continuar firma e forte na tribuna do povo. No fim, o artista será sempre compreendido… (…)

  10. Fábio Câmara tem o seu primeiro mandato como vereador, e vem desempenhando sua função atuante, não no sentido de denegrir a atuação do Executivo Municipal, e sim no proposito de cobrar aquilo que o povo espera, enquanto representante legal para isto. Diferente total de alguns que não saem dos seus gabinetes para atuar e buscar melhorias para a população, bem como, para a cidade no aspecto geral.
    Parabéns Vereador Fábio Câmara!
    Vai entender! se um Vereador é atuante alguns criticam, se o vereador não cobra e não faz nada, poucos se manifestam!

  11. ESSA OPINIÃO DE LEITOR (GUERREIRO) É TÍPICA DE UM BABÃO QUE TÁ QUERENDO UMA BOQUINHA, AGUARDEM OUTRAS OPINIÕES DO MESMO.

  12. Se a moda pegar em meu caro Saideça vira vicio, como pode, algum leitor seu discorda de pensamentos e de ideias absurdas desse vereadorzinho Fábio Câmara agora é taxado de Racista preconceituoso, vcs dos blogs alinhado ao Governo usam dessas palavras para chocar o sentimentalismo da sociedade tentando inverter as coisas mas infelizmente o povo maranhense não estar mais dormindo e não cai nessas lorotas publicadas nesses blogs.

  13. Em primeiro lugar este rapaz só esta colhendo o que planta, para ele não existe valores e nen igualdades,o seu olhar para si mesmo é cruel há dentro de sim a sidrome do negro que todos tem culpa do seu passado de pobreza por esta razão tem que ser capitão domato,pizar e humilhar a todos em seu redor , a putra coisa este moço não pode ser comparado com o pedro celestino,até porque pedro é um itelectual e nunca foi o preto da burgueisada que tem pavor de ver um outro preto perto dele,e tão burro ,saibam de uma coisa que qualquer negro que se respeita não se comporta como este tolo,tirem isto de preconceito é ele mesmo que semeia este ódio entre as pessoas ,aghando que é filho de ricardo kkkkkkkk

  14. Vereador é eleito para fiscalizar, o nosso amigo da hora certa, Fábio Câmara, tem cumprido com o seu papel de legislar pelo povo e fiscalizar nossa prefeitura. Vai em frente, o povo está do seu lado. Não vai ser um Blogueiro pequeno que vai lhe diminuir ao tamanho dele. Conte com o POVO ludovicense. Você tem um potencial enorme e será bastante utilizado em prol de nossa cidade.

  15. Engraçado como funciona o Brasil e o Maranhão. Esse rapaz pode falar o que quiser de todas as pessoas, ok? Quando é vítima de uma análise mais apurada a respeito de suas ações, grupo político, relações com João Castel e seu próprio despreparo para exercer a vereança, dizem que é porque é negro. Eu sou negro e não sinto vergonha disso. Tenho orgulho da minha cor. Fábio Câmara envergonha a nossa raça

  16. OS INTELECTÓIDES DE UFMA E UEMA LIGADOS A PARTIDÓIDES DITOS DE SQUERDA CONTINUAM A DESDENHAR DE FÁBIO.
    ELE NÃO É E NUNCA VAI SER UM PEDRO CELESTINO POIS TEM BASE, GRUPO E SABER SER DE GRUPO. TAMBEM TEM NORTE E COERENCIA: É OPOSIÇÃO AO ATUAL PREFEITO E VAI QUESTIONAR E COBRAR TODA VEZ QUE HOLANDINHA NÃO FIZER O Q PROMETEU.

    SERÁ Q DÁ PRA ENTENDEREM ISSO?

    O RESTO SÃO RECADOS RAIVOSOS, INVEJOSOS E DE ENCOMENDA.

  17. Fábio Camara tá querendo exercer mandato virtual,midiático,criando frases de efeitos,montando factoides.insultando o prefeito e seus auxiliares querendo dar a entender que ele é o cara,que conhece Cidade e que o povo dorme.Me convidas prá debater na Camara, na mirante ou qualquer outra emissora questões de política urbana ,poder publicoxpoder popular,analise de conjuntura política,tema livre,eu topo!

  18. ESSES BABACAS ESTAO COM CIUMEIRA DE FABIO CAMARA,QUE ESTA REVOLUCIONANDO ESSA CAMARA MUNICIPAL QUE TEM MUITOS VEREADORES P NO C.

    DEIXE O FABIO TRABALHAR,POIS SEUS ELEITORES ESTAO SATISFEITOS COM SUA ATUAÇAO EXPLENDIDA.

  19. admiro a vida e a historia de fábio câmara, menino de origem bem humilde e chegou onde muitos gostariam, e sem precisar sacanear ninguem! quem n gostaria de ter a proteção de ricardo murad?? a galera do contra tá é com inveja! fábio vá em frente! vc tem talento e vc ainda vai mais longe! q deus te proteja desses invejosos e lembre-se:o invejoso é como sapo, tem olhos grandes mais só vive na lama! que deus te ilumine! abraços: guerreiro

  20. kkkkkkk Esse Fábio deve tá pagando muito bem pra esse tanto de blogueiro fazer post dele, todos dos dias.. hauhauha

  21. Quem foi o menino de recado que exerceu cargo de chefia para pessoas formadas na área da Saude Estadual patrocinado pelo titular da pasta, que foi descoberto e teve que ser exonerado as pressas para não dar problema com o ministerio publico. é so conferir a nomeação e exoneração no diario oficial…..quem será?

  22. O primeiro passo que se seja leal é o cumprimento dos seus comprimissos políticos com seus eleitores coisa que o vereador Fábio promete e não cumpre! Segundo, antes de apontar os defeitos da administração de São Luis ele deveria olhar para dentro da sua casa, do seu grupo político. O que nada ter a ver com sua cor, sua origem ou com seu grau de instrução, mas tem tudo a ver com os demandos da SES do Maranhão. Fabio se elegeu graças ao tráfico de influência da Secretaria de Saúde. Fábio Câmara é apenas mais um factóide da política… Quer transformar tudo em um espetáculo midiático. Foi assim que começou Pedro Celestino…

  23. Meu Deus, como tem gente dessa natureza, que ver nossa cidade ainda pior do que já é, viajo muito Brasil a fora, quando chegou em minha querida cidade (São Luis) da vontade de chorar dos horrores que está implantado nela, lixo, buracos, enfim nada funciona, devido a esse tipo de gente.
    Até quando?????

  24. larguem o rapaz de mão, todo mundo sabe quem é o padrinho dele, mas assim como tantos são apadrinhados e n;ao fazem nada, ele ao menos cumpri o papel de não deixar s coisas esfriarem… deixem fábio de mão, esses outros vereadores só querem mesmo é fazer a câmara e a prefeitura de cabide de emprego… haja vista o penta-presidente pereirinha… pq ninguém questiona a formação intelectual desse cidadão, tanto dele quanto de quem o acompanha…??? aff

  25. meu querido jornalista venho aqui falar de algo que poucossabem, esse vereadorzinho, não fala por si mas pelo seu patrão lá dos tempos de offiicce boy, ha mais ou menos 15 dias ele resolveu cobrar do DR> Iglézio doiretos do socorrão 1, a falata de atendimento naquela unidade coisa que não existiu, sem nenhum pudor resolveu atacar as pessoas que estavam em sua volta, tinha auguns vereadores e a diretoria do socorrão, despre´parado total, resolveu insultar todos, foi aí auqe a ex secretaria de saude de ^sáo pediu que o mesmo acalmasse os nervos pois dizendo que el não entedia da lei que rege a saude, tudo isso aconteceu a frente dos colegas de penário, ora como pode um vereadorziho pau mandado saber de algo se não se prepara para nada, não tem estudo algum, eo certificados que tem tudo é falso, não podia mesmo dar certo, até o tiririca de são paulo sabe mais que ele.

  26. MARCO, SE EXISTE ALGUM PRECONCEITO É DE TUA PARTE E DO RICARDO QUE FAZEM DO VEREADOR DE MAMULENGO, ATÉ AGORA ELE MAL USOU O GABINETE DELE FAZENDO MATÉRIA PARA TEU BLOG E FAZENDO ESSAS BABOSEIRAS PARA PAGAR O MANDATO QUE O RICARDÃO PATROCINOU, NINGUEM VÊ OS OUTROS VEREADORES AGIREM DESSA FORMA, CADA UM ESTÃO TENTANDO FAZER SEUS PROJETOS PARA A MELHORIA DE SEUS ELEITORES, O FABIO CAMARA NÃO, ELE SÓ FOI ELEITO PARA SACANEAR COM O PREFEITO, SÓ ISSO E NADA MAIS, ELE É UM VEREADOR SEM UM PROJETO E SEM VISÃO, NA REALIDADE, NÃO PASSA DE UM MAMULENGO, E FOI ELEITO PARA FAZER TU E O RICARDÃO RIR, ÊLE E´A IMAGEM DE VOCÊS NA CAMARA MUNICIPAL.

  27. Currículo do vereador:
    Cursou o MOBRAL (2003-2006);
    Fábio Câmara ainda é “minino” de recado de Ricardo Murad;
    Foi officeboy de deputado;
    É formado em Artes na “faculdade da vida”;
    Tem MBA em marionete (ele é uma);
    Especializado em artimanha, artifício e ardil;
    Atualmente ocupa uma vaga na câmara municipal de SLZ.

    (Esse aí, tá mais pra “mão de gente” que “enchente”)

  28. A Guarda Municipal de Sao Luis acredita no teu potencial,esse e o verdadeiro papel de um vereador ,fiscalizar e questionar melhorias para nossa cidade

  29. belissima análise que faz Roberto Lobato a respeito de Fábio.O papel deste vereador como lider da oposição está sendo cumprido sem que ele tenha o ódio desmedido daqueles que o combatem.O fato de ser dele o epitêto conferido ao prefeito não tira o mérito , muito menos a razão dos questionamentos que todos nós fazemos em razão das promessas feitas pelo prefeito durante a campanha eleitoral.Cobrar com responsabilidade ações desta administração que prometia ser diferente é dever de nossos representantes , os da oposição e os aliados. Afinal para isto também foram eleitos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *