14

A hipocrisia dos esclarecidos

Por Aline Alencar

O termo se atribui popularmente hoje em dia àquela pessoa que conseguiu completar o ensino superior e tem uma vasta bagagem cultural, podendo discutir vários assuntos, de uma mesa de bar até debates em uma assembleia.

Contudo, atrelado a este conceito, temos a concepção de que ser esclarecido é você o tempo todo falar sobre aquilo que é considerado inteligente e culto.

Citar Chico Buarque, por exemplo, lhe dá um atestado de esclarecido, com poder de argumentar o que quiser, após esta informação.

Porém, se você comentar com o amigo ao lado que assistiu o BBB ou sobre aquela novela mais comentada do momento, no instante você é taxado de burro e alienado.

Aliás, não tem coisa mais clichê do que a palavra alienado usada de forma pejorativa.

Seguindo a palavra alienado vem a frase: essa juventude de hoje está apática, não protesta, só quer saber de futilidades como virais de youtube, por exemplo.

Um pensamento de velho, aliás: “ah, no meu tempo era melhor”. Não, querido e querida, no seu tempo era tão ruim quanto hoje em dia.

Apenas os contextos são completamente distintos. Os estudantes de hoje tem direito a muitos benefícios, graças à luta das gerações passadas.

Mas é tendencioso e hipócrita julgar um momento de lazer e descontração, comparando-o a um contexto onde a luta social se fazia não só pertinente, como necessária.

Aliás, o mesmo grupo que se diz esclarecido por não assistir TV aberta e afins é o mesmo que é pago pelo partido de filiação para protestar por bobagens ou pagar fiança de seus criminosos condenados.

Portanto, esclarecimento nada tem a ver com atitudes coerentes e pertinentes à sociedade.

Cada um reclama do que sofre. As questões sofridas na década de 60, por exemplo, são completamente diferentes das de hoje em dia. Na década de 60 havia o golpe militar para contestar.

E agora, vamos reclamar de quê? Sim, temos índices de desigualdade social. Mas em contrapartida, mais meios de questionamento e discussão o que torna desnecessário os pseudo-revoltados-utópicos.

A verdadeira imbecilidade está em estar sempre com o modo revoltado ligado, querendo mudar aquilo que é imutável. Imutável não por sermos incompetentes em mudar, mas porque são da natureza humana.

E não existe sinônimo de hipocrisia maior que a prepotência dos que pensam em mudar o mundo com o poder de uma língua ferina, apenas.

 

* Texto baseado em uma roda de conversa virtual, de pessoas que amam Chico Buarque, mas não perdem um paredão.

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. foi um equivoco da minha parte por não me ligar para o detalhe acima no texto, sáb, 16/03/13 por Marco D’Eça às 18:00h, o texto foi redigido por quem afinal, pois se foi por vc não seria diferente com a exceção da barba.

    resp.: tô começando a achar que você não leu mesmo o texto, pois desde o instante em que foi ao ar, contém o nome de quem escreveu no início do texto. Abraço.

  2. O texto é perfeito. Todos pensamos dessa forma, adoram ver uma baixaria,ver o outro se dar mal, desejar seu que caia, tropeçe,mas nunca admitem.Neste país, todos são alienados,hipócritas, e preconceituosos, vide a declaração aí em cima rotulando um certo grupo de “massas ignorantes”.De uma forma ou de outra, acabamos sendo sempre preconceituosos.

  3. PARABENS ALINE PELO SEU BELO COMENTÁRIO, CONCORDO COM VC CADA EPOCA TEM SEU TEMPO
    E HOJE AS PESSOAS TEM MAIS LIBERDADE E A CONJUTURA É OUTRA…TEMOS MAIS TECNOLOGIA A NOSSA
    DISPOSIÇÃO…APESAR DOS SAUDOSOS CASTRISTAS E LENINISTAS QUE AINDA VIVEM DE ILUSÃO E ABAIXO OS PAREDÕES

  4. Triste, esse texto.

    resp.: e mais ainda a hipocrisia e as vírgulas desnecessárias.

  5. Realmente um texto digno no qual vc se enquadra muito bem e essa inspiração deve ter surgido na hora de vc fazer a barba ou em algum momento de reflexão no toalete.

    resp.: Mohamad, eu sou mulher, portanto não tenho barba. Abraço.

  6. E por falar em “BB”, não me diga que não tem conhecimento do que pensam os seus maiores beneficiários?
    Veja o que eles pensam sobre o que eles empurram garganta a dentro das massas ignorantes, que só é lembrada em momento de eleição para garantir a perpetuação do poder nas mãos dessa gente que não estar nem aí para os problemas da coletividade.
    Vamos aos fatos: http://www.youtube.com/watch?v=msfe7ELlQwA
    Quem se pode esperar de uma Nação onde os formadores de opinião agem dessa maneira?

  7. “Eu acho que o meu signo tem haver com o seu”,. Concordo com o seu ponto de vista, não vou dizer em (gênero número e grau), por ser cafona, segundo estes pseudo intectual de arraque que se acham com o rei na barriga, e pensam que um curso do terceiro grau é a coisa mais importante do mundo, isto só acontece em Paises de terceiro mundo onde as dificuldade é das mais dificil para se estudar. Nós USA a maioria tem curso superior e muitos trabalham fora de suas áres como, taxistas, motorista, cozinheiro,ect, e nem porisso usam uma placa na testa com “Eu sou doutô”, a trôco de quê! não vai influenciar em nada mesmo.

  8. Um bom texto de uma possivel “new intelectuau” apreciadora de “musicas” monosilibicas baianas e do mega sucesso “cult” “lekelekelek”. O contexto politico economico e social hoje e totalmente diferente das decadas anteriores, mais cultura e educação continuam dentre dos mesmos principios filosoficos. Os “velhos” de hoje não escreviam no “antigo primario” frases com erros gritantes de ortografia que os “novos universitarios” escrevem atualmente ou em uma analise de texto buana.Os indicadores de desempenho educacionais estão ai para parametrizar os novos conhecimentos da “geração facebook”.

    resp.: erro gritante é confundir “mais” com “mas”, fora a falta de acentuação…realmente é o sujo falando do mal lavado mesmo…

  9. Aline, você dá razão ao pessoal que condena ao escrever: “Porém, se você comentar com o amigo ao lado que assistiu o BBB”. Eu acho que se alguém disser essa frase deve ser médico e deve mesmo ser recriminado, já que o pessoal do BBB não precisa desse tipo de assistência que você fala, a Globo controla isso muito bem. Espero que você publique meu comentário, não é nada pessoal.

  10. Eu diría que as pessoas que amam Chico Buarque são obrigadas a gostar do “paredão”, ou melhor do “paredón” de Fidel Castro. É impresionante como esse excepcional compositor se deixou enredar pela ditadura cubana ao invés de pugnar pelas liberdades democráticas para todo o continente latinoamericano. Chico só é unanimidade para os beócios…

  11. Essa pequena demonstra ser mais uma filhote da pseusdo elite provinciana ludovicense que com “ar” de descolada e atual, mas que luta pela manutenção do status quo dessa elite conservadora que ainda perdura no MA, ainda que “respirando por aparelhos”.

    resp.: HAHAHAHAHAHAHAHA continue sempre com essa criatividade.

  12. Interessante e pertinente, nestes tempos em que o CONHECIMENTO está ao alcance de todos nós. Entre outros meios disponíveis, basta acessar a INTERNET, para vc tentar mudar o mundo ou pelo menos, acreditar que está contribuindo para a melhoria do lugar onde vivemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *