24

O jornalismo fundamentalista

852cb_raquel-sherazade

A âncora do telejornal SBT Brasil, Raquel Sherazade, ficou famosa entre os usuários do senso comum, com suas visões de mundo conservadoras

Por Aline Alencar

Manchete: “Casal gay estupra filho adotivo”, veiculada pela Rede Record.

Onde está o erro na frase? No estupro? Também. Ato bárbaro que, cometido por qualquer pessoa, deve ser condenado, afinal é crime.

E por ser por qualquer pessoa que tal crime possa ser cometido que a designação na matéria “casal gay” é mais do que tendenciosa, é absurda.

A mídia de uns tempos para cá, coincidentemente após o deputado federal Marco Feliciano (PSC) ter assumido a Comissão de Direitos Humanos no Congresso Nacional, vem desvirtuando questões como os direitos dos homossexuais.

Afinal, héteros estupram, matam, arrastam crianças nos carros e as jogam de janelas de altos prédios e nem por isso a manchete: “Casal hétero mata criança” ou algo do tipo.

Vídeos com esta e outras manchetes que “endemonizam” a causa gay e demais religiões afros tomaram conta das redes sociais e muitos tomam como a mais absoluta verdade. Deixando de lado a verdadeira discussão dos fatos.

Parece que o fundamentalismo cada vez mais se enraíza na sociedade brasileira e de forma desenfreada, pelas entrelinhas. Quem não para pra pensar no sentido real do título se deixa levar pela superficialidade do assunto.

Discutir opiniões e respeitá-las é algo totalmente diferente de inverter a situação e “endemonizar” aqueles que pensam o contrário e, por configurar minorias, são massacrados por buscar um lugar ao sol.

E não tomar privilégios daqueles que já possuem até demais. Mas ainda assim reclamam.

O problema não está em essa mídia fundamentalista expressar seus pontos de vista, por mais infelizes que a maioria deles seja, afinal, estamos em um estado democrático de direito.

O problema é reforçar estereótipos e para atacar princípios constitucionais usando o maior poder que a mídia tem: o de formar opiniões.

E que Deus tenha piedade.

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. Parabéns à corajosa jornalista Raquel Sherazade, que, ao contrário de colegas de outros telejornais, não se limita a ler o teleprompter, dá a sua opinião e de forma brilhante. A posição da jornalista apenas reflete a minha opinião e a de uma esmagadora maioria do povo brasileiro, que tem o amplo direito de discordar da “causa do movimento gay”. Estamos sendo intolerantes? Não! Se assim entenderem, também serão intolerantes todos aqueles que, como a tal blogueira definem como “midia conservadora” aqueles que não concordam com tal causa.

  2. Marco
    Sei do teu problema com a âncora do SBT, é que ela cascou o fumo no teu pai Sarney, deixou mais baixo que chinelo. Coloque o video disto pra galera, vao se divertir muito. rsrsr
    Tenho me preocupado com duas coisas sobre seu comportamento.
    O primeiro é que teus recalques estao aflorando e nao asumes tua condicao de homosexual, vai fazer bem a quase todos seus orgãos. kkkk
    A segunda preocupaçao é com as tuas trincheiras. Depois que comecei a ler vc, perdeste todas: Holandinha, Feliciano…
    Tens outras na eminencia de perder: Dino…

    Grande abraço
    Jackson Lago

  3. Parabéns Aline pelo texto e Marco por publicá-lo em seu blog. Mas me assusto quando vejo que existem jornalistas que usam sua função e poder de influência pra propagar ideias distorcidas e fundamentalistas, seja contra gays, religiosos, ateus, índios, negros, enfim.

    Pior ainda quando leio os comentário aqui e percebo que muitos pensam como estes e não conseguem (ou não querem) sequer entender o que está se querendo criticar. Lendo alguns desses comentários absurdos, consigo perceber porque existem figuras asquerosas atualmente na Câmara dos deputados como o senhor Jair Bolsonaro e Marco Feliciano que defendem posições absurdas ocupando cadeiras nas comissões em que deveriam defender exatamente aqueles que tanto se empenham em atacar: as minorias.

    Democracia não é ditadura da maioria e é por isso que existem comissões como a de direitos humanos, pra defender as minorias (gays, índios, negros, umbandistas, etc) que muitas vezes tem o seu direito usurpado pelo Estado. Por esse ponto de vista, não tem a mínima coerência ter como presidente dessa comissão alguém com a visão de MArco Feliciano.

    Quando a profissionais da imprensa publicam manchetes como esta apenas reforçam esses preconceitos. Por acaso não existem casos de casais heterossexuais que, infelizmente, não matam ou abusam de seus filhos? O que importa se o casal é hétero ou gay para o fato da criança ter sido abusada? Caso este caso tivesse acontecido por um casal hétero, a manchete seria “Casal hétero estupra filho adotivo”??? Provavelmente, NÃO! Até me arrisco a dizer que grande parte desse tipo de crime é cometido por pessoas heterossexuais dadas as proporções de CASAIS héteros com filhos comparados aos de homo. Não quero com isso isentar a culpa desses CRIMINOSOS que cometeram esse ato horroroso contra essa criança. DE FOMA ALGUMA. Mas frisar a sexualidade desses criminosos dessa forma é querer, no mínimo, desviar o foco da discussão.

    Será que todos os pastores são estelionatários, ou todos os padres são pedófilos por causa de alguns casos que vez ou outra pipocam na mídia. Também NÃO. È preciso que as pessoas tomem consciência disso. Crimes são cometidos a todo momento por negros, brancos, índios, gays, médicos, pastores, heterossexuais, psicológos, jornalistas, jovens, adultos, idosos, homens, mulheres…. nada disso determina que alguém cometa, ou não, um crime. E qualquer um que os cometa devem ter o direito de se defender das acusações e, caso sejam condenados, pagar por seus crimes.

    Mas nesses casos isso pouco importa. Todos os homoafetivos são julgados por esse caso, porque a sociedade é preconceituosa e não aceita o fato porque “não é normal”. E não é normal porque “a bíblia diz”. Esse é o “argumento” da maioria. Será que essas pessoas realmente conhecem a bíblia pra julgar os outros dessa forma? Tenho certeza que grande parte NÃO! Duvido que alguém hoje consiga viver seguindo tudo o que está no Levítico. Imagino que espécie de sociedade nos tornaríamos caso colocássemos em prática muitos absurdos que ali estão escritos. Ah, mas pra esses casos vamos pegar o “contexto histórico”, o que o “autor está querendo dizer”. E por que isso não vale pra homossexualidade também? Por que não pegar o contexto histórico e vê se era é isso realmente, ou foi traduzido errado, fraudaram e tantos outras possibilidades a que está sujeito um livro escrito há MILHARES de anos. Pra mim, isso é DESONESTIDADE INTELECTUAL!!!

    Mesmo que a homossexualidade seja “opção” (como muitos insistem em afirmar), isso não seria problema de NINGUÉM! Cada um tem o direito de ser feliz, da forma como achar melhor desde que isso não prejudique a vida de ninguém. Até onde sei a homossexulidade, heterossexualidade, panssexualidade, ou qualquer forma de expressão sexual que exista (sim, porque existem várias) não afeta a vida de mais ninguém que não seja aqueles que estão envolvidos naquela relação! Se seu deus, ou sua religião condena, ou você não aceita a expressão sexual do outro, ninguém tem nada a ver com isso, apenas RESPEITE. Não julgue.

    Você cristão, imagine que milhões de muçulmanos neste momento estão lhe condenando por aquilo que você pratica, pelo deus que você acredita e TODOS tem absoluta certeza que depois da morte allah irá julgá-los e vocês será condenados ao mesmo inferno, ou pior, a que vocês condenam os espíritas, homossexuais, e demais.

    Torço pra que um dia a nossa sociedade possa ser melhor do que essa que está sendo refletida por esses comentários.

  4. 16 pessoas já comentaram antes de mim, mas quero ter o direito de me expressar aqui. Sou pastor e não sou contra nenhum homossexual por homofobia, porque não sou homofóbico, mas não concordo com o estilo de vida dos homossexuais, assim como não concordo com o estilo de vida dos beberrões, das mulheres que vendem o corpo, das pessoas que usam drogas (não estou falando de viciados, estes são doentes), dos políticos desonestos, dos advogados corruptos, dos juízes que vendem sentenças, dos falsos pastores em pele de ovelhas (grande parte deles também corruptos), e por ai vai….. O fato é que no caso dos homossexuais eu (caso seja aprovada as leis absurdas que o PT quer aprovar como o PLC 122), não poderia dizer absolutamente nada de crítica a eles porque poderia ser preso, no entanto, posso criticar o governador, o prefeito, a blogueira, o advogado corrupto, o juíz que vende sentenças, os pastores pilantras (e tenho criticado fortemente – é só ver a minha página no facebook e o meu blog), mas por que não posso me posicionar contra o estilo de vida de homossexuais, com base na minha fé, nos meus principios éticos, morais e religiosos? Por que? Eles são intocáveis? Eles são incriticáveis? Eles são melhores que os demais? Quando foi que um pastor ou religioso incentivou os seus fieis a sairem dos cultos à noite e agredirem os homossexuais em seus locais de “trabalho”? (A não ser que seja um caso patológico!). Eu nunca vi falar, eu nunca li em uma revista ou jornal, eu nunca assisti a uma reportagem em que coisa semelhante aconteceu. Você já viu, leu ou assistiu? Nós lutamos contra o PLC 122, simplesmente porque querem fechar a nossa boca…. querem rasgar do nosso livro Sagrado as páginas que tratam desse assunto, querem nos amordaçar…… Os ativistas gays podem tudo…. eles tumultuam sessões, eles fazem badernas na porta das igrejas, eles vilipendiam os cultos (procure essas imagens no youtube e verá), eles insultam, eles também cometem crimes e são intocáveis…. por que? Nunca foi assim no passado. Conheço muitos homossexuais (homens e mulheres), mas nunca os agredi, nem com palavras, muito menos fisicamente, mas eles sabem qual é o meu posicionamento por causa da minha fé…. isso não mudará nunca…. por nenhuma força de lei eu mudarei o meu posicionamento quanto a isso… Eu vivo pelo minha fé, é você, por qual fé vive?

    Resp.: O texto é de Aline, mas responderei em nome do blog: vivo pela fé na ciência, na Medicina, na Biologia. Tenho muita fé que o homem, em pouco tempo, poderá anunciar a cura total de doenças como Aids, Câncer, Diabetes e outros males da humanidade. Tenho fé que, muito em breve, não haverá mais amputados, por que a Medicina terá capacidade de desenvolver células capazes de se reconstruir e recuperar as lesões. Tenho fé inabalável nos benefícios dos estudos com células-tronco. Tenho muita fé que o homem, muito em breve, terá condições de superar os 150 anos, saudável, e que idades como 70 ou 80 anos passarão a ser consideradas a nova juventude. Tenho muita fé que se poderá comprar em supermercados, dispositivos simples, capazes de substituir corações, rins, pulmões e outros órgãos, e prolongar a vida de quem tem estes órgãos comprometisdos. Tenho fé que o desenvolvimento das pesquisas biológicas trará substituições eficazes para a escassêz de água e comida. E Muito em breve, meu caro irmão reverendo, a morte nem precisará existir. A ciência já estuda a clonagem de cérebros – com todas a sua memória e lembrança – e isso, combinada com a clonagem humana, dará ao home a capacidade de ir apenas substituindo seu corpo, indefinidamente, instalando apenas o chip com a memória e as lembranças. É nisto que creio. É com essa fé que vivo. Simples assim.

  5. OLHA CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTO…SE HOUVE
    O FATO TEM QUE SER DENUNCIADO..AGORA É O FIM DA
    PICADA CASAL GAY..ADOTA E ESTRUPA É CRIME DUPLAMEN
    TE QUALIFICADO QUE COISA FEIA… CADEIA NELES

  6. Eu fico triste quando percebo que a maioria dos comentaristas deste post foram incapazes sequer de captar a mensagem intentada pelo autor do texto. Parece que a única coisa que consegueum é ficar repetindo idéias comuns e apelando para a ignorância, como o faz, em grande parte de suas opiniões, a jornalista em questão. Atos de solidariedade e crueldade são cometidos o tempo todo e não é a condição de raça, de cor, de religião ou orientação sexual que vai determinar esse ou aquele comportamento. Em todos os grupos existem pessoas boas e ruins. Marco Feliciano, por exemplo, não e um sujeito ridículo por ser pastor evangélico, mas por ser mau caráter mesmo. Já está mais do que na hora de as pessoas procurarem conhecer um pouco mais de humanidade, entender a complexidade que envolve nossas relações, individuais e sociais, direcionar força e paixão para tentar sanar as inúmeras barreiras que travam o pleno desenvolvimento de todos nós. Em vez de ficar repetindo palavras e idéias que não fazem outra coisa senão segregar. A sexualidade de alguém é privada, não importa se você acredita em deus, na bíblia, vivemos em um Estado em que as decisões, coletivas e individuais, não são obrigadas a serem tomadas de acordo com a bílbia, ou aos preceitos de deus, pois ninguem é obrigado a viver sob os valores da maioria. Parabéns pelo texto Marco, você demonstra um nível de cultura elevado ao sair dos rincões do senso comum e defender ideias que ajudariam muito se as pessoas resolvessem sair de seus dogmas e diversificar seus pontos de vista. Discordo de um monte de coisa com você, mas assino embaixo deste texto, um golaço.

  7. Esses pseudo-intectuais que absorvem informações (in)equivoicados sã otão dignos de pena quanto os que cometem esse tipo de atrocidade, afinal de contas, partilhar eu concordar com um fato desses é de um extremo mal gosto / abominação. Me cansa ver comentários como esses, que simplesmente não conseguem entender a visão da jornalista. Parabéns Aline pelas palavras.

  8. Todo esse ódio do Sacadeça contra a nobre jornalista Raquel Sherazade não tem nada haver se ela é do tipo senso comum ou de visões de mundo conservador ou pelo titulo do texto, não mesmo amigos, é pelo simples fato dele ser um gay noturno transformista.

  9. Da mesma forma quando dizem Pastor tal em inúmeras matérias pejorativas.

  10. Concordo com o que comentou, porém o erro dessa materia não se dar só na enfase da sexualidade do casal, se dar também, por que nunca existiu estupro e sim atentado violento ao pudor, haja visto homem não ser estuprado.

  11. “A âncora do telejornal SBT Brasil, Raquel Sherazade, ficou famosa entre os usuários DO SENSO COMUM, com suas VISÕES DE MUNDO CONSERVADORAS…” como sempre vc e seu chefe tendenciosos. Jornalistas de quinta, “simplesmente assim”, INVEJOSOS !!!

    resp.: Seu comentário só comprova a veracidade do que eu disse. Abraço e menos ódio no seu coração.

  12. Não importa cor, raça, religião, time de futebol, opção sexual. Qualquer um pode cometer crimes: homossexuais, heteros e o escanbal. Por isso somos todos sujeitos às penalidades da justiça por tais crimes. Pra que criar leis racistas e preconceituosas para defender minorias que se dissem estarem sendo vitimas do sistema? dizem que as leis não o protegem, que estão sujeitos a preconceitos em diferentes graus. Isso tudo é balela, ja temos uma constituição que defende a todos, e perante a lei somos todos iguais. Qualquer um que cometa violencia com qualquer pessoa deve ser submetido e punido pela justiça. Não precisamos de mais leis e sim aplicar as que ja temos.

  13. Interessante, o posicionamento da blogueira ao definir “midia conservadora” aos que não concordam com “a causa do movimento gay”. A desvirtuação ocorre na mesma mídia que tenta passar para a sociedade que um relacionamento “homoafetivo” (termo politicamente correto) é normal e as pessaos não devem se chocar ao ver dois barbudos se beijando em público.Não tenho ideia se homosexualismo é doença, anomalia genetica ou anomalia psicologica, deixo para a ciência definir sobr o tema, sei que na natureza so existe dois sexos, masculino e feminino para procriação. O certo é que todos sabemos que os meios de comunição são povoados de homosexuais, que propragam informações de maneira a levar a sociedade a ser simpáticos a sua causa. Autores gays de novelas descrevem seus personagens de forma favoravel, jornalistas gays distorcem dados estatiscos sobre violência contra gays, onde pesquisas imparcias demonstram que essa violencia parte em 70% dos proprios “companheiros” ou não há nehuma correlação a violência pela pessoas ser homesexual.A mesma intolerância que os simpatizantes da causa alegam em relação ao movimentos de causa gay, estes tambem possuem em relação ao que não compartilham de sua opinião rotulando de “conservadores”, “retrogrados”, “facistas” etc. Não tenho nada haver com a escolha sexual das pessoas afinal é na intimidade e na privacidade que ela deve ser praticada. Converso muito com pais que tem filhos adolescentes sobre a fase de descobertas e o que escuto muito é “meu(inha) filho(a) são muito danados mais graças a deus são heteros”, afinal você conhece algum pai ou mãe pronunciar a seguinte frase ” ah!!! sonho que meu filho seja gay” se conhecer por favor me fale, porque não conheço.Direitos humanos tambem deve ser estendidos aos humanos direitos, pois a preocupação somente com homosexuais, presidiários etc. esquecendo do cabloco do sertão que passa fome, trabalhares escravos e vitimas de violencia causadas por “menores infratoras” ou de motoristas bebados tambem merecem a mesma atenção da midia “progressista” como a que esta sendo dada a CNDH unica e exclusivamente por causa da procupação do movimento do “arco iris”.

    resp.: se não tem ideia se é doença ou não, procure se informar corretamente antes de comentar e fazer exatamente aquilo que a Sherazade prega e gosta em um público como você: senso comum.

  14. A Raquel Sherazade com uma visão de mundo conservadora e atrelada ao senso comum? Definitivamente não! Discordar das opiniões dela tudo bem, mas querer diminuí-la com atribuições tais quais, que de maneira nenhuma condizem com a verdade, é de uma mesquinheza sem tamanho… Aliás, acho-a até muito mais moderna e com pensamentos muito mais edificantes e antenados com o mundo atual do que o titular deste blog, que, em termos políticos, faz parte de uma grupo político nacionalmente reconhecido como coronelismo, que trata com luva de pelica os aliados e com porrete os “adversários”.

    resp.: vou te dar um exemplo do que ela fala: “estão condenando Marco Feliciano por ele ser religioso”. Bem aí está o uso da falácia atrelada ao senso comum, pois a discussão não é ele ser religioso, mas sim o estúpido que não tem cacife para assumir a CDH, simples assim, não precisa desenhar. E uma pessoa que apoia um homem desses não ser conservadora, eu não sei mais o que é.

  15. Será porque a mesma coisa acontece com o Dep. Marco Feliciano? pois também nunca vi matéria falando o seguinte “o católico, espírita ou umbadista Dep fulano”. Mas quando é evangélico… “O Deputado evangélico fulano de tal”. não seria tendenciosa?
    Outra coisa a frase “casal gay”:
    se proferida por um homossexual – resultado – não há nada de mais.
    se proferida por um hétero – resultado- Absurdo. homofobia, preconceituoso. Logo então depende de quem fala, certo? isto não foi uma crítica. só quero esclarecer que existem dois lados.

    resp.: realmente, acho que tem que desenhar… pode ser da crença que for, se for estúpido leva crítica e ponto final, é o caso do tal inFeliciano.

  16. Meu amigo o unico aqui q não respeita a opnião dos outros é vc, q fica querendo induzir as pessoas com as suas opiniões. Essa matéria é para vc e para esse deputadozinho Jean Wyllys, defensores de uma minoria. Por isso é q o servo de Deus Pr. Marcos Feliciano está na presidência, para não permitir que os lares brasileiros sejam destruidos,

    resp.: nem permitir que a maldição dos negros caia sobre as tais famílias imaculadas, não é mesmo? és um estúpido igual a ele!

  17. como se a notícia fosse mentira… o mundo agora tem que fazer festa pra viado… cada uma

    resp.: se eu quisesse dizer “fazer festa pra viado” (aliás vEado é um animal silvestre), eu colocaria como título.

  18. OLHA CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTO…SE HOUVE
    O FATO TEM QUE SER DENUNCIADO..AGORA É O FIM DA
    PICADA CASAL GAY..ADOTA E ESTRUPA É CRIME DUPLAMEN
    TE QUALIFICADO QUE COISA FEIA…É O FINAL DOS TEMPOS

  19. Quanta bobagem em tão poucas linhas. Gostaria que a jornalista apontasse exemplos destas supostas tentativas de “endemonizar” a causa dos homossexuais. E que relação tem a chegada do Deputado Feliciano à Comissão de Direitos Humanos com este assunto?? Que princípios constitucionais estão sendo agredidos e por quem??

    resp.: minha filha, você está totalmente alheia aos acontecimentos não é? Só para te ajudar procure sobre a campanha nas redes sociais de acusação contra o deputado Jean Willys e as religiões afro. Vídeos estes que usaram a rede CBN como falsa fonte para propagar inverdades, mas já desmentidas pela mesma emissora. Abraço e se informe mais.

  20. eles nao dizem casal hetero porque nao precisa dizer, porque o unico tipo de casal que pode existir é o casal hetero, o resto é aberração.

    resp.: parabéns pela grande análise.

  21. qual seria o titulo dessa materia para a senhora? no meu modo de ver só se destacou o casal gay por ser uma exceção da regra , já que a regra é um casal formado por um homem e uma mulher por isso não ser necessario que se destaque o casal hetero, agora se tem que medir as palavras quando se fala de gays? imagina quando a pec da homofobia for aprovada nem materias como essa poderam ir ao ar. querida não tente defender o indefensavel.

    resp.: Simplesmente “Casal estupra filho adotivo”? Realmente, tem mesmo que desenhar para alguns entenderem. Depois reclamam de mídia sensacionalista. Mas só quando convém reclamar, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *