7

A história recente das CPIs na AL…

Passeata em imperatriz a favor da CPI do Crime Organizado: apoio nacional

Nos últimos 14 anos, a Assembleia Legislativa do Maranhão já teve quatro Comissões Parlamentares de Inquérito de forte repercussão no  Maranhão e no país.

A primeira, em 1999, que investigou as relaçõe de deputados com o crime organizado, foi a mais famosa, e ganhou repercussão nacional.

Depois dela, veio a CPI que invesigou o envolvimento de prefeitos e padres com pedofilia, levando pra cadeia também alguns gestores municipais.

Alessandro Martins, personagem da CPI da Euromar: prisão

Mais tarde, a Assembleia investigou os negócios da extinta Euromar, do empresário Alessandro Martins, e suas relações a Justiça, a polícia, o Detran e a venda irregular de carros.

A deputada Eliziane Gama (PPS) comandou em 2009 uma outra versão da CPI da Pedofilia, que também investigou políticos, mas se deteve nas relações incestuosas entre pais, padastros e garotas no interior.

Todas estas CPIs têm um ponto em comum: foram comandadas – ou relatadas – exatamente por quem propôs o requerimento de criação, uma tradição na Assembleia.

Hoje, os deputados devem instalar uma nova CPI, para investigar os crimes contra a mulher no Maranhão. Foi também proposta pela deputada Eliziane Gama, mas ela não deve ficar nem napresidência, nem na relatoria.

Os deputados – a maioria da base do governo – acham que ela pode usar a comissão para fazer palanque, por isso decidiram vencê-la no voto.

Simples assim…

 

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. O fato da deputada ter indiciado Alessandro Martins em 12 crimes é muito pouco perto de outros tantos que ele certamente cometeu !Mas é isso mesmo , como eu disse antes ,caro Oliveira . Em política ganha quem agrega!

  2. dona francisca primo esses caras estão lhe colocando numa sinuca de bico!

  3. QUER DIZER QUE HOLOFOTES SÓ SERVE PARA DEPUTADOS DO GOVERNO? É MUITA BABAQUICE! A DEP ELIZIANE COMO RELATORA DA CPI DA EUROMAR, INDICIOU EM 12 CRIMES O PRESIDENTE DA EUROMAR ALEXANDRA MARTINS! ELA TERIA QUE PARTICIPAR NA FRENTE…

  4. Essas informações são muito forte. Só lamentamos porque irão fazer parte da comissão os que nunca apresentaram uma idéias, propostas ou projetos. Sendo assim é claro que irão também fazer palanque depois dessa CPI para seus candidatos. Eu duvido que eles estejam sem interesses também de fazer apoio ou para Flávio Dino, ou talvez para Zé Reinaldo, ou para o Candidato de Roseana que é o Washington Luis….Todos os membros da CPI estarão levantando palanque para um desses pré-candidatos…Esses caras não tem o que fazer e essa CPI vai terminar em PIZZA se não for Eliziane Gama presidenta da Comissão que ela mesma propôs….Vamos esperar pra ver quem vai comer o maior pedaço dessa pizza….srsrsr

  5. Tudo leva a crer que a nobre deputada quer a presidencia ou a relatoria para ganhar os holofotes da mídia.Mas. não se vai pra guerra com baladeira e, quem não pode com o pote , não pega na rodilha!Na politica é assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *