Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Laudos da arma usada para matar Décio já estão anexados ao processo…

Policial exibe arma a Jhonatan, que sorri, confirmando ser a usada em Décio

Já estão anexados ao relatório que serve de base para o processo que apura a morte do jornalista Décio Sá os dois laudos realizados na arma usada pelo pistoleiro Jhonatan de Souza – encontrada nas areias das dunas do Calhau.

De acordo com o laudo nº 1186/2012-INC/DITE/DPF, realizado pela Polícia Federal, os encaixes das balas encontradas no corpo de Décio são compatíveis com o cano da pistola indicada pelo assassino, uma modelo Taurus, PT-940, do tipo “.40”.

Outro laudo, o de nº 479/2012-Icrim, da Polícia Civil do Maranhão, já havia confirmado o “exame de comparação balística”, mas não conseguiu identificar o registro, que, estaria raspado.

No laudo da PF, a informação sobre o registro é a seguinte: “Arma relativamente antiga. Apenas mais recentemente, os fabricantes foram obrigados a imprimir o número de série no cano e no ferrolho”.

Mas a polícia maranhense também realizou exame de comparação balística na pistola PT-24/7, também da marca Taurus – usada pelo capitão Fábio Aurélio Saraiva e apreendida quando de sua prisão – e não encontrou compatibilidade entre a arma e as balas.

Os dois laudos levam automaticamente a uma afirmação:  a arma usada para matar Décio Sá não pertencia à Polícia Militar do Maranhão e, portanto, não poderia estar custodiada a um policial.

Leia também:

Armas apreendidas com matador de Décio Sá pertencem ao GTA…

Mas no relatório da investigação,  baseado em suposta declaração de Jhonatan de Souza, a polícia informou que a arma usada na morte de Décio Sá teria sido fornecida por Fábio Capita.

Pistola Taurus 24/7 usada pela PMMA

A PMMA não usa em seu arsenal pistolas do modelo Taurus PT-940, como a usada para matar Décio Sá.

Capita está preso por que, segundo a polícia, forneceu a Jhonatan a arma usada no assassinato do jornalista.

Mas como, se os PMs não usam pistolas do tipo PT-940?

Para dar esta resposta, é possível que os investigadores comandados pelo secretário de Segurança, Aluísio Mendes, soubessem, desde o início que PMs costumam usar armas clandestinas, não registradas pela corporação.

Neste caso, é a própria PM quem deve responder se o uso clandestino de armas sem registro é comum entre policiais. E se há ações de repressão à prática.

A declaração de que a PM maranhense não usa pistolas do tipo PT-940 também já compõe os autos do caso Décio. 

Foi dada oficialmente pelo  então chefe da Diretoria de Apoio Logístico da Polícia Militar, coronel Agostinho Gonçalves Silva, em documento datado de 17/12/2012.

A declaração textual do coronel é esta: “Não possuímos pistolas calibre .40 no modelo PT-940”. 

 Simples assim…

Sair da versão mobile