17

Globo e sua apática programação

Por Aline Alencar

Há algum tempo a programação da Globo vem sofrendo uma baixa na qualidade de seus programas.

Este blog já havia questionado o “que diabo fizeram com Fátima Bernardes“, quando houve todo um alvoroço em torno do seu novo programa para ser a coisa sem graça que é hoje em dia.

E o mesmo problema da falta de sal acontece em programas como Big Brother Brasil, Domingão do Faustão e até na novela das 9, principal motor de audiência da Globo ao lado do Jornal Nacional.

Estes programas estão cada mais mais previsíveis, monótonos, parecendo que estão ali apenas para preencher a grade de programação.

Isto é perceptível com a atual novela das 9, Salve Jorge. A Globo deu um tiro no próprio pé ao exibir uma novela como esta a brasileiros já acostumados com o grande sucesso e porte que teve Avenida Brasil exibida anteriormente.

De grandes picos de audiência, a novela agora perde para a programação de outras emissoras concorrentes. A maior prova disso, é que Salve Jorge vai terminar dois meses antes do esperado, de tão chata e sem pé nem cabeça que é.

Fora isso, o resultado final do BBB 13 não agradou nem um pouco a maioria dos telespectadores que classificaram o resultado como previsível. Que o resultado é armado, todos desconfiam, mas não precisava ser tão na cara.

Mas como disse a autora de Salve Jorge, Glória Perez, achamos sem graça tudo isso porque “não sabemos voar”. Voar talvez não, mas com uma programação dessas, dormir sim.

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. Meus amigos, estamos no caminho errado da mudança. Temos que atacar são os PATROCINADORES dessas programações e boicotar seus produtos e serviços. Exemplo: o Jornal Nacional geralmente é patrocinado por um Banco (antes HSBC e agora BRADESCO). Se percebermos que o JN está ocultando ou manipulando informações então vamos “queimar” essas empresas nas redes sociais por causa do programa que ela patrocina, entenderam? Está o maior escândalo sobre a Máfia da CBF, a Rede Globo e os ex-jogadores Pelé e Ronaldo, mas a Globo não fala uma linha sequer na sua programação. O que fazer? Sugestão: dizer nas redes que vamos encerrar contas, fazer manifestações na frente dos bancos, etc. Só assim eles saberão os motivos e, para não se queimarem, deixaram de patrocinar o programa. O mesmo seria com todos os programas. Vamos ver quem patrocina e nos vingar. Estamos com o queijo e a internet (faca) nas mãos.

  2. Tem baixa qualidade , mas todo mundo vê….o que é lamentável. Na Guará , por exemplo)tem o programa Inspirar (prof. Cidinho Marques)todas as segundas 23:45 que é maravilhoso, mas duvido se a maioria está interessada em aprender mais para construir um mundo melhor,em se cultivar interiormente…. estão mais interessados em BBB…

  3. Hah muito tempo a TV GLOBO estah em completo descompasso com a sociedade brasileira. Cabe um questionamento:Por que que alguns dos seus bons programas sao exibidos quando eh madrugadad ?Por que o futebol comeca tao tarde?
    Aqueles que preparam a grade de programacao deveriam conhecer um pouco mais os costumes dos seus telespectadores!

  4. ALINE, TU FISESTE O CURSO ERRADO E TÁ NO LUGAR ERRADO, TU DEVERIA TER FEITO ANTROPOLOGIA.

  5. A TV aberta brasileira tem um só papel, deixar a população alienada e muito desinformada, observem quer as cinco emissoras de maior cobertura nacional GLOBO, SBT, RECORD, BAND e REDE TV tem uma grande de programação idêntica.O que você ver em uma ver nas demais.
    Novelas (exceto rede tv), Jornais, Futebol, Programinhas de Auditório.
    MAS VOCÊS JÁ PENSARAM PORQUÊ NENHUMA DESSAS EMISSORAS INOVA NA GRADE DE PROGRAMAÇÃO?
    Resposta: Pelo simples fato de as mesmas terem de exercer seu papel de manter a sociedade manipulada com informações falsas que só beneficia aos titãs do capitalismo que controla a sociedade.
    Não assito TV.

  6. É isso ai, os controles remotos servem justamente para isso, MUDAR DE CANAL.
    Muitos repudiam as transmissões esportivas, outros detestam os desenhos animados ( há sociólogos que afirmam que o Pica Pau só faz mal às crianças).
    Cada um vê o que quer ( esta é a grande democracia), uns acreditam que TODA a programação deveria ser cultural, outros preferem o simples entretenimento ( novelas, futebol, big brother, Chaves, Faustão e etc.)
    Quem achar ruim, deve procurar ler um bom livro, e como toda a grade de programação, não só da Globo, como das outras emissoras são horríveis, da para ler ( e aprender ) bastante.
    Há proposito, quantas dezenas de livros ( bons) você já leu este ano ?
    E aqueles que torcem o nariz para programas como novelas, big brother, Faustão, Angelica, Hulk e outros ?
    Quantas dezenas de livros já leram este ano?
    Nunca é demais lembrar, foi reeditada a obra de Garcia Marques, e já temos à preços módicos jóias como Ninguem Escreve ao Coronel, O enterro do Diabo, Textos do Caribe, Cem Anos de Solidão, O Amor nos Tempos do Cólera, e muitos outras pérolas do velho Gabo.
    Agora, dar uma de intelectual ( Chico Buarque adora Big Brother e Caetano adora ver Novelas), DIZER QUE NÃO VÊ PORCARIAS e ler resumos de novelas em revistas semanais, não dá, né não?

  7. Fernando Sarney ainda vai te botar na rua . Tu és um boquirroto incorrigível .

  8. É, só um comentário; poderia fazer mas de um mas,.
    Essa Aline Alencar tá mais é pra; Amanda do programa da jovem pam, que vai ao ar de segunda a sexta ao meio dia.

  9. Discordo Aline, pois mesmo que não atinja o ibope da atração anterior, o simples fato de continuar liderando e com muita folga atrai patrocinio. Sem falar da qualidade e criatividade que só a Globo possui no Brasil.

  10. Essa moça sempre assistiu Big Brother e agora quer criticar a Globo.

  11. Alguém, falou em TV Guara?… Verdade, a TV Guara tem uma programação de ótima qualidade. Não dá pra compreender o porque da TV Mirante com uma gigantesca audiência (e contratos comerciais fabulosos) em virtude da rede nacional (Globo), não conseguir produzir uma programação mais expressivas com mais qualidade. A concorrente, tem se destacado bem na programação local.

  12. Botar uma atriz como Vera Fischer num papel de quase figurante atras de uma mesa o tempo todo é pura falta de imaginação da autora que não cansa da velha fórmula usada por ela em todas as novelas. Salve Jorge devia se chamar O Clone II. Edir Macedo disse que mesmo em crise a Recópia em 5 anos vai se igualar à Globo. O problema é que isso realmente tende a acontecer mas não será com um nivelamento por cima e sim por baixo. Não vai ser a Record que vai melhorar sua programação até chegar ao já baixo nível da Globo mas será a Globo que vai cair ao baixo nível da Record.

  13. Apático é esse blog.. todo comprado

    resp.: Mas você não consegue se desligar dele, né? Só nesta máquina que você está usando, estão registrados aqui mais de 20 comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *