25

Motos e pick-ups da PM na trilha de Fábio Capita…

Pick-ups como estas foram apropriadas por oficiais PMs

O capitão PM Fábio Aurélio Saraiva, o Fábio Capita, está preso no quartel da Polícia Militar desde junho do ano passado, acusado de participação no assassinato do jornalista Décio Sá.

Segundo o relatório da polícia, pertencia a Capita a arma usada pelo pistoleiro Jhonatan de Souza, que executou o jornalista.

Muita gente considera inconsistente a acusação contra o policial – mesmo por que, a polícia nunca divulgou o laudo da perícia na arma achada algum tempo depois do crime, nos morros do Calhau.

Mas a polícia tem outra acusação contra Fábio Capita, que nada tem a ver com a morte de Décio – mas que pode ser também a razão da antipatia da cúpula da Segurança Pública.

As motos usadas por eles eram iguais a estas, modelo Falcon, da Honda

Juntamente com outro oficial PM, o capitão Capita é acusado de se apossar de duas motos e duas pick-ups da polícia.

Os dois oficiais descaraterizaram os veículos e usavam como se fossem de sua propriedade. As caminhonetes, nem placas tinham – algumas vezes, eram usadas em treinamentos de rally.

O esquema só foi descoberto por que uma das pick-ups foi emprestada a um irmão de um dos oficiais, que a levou a Fortaleza (CE), onde se envolveu em um acidente.

De volta a São Luís, foi levada a uma oficina no João Paulo, que pertencia a um dançador de boi amigo do coronel Frankin Pacheco. O comandante da PM estranhou quando o colega disse estar “consertando uma das suas caminhonetes”. 

Quando apreendidas, as motos estavam na casa dos policiais.

O comando da PM preferiu manter o caso abafado.

Mas pode ter sido um dos motivos que despertaram a antipatia por Capita e seus aliados de farda…

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. Qual o intuito de posta isso sem uma consolidação documental (acho eu q orientado por Aluisio mendes) ?
    Marco, acho que, bem ai, tu pegaste em fio pelado.

    resp.: Se você não sabe, Aluísio Mendes sequer me cumprimenta. Me detesta, por eu ter questionado suas investigaç~eos no caso Décio (aliás, como continuo questionando). Detestava também o Décio, que denunciava a forma, digamos, pouco ortodoxa com que ele usava o helicóptero do GTA. Portanto, meu caro, é impossível que Aluísio tenha qualquer ingerência neste blog.

  2. Fábio Capita não tem nada haver com isso sempre teve vários veículos e pra quem não sabe quando o governador Jackson lago foi cassado a gov Roseana não tinhas veículos para sua segurança e foi capita 4 pick-ups para a segurança da governadora pra que ele precisava de usar carros da pm o cara já tá na merda vendeu tudo que tinha para pagar advogado por um crime q não cometeu, ainda tem q ter essa acusação sem fundamento, com relação as pick-ups que ele emprestou para segurança de Roseana pode perguntar ao coronel vieira chefe da casa militar foi buscar uma no apartamento de capita no renascença.

    abraço

  3. Eu queria que esse Fã de Fábio Capita me dissesse que banco particular eh esse que paga 12.000,00 para a esposa de Capita. Todos sabem que ela eh bancaria e nem eh gerente da agencia.

  4. Interessante. Agora, se você diz que era um oficial superior a ele, então só pode ser o major comandante do batalhão de choque, não é?

  5. Segundo me disseram o oficial superior era la do mesmo batalhao que ele, batalhao de choque.
    Pra ser superior so podia ser o major diogenes.
    Entao o comando todo praticava ilicitos Marco?
    Sera mesmo que ocomandante da policia nao sabia?
    Roseana sabe disso?

  6. Junior bolinha está pagando o advogado d jonatan ele vai mudar a estoria todinha vai acusar outra pessoa para livrar a pele do seu amigo pedro teles. pode crer jonatan vai mudar toda historia

  7. (…)

    Resp.: Primeiro, tenha pelo menos a coragem de se identificar corretamente. Tem medo de quê? É bandida, por acaso? Por que não debate mostrando a cara, como este blog faz. Se tiver a coragemd e se expressar como gente decente, que não precisa se esconder por não ser bandido, publicarei seus comentários.

  8. Prezado Marco, vc estar apresentando estes fatos somente agora, recebeu orientacoes??, sem provas, apresente algo que comprove, se a policia estar investigando teria ao menos um processo administrativo dentro da PM. Assim como capita estar preso sem provas, cade o laudo da arma, cade as gravacoes da ligacoes, cade as imagens, fotos, ele nao foi monitorado?? apenas um testemunho do marginal? que tb deve ter sido orientado, manipulado, vc tb ta participando desta armacao? com este Sr. Aluizio, que foi acolhido pela maior quadrilha do maranhao, a do Sarney, todos sabem que entrou pela janela na PF, atraves deles, agora trabalha para eles na Secretaria de Seguranca. isso vc nao comenta, vai querer provas ne ???

    Resp.: O fato existiu meu caro. E eu só divulguei agora por que só soube agora. Se a polícia está investigando ou não, isso não é problema meu. O fato é que houve o desvio e o coronel Francklin apreendeu um dos carros em uma oficina do João Paulo. Se a polícia não quis abrir inquérito, há quem confirme onde o caro foi achado. Esta é a questão.

  9. Assim como foi feito uma frente para derrubar o então Coronel BM Marcos , os pms , têm que tirar esse Coronel da PMMA vamos denunciar, o cupim existe pra isso .

  10. Marcão, q furo hein!!! Como ele era sub-comandante do Choque, por lá mesmo, antes de fazer a plotagem ele segurava as caminhonetes e as motos (quiçá, o q faria com os armamentos e munições). Marcos, eu sei q chegaram umas 20 motos da Yamaha, modelo XT 660, é o q há no mundo das motos operacionais. Essas motos ele nunca que fossem pras ruas. Descobre se era esse modelo XT 660 q ele conseguiu desviar. Essas XT 660 ainda tão lá, apodrecendo no Batalhão de Choque. O Esquadrão Águia anda é numas Falcons 400 CC, caindo aos pedaços, mais velha q a corrupção na PMMA.

  11. O verdadeiro jornalista apresenta documentos e dados verdadeiros quando apresenta fatos tão graves!
    Espero que vc tenha pelo menos o nº do IPM.

    Rep.; Por quê? Eu falei de algum IPM? Falei que o fato ocorreu e foi descobeto. se investigaram ou não, não entrei neste mérito.

  12. O caso de capita é fichinha perto do comandante geral q tem 1 hylux descaracterizada,1 frontier descaracterizada. 1 voyage 1 astra 1 moto 600 cc igua_ essa q estao acusando capita 1 triton dessas novas descaracterizadas e uma pajero dakar. eu pergunto prak tanto carro descaracterizado para uma só pessoa . como ele pode apurar se o exemplo vem dele. há tem mais uma van descaracterizada para levar o time dele de futebol. e aprtir desse mês ele não pisa mais no quartel é só no ensaio de boi no grode direto

  13. Quem apanha de subordinado, não controla nem seu local de trabalho. Para mim esta parecendo mais a “casa da mãe Joana onde todo mundo faz o que quer”

  14. Capita não precisa de viatura da pm para andar capitão ganha 7000 a mulher dele ganha 12000 e a empresa delese fatura 50000 por mês. somando tudo dá uns 70.000,00 eles viviam bem e poderiam comprar o vqualquer veículo. agora aluízio deixou ele com salário de capitão e com emprestimo para pagar advogados ou seja liso.

  15. MARCOS ME INFORMA SE UMA DESSAS CAMINHONETES É UMA NISSAN DE COR BRANCA E SE ESSE OUTRO OFICIAL É DE PATENTE SUPERIOR A DO CAPITA.

    Resp.; Segundo fui informado, os carros são pretos.

  16. 2 com relação a arma de capita ela foi devidamente periciada e deu negativo. a arma do crime segundo laudo da pf é uma pt 940 taurus a pmma nunca adquiriu esse modelo como dotação. segundo consta no setor de pessoal e patrimonial da pmma fábio não responde a nenhum m processo por extravio de arma de fogo.

  17. Boa tarde marcos
    lhe admiro muito,porém vc deve checar bem suas fontes.senão vejamos;1.com relação a arma do crime nos próprios autos do inquérito dizem de q forma ela foi aadquirida e não foi através do cap fábio segundo testemunhas no bojo do próprio inquérito .
    2.
    A arma d fábio capita é uma pt 24/7,

  18. Imaginem só, a organização que tem uma policia dessa. Onde ja se viu uma viatura ser usada irregularmente dessa forma, e nunca ter sido descoberto pelo setor responsável, ou mesmo ter chegado ao conhecimento de um superior hierarquico. Não tem como a coisa andar dessa forma. Só se for de marcha ré. Absurdo!

  19. Marco apresente provas? Porque só agora estão falando isso?

    Resp.; Por que? Já deveriam ter falado há muito tempo???

  20. Meu caro amigo
    Marco Aurélio Deça, por gentileza não publique coisas antes de checar a fontes e as pessoas que estão sendo investigadas por essa situação . 1. A camionete q fabio capita tem realmente é uma l200 triton preta ano 2008/2009, que se envolveu em um acidente durante treinamento porém essas l200 tritons da PM foram entregues depois q ele estava preso. por tanto sua fonte está equivocada. 2. fabio capita tem pavor a motocicletas nunca andou de moto não é habilitado para motos e não tinha nenhuma moto sob sua responsabilidade e na sua função no batalhão de choque não era o setor de transporte. com relação arma usada no crime o modelo da arma de fabio capita é uma pt taurus 24/7 calibre .40(laudo negativo para arma do crime vc pode checar no incrim com qualquer perito).3. Segundo consta laudo da policia federal que fez a identificação da arma como sendo uma pt 940, modelo esse que nem faz parte do rol de armas da polícia militar do maranhão.4. Fábio Capita segundo consta não responde a nenhum processo na pm por extravio de arma de fogo ou outra coisa. Cabe ressaltar, Fábio Capita foi campeão brasileiro de rally 4×4 categoria prodution pajero tr4 e vice campeão categoria pick-up, basta vc checar junto a FIA e CBA. para ser campeão os veículos tem que ter preparações especiais e eram feitas na oficina de sua esposa, esses veículos são muito diferentes de um veículo comum. ou seja um piloto de alto nível que não precisava utilizar viaturas da pm para nada. vc pode chegar no batalhão de choque e perguntar há qualquer policial de lá e eles saberão responder q o cap fabio nunca precisou utilizar viatura da polícia nem para buscá-lo em casa. Fábio capita tá sofrendo essa pressão da secretaria para justificar sua prisão que foi irregular e sem provas objetivas, pra resumir e evitar comentários dizendo q fabio é não pode ter o “Alto padrão de vida que levava como capitão de polícia” , segundo o sec Aluízio cansou de falar na tv e emissoras de rádio, informo que o salário de capitão é 7.000,00 sua esposa tem emprego fixo e ganha 12.000,00 além de uma empresa de sua propriedade que em média fatura 30.000,00 por mês ou seja dá uma renda somando tudo em torno de 50.000,00 , com esse valor dá para ter um padrão não digo alto de vida porém rasoável. marco pra resumir se vc quiser eu marco com vc uma exclusiva com Fábio Capita e ele lhe esclarece tudo o que vc tiver dúvida sobre o caso e sua “participação” no crime.

    Resp.: POis eu gostaria de falar com ele. Como pode ser a entrevista???

  21. Marco,

    Tu tens como conseguir o n.º do IPM – inquérito policial militar relativo a este fato? Tu tens como conseguir os chassis dos veículos? Qual o nome do outro oficial da PM envolvido? Tu tens certeza do que tu terminou de postar?

  22. Com uma informação tão consistente e certamente amparada em extensas investigações que solicitaram, evidentemente, a exibição dos documentos dos carros pq nao divulgar logo o nome do outro oficial supostamente está envolvido em tais fatos e indicar a data q o Capitao Fabio se associou a esta pessoal e se apropriou da dita caminhonete?

  23. Quando aconteceu esse fato? Isso não seria motivo para um IPM? Se o tivessem realizado não estaria fora a mais tempo da PM, pois é uma falta grave?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *