6

Distanciamento do centro do poder leva prefeitos do sul do estado a pensar na divisão do Maranhão…

Rochinha: avião aprticular facilita viagens

Os prefeitos que compõem a região Sul do Maranhão petendem inciar um movimento de rediscussão da divisão do estado em dois.

Para eles, a distância de São Luís é um empecilho para a discussão das políticas públicas.

Maior cidade da região Sul, Balsas é comandada pelo prefeito Luiz Rocha Filho, o Rochinha (PSB). Ele usa um avião particular para poder vir a São Luís, mas sabe que nem todos os outros gestões têm esta condição.

– Para desenvolver nossos municípios precisamos do estado cada vez mais perto de nós em todos os sentidos – finalizou.

Elano tem viagens cada vez mais arriscadas a São Luís

Segundo Rochinha, há unanimidade entre os prefeitos do Sul do estado pela criação do Maranhão do Sul.

Riachão é quase tão longe de São Luís (800 quilômetros) quanto a capital do Ceará, Fortaleza. O prefeito Crisógono Rodrigues (PTdoB) diz que a ausência do poder público estadual tem levado à defesa da divisão do Maranhão.

É a mesma opinião do prefeito Elano Matias (PRB), de Nova Colinas, a 700 quilômetros da capital maranhense.

– Eu sinto na pele ter que viajar uma vez por semana à capital, muitas das vezes correndo risco de vida, em alta velocidade para amenizar a distancia e ganhar tempo para resolver os interesses de Nova Colinas – disse o prefeito.

O mapa do Maranhão do Sul

Pelo projeto que tramita no Congresso Nacional – de autoria do senador Edison Lobão (PMDB), atual ministro de Minas e Energia – o Maranhão do Sul teria 24 municípios.

São eles: Açailândia, Imperatriz, Barra do Corda e Nova Iorque, Balsas, Carolina, Itinga, Cidelândia, São João do Paraíso, Estreito, Vila Nova dos Martírios, São Pedro D’Água Branca, João Lisboa, Amarante, Senador La Rocque, Buritirana, Tasso Fragoso, Ribamar Fiquene, Porto Franco, Governador Edison Lobão, Montes Altos, Campestre, Riachão e Brejão.

 

Com informações e imagens do blog de Martin Varão

 

 

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. Aplaudo a iniciativa! A divisão do estado seria a forma mais fácil de se desenvolver esse estado. A extensão territorial dificulta por demais as ações de governo, ninguém quer se deslocar de São Luis pra sair perambulando por um estado tão grande e tão carente de infraestrutura. Por via aérea só a governadora e os secretários de alto coturno, os demais tem que vir por via terrestre e aí o bicho pega. Se for em período próximo às eleições, aqueles com alguma pretensão ainda se arriscam a ir em algum município conhecido os demais ficam na ilha curtindo suas caminhadas diárias e o happy hour na litorânea ou na lagoa, o interiorzão vai ficando pra quando Deus der bom tempo.Essa é a nossa triste realidade Dr. D’eça. O governo só não tem preguiça de ir a Imperatriz, lá tem vôo diário ,50 min de viagem, tem bons hotéis e restaurantes, em fim, tudo que torna a viagem mais doce. Faça um levantamento e veja quantos secretários já se deslocaram até o município de Alto Parnaíba? Se brincar talvez alguns deles até desconheçam a existência desse município….
    Agora tem um porém nessa histórias de maranhão do sul, nos últimos 20 anos, esse assunto tem entrado em pauta sempre que se iniciam as articulações para a eleição estadual, depois que passam essas eleições os eleitos botam a viola no saco e vão cantar de Brasilia pra frente e ninguém ouve falar mais em maranhão do sul.Espero que dessa vez, como estou vendo novos atores se envolvendo na questão, vamos torcer para que seja de verdade mesmo.

  2. SERIA BOM DIVIDIR ASSIM SARNEY FICARIA COM TRÉS ESTADOS PRA AUMENTAR A MISÉRIA DO POVO.

  3. Só na cabeça dos néscios é que se cogita dividir a Miséria.
    Há propósito, o comentarista Guterres é o mão de paca?
    Se for, à exemplo de Rochinha, não passa de um delinquente.

  4. ISSO MESMO!!! EU APOIO ESSA DIVISÃO. APROVEITEM E LEVEM JUNTO COM VCS flavio dino e D. DUTRA.

  5. Meu Deus, quanto atraso.Voltamos, ou não saimos do coronelismo e das capitanias hereditárias.Dizem que S.Luis foi dividida em vários municípios por desembargadores e políticos para eleger filhos deputados e vereadores. Não sabia que era de autoria do Min Lobão essa estúpida idéia de dividir o Maranhão, agora ele me faz entender que era para dividir com os Sarney o estado e dar continuidade às carreiras empresariais e políticas das duas famílias.
    Hoje lí com tristeza um artigo do intelectual e ex deputado Joaquim Haickel fazendo lucubrações sobre o próximo pleito, com fórmulas cavilosas de sucessão estadual, no caso da Gov Roseana optar pela renúncia.Esse senhor não evoluiu mesmo como político, pois ao chegar ao Maranhão fiquei estarrecido com um movimento de deputados confinados pelo pai do mesmo para elegerem Maluf presidente da república.Que vergonha para o Maranhão de tantas tradições culturais.Agora, ensaiam-se nos laboratórios da mediocridade e atraso politicos, o que fazer com um vice legalmente eleito, para assegurar eleição deste ou daquele candidato, sugerindo que o mesmo troque um mandato conquistado pelo nosso voto por uma sinecura de um cargo vitalício num tribunal de contas.Se o vice do PT não é confiável, ele serve para que? E qual a confiabilidade de Arnaldo Mello que já foi José Reinaldo, Jackson, Sarney e derrubou o candidato do grupo Ricardo Murad? Governadores e vices, como qualquer outro cargo executivo, deveriam cumprir todo o mandato. O Washington Luiz serviu para eleger Roseana, mas não serve para governar 8 meses o estado?Jogaram esse senhor as feras como candidato à prefeito de S.Luis,[pois não tinham nenhum que aceitasse a suicida e quase missão impossível, agora querem leva-lo mais uma vez ao sacrifício. Reaja sr Washington e não admmita que um mandato legitimamente conquistado seja objeto de negociata politica.
    CG

  6. CONCORDO COM O PREFEITO DE BALSAS JÁ ESTÁ PASSANDO DA HORA A DIVISÃO DO ESTADO DO MARANHÃO EM DOIS DIGO DO SUL E UMA NECESSIDADE
    A EXEMPLO DO PARÁ E DO MATO GROSSO É MUITO SOFRI
    MENTO DESSA REGIÃO FICAR DEPENDENDO DA CAPITAL
    ALIÁS VAMOS FAZER NOVO MOVIMENTO PARA REALISAR
    O SONHO DO POVO DA REGIÃO TOCANTINA AVANTE COMPANHEIRO…MARANHÃO DO SUL JÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *