Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Saúde é Vida garante no MA média de leitos exigidos pela OMS…

O prefeito Sebastião Madeira mostra a satisfação da parceria com o governo Roseana também na área da Saúde

De 2010 até este mês, o governo Roseana já implantou 548 novos leitos hospitalares em todo o Maranhão.

Quando todos os 72 hospitais do Programa Saúde é Vida estiverem funcionando, serão 1.680 novos leitos para receber os pacientes que necessitam de internação, isso sem contar os 270 novos leitos de UTI e a estrutura das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

É, de longe, o maior investimento em saúde pública já feito por um só governo no Brasil.

Com o funcionamento de todos os 72 hospitais do programa, o Maranhão vai superar a média de 2,3 leitos por cada 1.000 habitantes recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

– Temos 15 hospitais já concluídos e sendo equipados, outros 28 que estão com as obras em andamento e serão concluídos nos meses de março, abril, maio e junho deste ano, e mais 14 obras que vão ser novamente licitadas, porque as construtoras apresentaram problemas e serão substituídas – informou a governadora.

Ribamar Alves, de Santa Inês, também ganhará hospital macrorregional

Já foram inaugurados hospitais nos municípios de Lago dos Rodrigues, Paulino Neves, Morros, Magalhães de Almeida, Sucupira do Riachão, São Félix de Balsas, Jatobá, São João do Sóter, Primeira Cruz, Tufilândia, Grajaú, Barreirinhas, Alto Alegre do Maranhão, Peritó, Coroatá e Timbiras, e 10 Unidades de Pronto Atendimento em São Luís, Imperatriz, Coroatá, Codó, Timon e São João dos Patos.

Para manter UPAs, o Estado entra com 60% dos custos de manutenção, sendo que duas delas – a da Cidade Operária e a do Vinhais – são mantidas exclusivamente com recursos estaduais.

– Saúde é a maior prioridade do nosso governo, porque sem saúde a população não pode trabalhar, estudar, nem ter qualidade de vida. Por isso a nossa determinação de oferecer aos maranhenses saúde pública de qualidade, em todas as regiões do Maranhão –  finalizou ela.

Sair da versão mobile