19

A inversão de questões…

“Pode o prefeito Edivaldo Holanda pensar em efetivar a criação de secretarias e subprefeituras sem que o município tenha condições financeiras de bancá-las?” questionou ontem (24), o blogueiro Jorge Vieira em texto reproduzido pelo jornalista Raimundo Garrone também em seu blog.

O texto de título “Jornal de Roseana inverte fatos para atacar administração Edivaldo Júnior” chega a ser desrespeitoso com todos os profissionais que ali trabalham ao usar uma imagem pejorativa para emblematizar o Sistema Mirante de Comunicação.

Ora, além de desrespeitoso, inverte a questão central: o cumprimento de promessas por parte do senhor prefeito Edivaldo.

Pode ele pensar na criação de subsecretarias? Agora realmente é impensável, mas, que pensasse no que prometesse antes.

Pensasse sim, pois o caos financeiro que atual gestão tanto reclama de São Luís já era anunciado meses antes de Holandinha assumir a prefeitura.

O próprio prefeito, assim que tomou posse, assumiu que não tinha noção da grande dificuldade que estaria por vir.

Noção que lhe faltou na hora de prometer aquilo que hoje alega ser inviável por hora.

Mas, realmente, como Jorge Vieira mesmo alegou, não há como pensar em criação de subprefeituras se nem da saúde e da educação conseguem dar conta.

Mesmo com recursos disponíveis à prefeitura.

Quem sabe um dia…

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. Caro D’ Eça:

    Jackson Lago falava em Sistema Mentira quando se referia aos órgão de comunicação dos Sarneys. Agora, utiliza-se o que se criticou. Estabeleceu-se o Sistema Holandista de Tergiversação. Os arautos dele trabalham no sentido de desviar a atenção da população em relação aos problemas da administração de Edivaldo Holanda. Uma postura rídicula, que custa muito caro ao contribuinte, de vez que todos eles são regiamente pagos pela viúva municipal. A população, no entanto, está atenta atenta a isso. Como dizia Linconl, “Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo…”

  2. SR. ROBERTO FERRAZ:
    O SENHOR ENUMEROU BANDIDOS MORTOS POR BANDIDOS ENTÃO QDO A SOCIEDADE VE ESSES NUMEROS NAO FICA COM RAIVA DE ROSEANA, ENTENDEU?

  3. A inversão de questões e a questão do blogueiro: Bater em quem tente acabar com o reinado do bigode!

  4. Promessas de Campanha de Roseana Sarney no ano de 2010 e suas grandes realizações.
    Vejamos quais foram elas; A grande Avenida Metropolitana com 26,5 quilómetros com 8 faixas tanto para ir como para vim, teria inicio na BR 135 próximo do Aeroporto interligando vários bairros de São Luís e os municípios de Paço do Lumiar,Raposa e São José de Ribamar, prazo máximo de entrega 3 anos, outras promessas de campanha; A Ponte Quarto Centenário que ligaria o bairro da Areinha a ponta da areia e se estendendo para o Itaqui Bacanga, Avia Expressa que deveria ser entregue em 2 anos que até hoje com varias irregularidades ainda não foi terminada, Refinaria Premium etc…
    Mas como diz Roseana Sarney, ela é aquela que acredite no mundo melhor. que não aceita pobreza como condição de vida, que fica indignada com a criança sem escola , com a mãe sem medico, com o pai sem trabalho, ela aquela que não perde a esperança e não desiste nunca que não se deixa abater pelo pior inimigo, ela é aquela que acredita na palavra, na amizade e no amor, ele é aquela que acredita na vida, ela é uma mulher do Maranhão. Promessas e promessas….
    É meu caro blogueiro Marcos Deça desse jeito vc se torna um ridículo fracassado.

  5. O SER HUMANO SE FAZ DE RIDICULO, SE HUMILHA, SE FAZ DE TOLO, DE BURRO, DE INGÊNUO, ATÉ QUE PONTO PODE SE DESMORALIZAR PARA MANTER UM PSEUDO “STATUS” DE UM GRUPO QUE MARCOU A VIDA DO NOSSO ESTADO POR MAIS MEIO SÉCULO DE MIISÉRIA, ATRASO, MORTE DA EXPERANÇA DE UM POVO SOFRIDO, CORROMPIDO POR UMA QUADRILHA QUE SE PREOCUPA APENAS EM MANTER O PODER, CORROMPENDO, JUDICIÁRIO, LEGISLATIVO E O PIOR DE TUDO, A IMPRENSA.

  6. Enquanto houver essa prostituição política só quem se ferra somos nós !

  7. Senhor Marco Deça…

    A alma do bom jornalismo é sem dúvida a imparcialidade, é o olhar crítico diante do fato….essa crítica precisa ter preâmbulos, precisa ter um enredo que a posição do crítico seja de alguma forma relevante.
    Suas críticas ao governo do atual prefeito, Edivaldo, por hora, são incabíveis. por quê? Porque simplesmente é humanamente impossível se cumprir tudo que se prometera em campanha num período de 100 ou 120 dias de mandato. Essa crítica caberia bem se passado ao menos metade do mandato do senhor prefeito Holanda Jr e ele nem sequer ainda tivesse dado rumo as diretrizes mais básicas da administração. O Edivaldo de fato herdou uma maldita prefeitura que, os últimos 4 anos sofreu uma verdadeira defasagem organizacional. Aliás o prefeito que saiu era o que menos mandava. São Luís nunca esteve mergulhada em dívidas como está hoje. Dívidas estas não contraídas pelo Holanda Jr.
    São problemas que a nossa população sente em seu dia-dia. É o transito que não funciona, não anda… Aí pergunto, por quê??? Porque ao longo dos últimos 20 anos, não houve um administrador que preparasse a cidade para esse crescimento. Abrisse vias secundárias, grandes avenidas, novos viadutos… Não houve! então quer dizer que a Culpa é de Edivaldo Holanda Junior?
    São luis não tem um hospital de grande porte com 200 leitos, ou 300 leitos para atender a população carente, sofrida… Os socorrões nos últimos 15 anos vem pedindo socorro!!!!
    São luis não tem um sequer, um unico modelo dinâmico e inovador na metodologia de ensino nas suas escolas publicas municipais. Alias, não tinha nem bons prédios para que o aluno se sentisse bem na sala de aula. A ONU faz a cada biênio amostragem de novas tendencias para aplicação de metodologias avançadas, simples e inovadoras na questão da educação. Principalmente educação de base.
    São luis sofre a varios anos com a falta de estrutura, pra não dizer investimentos, nos quesitos lazer, cultura, esporte, artes.
    São luis sofre a muitos anos com o racionamento dágua. Há quanto tempo a governadora Roseana não poderia ja ter resolvido este problema? afinal ela é governadora pela 3a vez.
    São luis sofre, agoniza, com problemas que ao longo dos anos nunca foram resolvidos, nunca houve sequer tentativa pra serem resolvidos e o acumulo de problemas gera em si a desgraça.
    Promessas de campanha… ora, ora… 72 hospitais eram pra ser entregues em Dezembro de 2010, lembra??? Imagino aqui se essa promessa tivesse sido feita por Edivaldo ou outro qualquer… Você estaria com certeza levando ao gólgota, para lançar flechas…e crucificar.
    Imagina se o problema da refinaria que vem ou não…. Se, de repente, fosse o Flavio Dino que estivesse tirado aquela tradicional foto em cima do trator com Dilma e Lula, a esta altura, pra você, a refinaria sem dúvida sim…seria um verdadeiro estelionato eleitoral…
    É fácil jogar pedra no telhado dos outros… mas você não defende aquele jornalismo do ilustre Rui Barbosa… Você defende um partido, um grupo, uma figura emblemática, um líder, e isso, faz de você apenas um jornalista assessor… Não um jornalista autêntico que, sem medo algum joga na frente de casa, o lixo sujo… Pra que a vizinhança veja que sua casa está sendo limpa…
    Então vamos deixar correr os dias da atual administração, vendo os seus passos diários, para aí sim, vislumbrarmos que caminho ele está tomando.
    cordialmente, agradeço-lhe o espaço…

    Resp.: “A alma do jornalismo é a imaprcialidade”, você diz. E mesmo assim, diz que “é o olhar crítico diante do fato”. Você poderia publicar aqui neste blog, uma crítica que seja imparcial? Ora, meu caro, a crítica, é a visão de alguém sobe outro ou algo. Partindo deste ponto, significa que o crítico se pauta em seu conjunto de valores para estabelecer um ponto-de-vista. Neste caso, como ele poderá ser imparcial, se a sua visão está recheada com seus valores? Mas gostaria que você desse exemplos de crítica imparcial aqui. E prometo que publicarei – talvez até como texto, mostrando um novo conceito de Jornalismo, até hoje nunca estudado.
    Com relação ao govenro Holandinha, que você pondera no comentário, é m ais um equívoco seu. Não estou cobrando nenhum resultado do governo dele agora. O que estou cobrando é o encaminhamento dos projetos que ele prometeu implantar “desde o primeiro dia do meu governo”. E mais uma vez peço a você: publique aqui pelo menos um esboço de projeto de Holandinha que está sendo implantado e eu peço desculpas públicas. O que há, meu caro, são ações desconexas em setores os mais diversos, sem um planejamento prático e sem projeto definido. Mas leh peço: mostre aqui, com dados oficiais, que eu estou errado e farei a correção pública.
    Outro equívoco: tentar justifiar os erros de Holandinha com supostos erros de Roseana. Uma coisa nada tem a ver com a outra, meu caro. A menos que você esteja dizendo que, se Roseana erra, então Holandinha pode errar, é isso? Mas, neste caso, o próprio Holandinha – e seu grupo – depõe contra si. Afinal, ele se vendeu na propaganda da campanha como “o novo”, a “mudança”, a “renovação”. Precisa, portanto, ser absolutamente diferente do que está aí. E se se justifica por Roseana, então é apenas igual a ela. E se é igual, mentiu ao povo de São Luís. Estelionato eleitoral, portanto.
    Voltando ao jornalismo.Sou formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e pós-graduando master em Jornalismo Digital, pela universidade Navarra, na Espanha, com a linha de pesquisa baseada, exatamente, no jornalista como formador de opinião e construtor do real, como defendem os teóricos Nelson Trakina e Gaye Tuchmann. E “para formar opinião, é preciso ter opinião”, esta é a linha-mestra da pesquisa. A pesquisa recebeu nota 10 com louvor, em banca formada pelos professores-doutores Paulo Rios e Márcio Monteiro, e pela professora-mestre Cristiane Bogéa, na Faculdade São Luís. O mesmo conceito está sendo levantado na pós.
    Como você mesmo reconhece no seu comentário, este blog não esconde suas posições políticas, profissionais, sociais, religiosas ou esportivas. Elas são expostas a todo momento neste blog, de forma transparente. Portanto, quem lê o blog, sabe exatamente o que o titular do blog pensa, como ele se posiciona diante de cada fato. O leitor não é enganado em momento algum. E é exatamente este o conceito: a suposta imparcialidade é uma forma de o jornalista esconder suas posições. Mas com que objetivo? Por que um jornalista não pode mostrar sua opinião? Como ele vai levar o leitor a entender um fato por si só? Qual o medo de dizer que tore para time A? Que acredita em tal postulado reiligioso? Que aposta em certas liberdades sociais e que comunga com determinado posicionamento político? Mas, para esta parte da minha resposta, vale a mesma coisa dos pontos anteriores, meu caro: persuada-me! Mostre aqui exemplos de que eu estou equivocado e farei retratação pública. Esteja certo apenas de uma coisa, meu caro: aqui, você não está sendo enganado. E Terá sempre argumentos para reforçar o que se diz neste blog. É simples assim…

  8. O MELHOR GOVERNO DE ROSEENGNA É ESSE?
    COM 13 HOMICIDIOS
    FALA ALGUMA COISA

    SÁBADO (23)
    . Ezequias Silva Vieira; 21 anos; arma de fogo; Cidade Olímpica; 1h51

    . Luciano de Oliveira Silveira; 30 anos; arma branca; Pq. Vitória (SJ de Ribamar); 1h58

    . Denivaldo Conceição, 17 anos; arma de fogo; V. Sarney Filho (Paço do Lumiar); 15h31

    . Frank Azevedo França; 19 anos; arma de fogo; V. Sarney Filho (Paço do Lumiar); 16h08

    . Ronaldo Santos Diniz; 30 anos; arma de fogo; Garrancho (Raposa); 19h38

    . Wilton dos Santos Pereira Duarte; 23 anos; arma de fogo; Monte Castelo; 21h37

    . Maykon Andson da Silva Bezerra; 26 anos; arma branca; V. Mauro Fecury 1; 22h

    DOMINGO (24)

    . Paulino Pereira Luz da Silva; 22 anos; arma branca; Jardim Tropical (SJ de Ribamar); 1h

    . Jonas da Silva Oliveira; 27 anos; arma branca; Cidade Olímpica; 6h35

    . Lauânderson Ferreira Vieira; 18 anos; arma de fogo; Anil; 17h36

    . Adenilson D. dos S. Pereira Júnior; 21 anos; arma de fogo; V. Lobão; 21h25

  9. Tu cbra dele em 03 meses o que alivia para ela em 48 meses efetivos no poder.
    Sobre a situação financeira da Prefeitura a tua tese é absolutamente tosca e desonesta. Quer dizer que um gestor saqueia os cofres, as autoridades que tem o papel de fiscalizar não atuam e, ninguém pode candidatar-se permanecendo o gestor destruidor no poder para saquear ainda mais . Tu és muito engraçadinho. Baseado nisso é que a governadora tá quebrando o Estado ?

  10. É simples explicar as promessas que holandinha fez ou seja não fez, apenas reproduziu uma promessa do Flávio Dino que pensa em colocar um Sub palácio em cada município. Se o Prefeito tivesse sido um vereador atuante quando assim assumiu essa cadeira pensaria duas vezes antes de fazer promessas falsas e mesmo quando foi deputado federal não trouxe nenhum projeto para o Estado.

  11. em termos de promessas mirabolantes sua patroa é campeã, a ponte IV centenário e a trans,metropolitana ninguém fala mais. diga se vai sair comendador babão.

  12. Não tem condições agora e já não tinha antes, quando da campanha o próprio prefeito à época admitia que a prefeitura estava em situação difícil e alertou o candidato fantoche que suas promessas eram fantasiosas pois a prefeitura não teria condições de arcar com as mesmas (é só rever os debates), porém, o afoito candidato E-H365 e sua corja de afoitos pelo poder, digo PCdoBistas, não quiseram saber de ter senso de responsabilidade ao firmar compromissos de campanha e, na ânsia de chegar ao poder, prometeram tudo, inclusive, o que já sabiam que não poderiam cumprir. Quer irresponsabilidade maior que essa? Se a oposição acusa a imprensa de inverter os fatos, então, cabem a estes, no mínimo, que admitam estarmos diante de um calote eleitoral, sim, um estelionato eleitoral, pois, a situação que hoje se apresenta já mostrava sinais muito antes, e advertido pelo próprio Castelo, esse apenas limitou-se a dizer que tudo era possível, bastava vontade política pra fazer, e realmente a prefeitura demonstrava não ir bem, tanto que se tudo estivesse bem não haveria porque ter elegido alguém que pregava o discurso de mudança, radical e imediata, mas, mudança! Vamos cumprir com a palavra, caso contrário, estará instalado a picaretagem eleitoral. Essa é a nova forma de fazer política de Flávio Dino??????

  13. A GOVERNADORA PROMETEU EM 2010 QUE CONSTRUIRIA 72 HOSPITAIS, ATÉ AGORA SÓ MOSTROU FOTO DE UM, QUE INAUGURAÇÃO É ESSA QUE NEM TU PODE MOSTRAR O QUE ESTÁ SENDO INAUGURADO? OUTRA COISA, O PREFEITO TEM 4 ANOS PARA CUMPRIR O QUE PROMETEU, QUE ME LEMBRE, ELE NÃO ESTIPULOU DATA NEM PRAZO, O RESTO FRISCURA DE VOCÊS.

  14. Deça, a governadora prometeu os hospitais para o ano de 2010!!! Assim como prometeu o “melhor governo de sua vida”, que até agora não aconteceu!!! Aliás, a promessa de mudança com Luis Fernando não tras nenhuma novidade, com o mesmo “modus operandi” praticados por Roseana em todos os seus governos: muito dinheiro no bolso de empreiteiros para que eles pagem a campanha eleitoral. E você ainda tá cobrando do Holandinha antes mesmo dele completar 6 meses de governo??? Por favor, volte a realidade…

  15. São 72 hospitais…Ela pode prometer e não cumprir nada e vcs jamais questionarão…simples assim.

  16. A governadora prometeu os 72 hospitais até o fim do longínquo ano de 2010… depois esqueceu a promessa a agora, como 2014 se aproxima, voltou a fazer mais e mais promessas postergando a entrega. Ponte 4º Centenário e Avenida Metropolitana nunca saíram do papel e nem uma satisfação sequer deram ao povo. Quanto à refinaria… esta nem se fala.

  17. O blogueiro, que é tão apressado para cobrar as promessas de campanha de Edivaldo Holanda, bem que deveria cobrar também as promessas de Roseana Sarney, essa sim há menos de dois anos do término do seu segundo mandato. Cadê os 72 hospitais que ficariam prontos em janeiro de 2010? Cadê a tranquilidade e a paz social prometida, já que mês a mês os números da violência quebram recorde atrás de recorde? Cadê o recorde no número de empregos? Cadê a ponte do quarto-centenário? Cadê a via expressa? Cadê o projeto de valorização do magistério? Cadê a refinaria tão propalada? Cadê a melhoria dos índices econômico e sociais? Cadê o ginásio Costa Rodrigues?

    Resp.; Tem 15 comentários com este mesmo texto. Sria o Procas agindo, para formar fileira nas redes sociais? Mas isso não cola, meu caro. Os hospitais de Roseana estão em obnras, muitos entregues e outros sendo concluídos. Qual a obra de Holandinha???

  18. Pense-se também na entrega dos 42 hospitais que não serão entregue no prazo prometido na campanha pela governadora, que fez essa promessa. Só vale para o prefeito?

    Resp.: A governadora está construíndo os hospitais. Já entegou alguns deles, inclusive. |Vários outros devem ser entregues ao longo deste ano. E outros em 2014. E Holandinha está construindo o quê?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *