20

Via Sacra e Ressurreição

Cartaz da Paixão de Cristo: há quem ache lindo ver o sofrimento de Jesus

Por Aline Alencar

Primeira vez que vos falo em primeira pessoa, pois acredito ser necessário.

Nasci e me criei no catolicismo, cumpri, ou pelo menos tentei cumprir, todo o roteiro que minha família me propôs para seguir os ensinamentos de Jesus.

Mas existem coisas, não só na doutrina, como também nas atitudes dos católicos que nunca entendi e talvez jamais entenderei.

E um exemplo disso se passa na Semana Santa.

A semana santa é representada pelo sacrifício de Jesus Cristo para nos livrar dos pecados. Ele foi açoitado, crucificado. Sofreu e derramou seu sangue por nós.

E por isso, todos os anos os cristãos relembram seu maior ato de amor à humanidade.

Contudo, há diferenças entre os cristãos quanto à importância da semana santa. Tanto para o católico quanto para o evangélico.

O evangélico cultua a ressurreição de cristo, enquanto o católico, ou pelo menos a maioria, se prende à Via Sacra (ou Via Crúcis), caminho percorrido por Jesus, do Pretório ao Calvário.

A prática de alguns católicos na maior parte do tempo é relembrar de Jesus pregado em uma cruz, lembrando do sofrimento.

E aí chega o ponto que eu não entendo: o culto à Via Crúcis.

Nos lembrarmos do sacrifício é bom para não se esquecer do valor dele. Mas, ao meu ver, no catolicismo chega a ser sádico.

E a páscoa não é isso, segundo o que Cristo quis passar. Mas sim, é a vida vencendo a morte.

Não sofrimento e dor.

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. JESUS MORREU POR NOS PARA RESSUCITAR NA PASCOA

  2. Aline Alencar, vc fez muito bem em deixar a Igreja Católica porque sua capacidade mental é muito tacanha. Você deixa entender que tem problemas como a Via Sacra porque certamente, por ora, sua vida está correndo às mil maravilhas. Gostaria muito de saber, não sei se vc terá capacidade para entender e me responder, o que você fará se a vida lhe trouxer algum aborrecimento, se lhe surgir alguma desgraça, uma tragédia, uma doença grave ou até incurável. Quem sabe então Deus abrirá sua mente tacanha e o mistério da Cruz lhe será revelado.

  3. Aline Alencar, vc fez muito bem sair da Igreja Católica!!! porque sua capacidade mental é muito estreita como vc mesmo afirma: “Mas existem coisas, não só na doutrina, como também nas atitudes dos católicos que nunca entendi e talvez jamais entenderei”. Continue aí apostando na doutrina da prosperidade, mesmo quando, por desígnios de Deus, vc se vir diante de uma tragédia, de um infortúnio, de uma doença grave… quem sabe aí vc entenderá o caminho da Cruz de Cristo!!!

  4. Esse comentário da pessoa Aline e alguns evangélicos; que católicos só cultuam o sofrimento e a morte de JESUS CRISTO, essa afirmação é mentirosa, caluniosa e preconceituosa.

  5. “…fui eu quem criou a terra, enchi o rio, fiz a serra, não deixei nada faltar. Hoje o homem criou asas e na maioria das casas eu também não posso entrar”. (Zé Ramalho – Cidadão).

    É impressionante:

    “O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.
    10 Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.
    11 Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, entre os que hão de vir depois”.
    (Eclesiastes 1: 9- 11)

    Muitos já passaram e muitos ainda estão por vir. Todos aqueles que acham que a vida é apenas, sangue circulando nas veias, tomar água, comer, dormir, etc. Ninguém nem lembra o nome deles. Sua história não é lembrada nem pelos filhos, netos, bisnetos…Mas todos se lembram de Francisco de Assis, Lutero, Madre Teresa, pastor Martin Luther King, tantos outros que, apoiados na fé em Cristo, souberam transmitir aos seus, valores de união, compaixão e amor ao próximo. E todos esses valores são os alicerces para nós Cristãos. Não crer que direcionar uma família seja uma missão dada pelo Nosso Deus ao homem e que nosso filhos são a nossa herança em Cristo é simplesmente tratar os meus como simples fruto do acaso. É reduzi-los a condição de coisa. Graças ao meu Deus tenho uma família e não um monte de gente que mora junto como vejo em muitas casas. Qualquer um pode ter uma casa, mas Graças ao meu Deus tenho um lar. Onde meus amigos se reúnem, a família da minha esposa convive com a minha família. Meus irmãos são amigos dos meus cunhados, minha mãe e meu pai são amigos da minha sogra e do meu sogro, e assim por diante…Só Jesus Cristo em nossas vidas pode nos proporcionar uma experiência dessas. Quero compartilhar essa experiência com todos. Maranata!!!

    Resp.: Se a história lembra até de Hitler, meuc aro, que matou milhões, imagine de outros?!? Não seja tolo, meu caro. O que voc~e esc reve são apenas frases feitas, textos decorados e declarações aprendidas em púlpitos de igreja, sem qualquer referência com a realidade. Viver é algo absolutamente lindo em si mesmo. Não é algo insignificante como tentam passar os crentes que esperam uma tolice chamada vida eterna. A vida já é eterna para quem a vive em abundãncia, meu caro. Para os medíocres, que a desperdiçam esperando a morte chegar – para ver o que tem depois – para estes, sim, ela não tem nada a oferecer.

  6. “O diabo também é uma invenção católica”.
    Na verdade Lúcifer foi criado muito antes do catolicismo existir, possivelmente por Moisés ou outro alguém criativo daquela época.

    Resp.: O conceito de uma encarnação física do mal ocorre em várias culturas primitivas, desde o surgimento do homem na terra. Mas o conceito de um ser demoníaco, criado pelo próprio Deus e depois expulso por ele, foi sistematizado a partir da junção das duas partes do livro que os cristão chamam de Bíblia. E ganhou maior forma com a ascensão da Igreja católica, a partir de Roma.

  7. Resp.:
    “Como assim? Você acha que quem não acredita em Deus tem que acreditar, automaticamente, no diabo?”
    O texto que escrevi é claro:
    “sendo influenciada diretamente por um ateu ou devoto de Satã…” A conjunção alternativa (ou) não deixa dúvidas quanto ao sentido do enunciado, que sugere que vc está sendo influenciada por alguém que é ateu ou do contrário pode ser devoto de Satã, ou o escambau que seja… menos um cristão.
    Portanto, duas situações independentes. Daí não há que se concluir que, quem não acredita em Deus “automaticamente” acredita no diabo.
    E quanto aos qualificativos que vc dardejou – “tolo, imbecil e idiota” – ô “jornalista de educação refinada”, estes são excrementos que só atestam o tipo de educação que vc recebeu de seus ascendentes. Que além disso, mostram o nível que vc se encontra na escala da evolução humana – um ser dominado exclusivamente pelos instintos. E que quando não tem argumentos passa a golfejar agressões rasteiras contra quem discorda de suas idéias. Que vergonha menina!

    Resp.: Você tem razão apenas num ponto: Não sou cristão. Nem ateu, muito menos satanista. Sou homem, com vida, vontade e desejos próprios. Quem se deixa levar por instintos animais são aqueles que ainda se levantam e dão louvor ao nada, achando que Sol, Lua, vento e outros fenômenos da natureza precisam ter uma explicação sobrenatural, igual aos animais que rastejavam pelos pântanos milhões de anos atrás. Não entendi as aspas na expressão “jornalista de educação refinada”. Nunca tive a pretensão de ser refinado com quem quer que seja, simplesmente por que isso não faz parte das minhas preocupações. E, para mim, não passam mesmo de tolos idiotas aqueles que ainda se deixam levar por crenças primitivas e tolices de púlpitos de igreja. Ou são idiotas ou são espertalhões, se aproveitando dos outros idiotas. É você quem tem, que achar o seu grupo, não eu.

  8. Realmente, como a autora do texto confessa, em primeira pessoa, não entende da Páscoa e do seu significado.
    O pior é que inicia o texto revelando desconhecimento, dúvidas, mas, ao fim, conclui como se fosse Ph.d em teologia… Se não sabe do tema, o que queres escrevendo a respeito? Não seria mais aceitável e humilde a consulta?
    Ser católica a vida inteira e não entender de Páscoa é um “atestado” de incapacidade intelectual que pode atingir até o seu lado profissional.
    Texto totalmente incoerente, como a grande maioria escrito nos blogs do nosso Estado. Nota Zero.
    Se fosse uma redação do Enem, a nota seria 10.
    Cada uma!

  9. Marcos, sinto é pena da sua alma. Aproveite que ainda se encontra vivo, pois depois da morte não tem mais jeito. Tolices? Tolices são as teologias da prosperidades que alguns andam pregando para ganhar o céu. Não há cristianismo sem a cruz. Nem ressurreição sem sexta-feira santa.

    Resp. Mas não tenha dúvida mesmo de que vou aproveitar a vida enquanto estou vivo. E aproveito cada momento dela, trabalhando, honrando meus pais, ao lado da minha mulher e das minhas filhas, e aproveitando cada momento de prazer e alegria que ela possa proporcionar. E você tem razão quando diz que depois da morte não tem mais jeito. Não tem mesmo, acabou!

  10. Aline, dos racunhos que vc faz aqui neste espaço deixam claro que vc tem mesmo dificuldades pra compreender muitas coisas. E por outro lado, sendo influenciada diretamente por um ateu ou devoto de Satâ… não é de se esperar que seja diferente. Tenha uma Feliz páscoa! Realização apenas possível com o sacrifício da cruz!

    Resp.: Não entendi. Você está dizendo que quem é ateu é devoto de Satã? Como assim? Você acha que quem não acredita em Deus tem que acreditar, automaticamente, no diabo? isso mostra a imbecilidade de seu pensamento idiota. Não seja idiota, meu caro. Se Deus não existe, como é que via existir o diabo, que foi criado por ele? O diabo também é uma invenção católica, meu caro, para amedrontar os fiéis. Mas tolos imbecis como você não conseguem entender estas coisas, por que bitolado pelos púlpitos doutrinários da igreja.

  11. Aline, para seu bem, releia as regras gramaticais quanto ao uso da crase. E também sobre a utilização da virgula.
    Talvez depois disto, eu possa fazer uma análise mais criteriosa do conteúdo dos textos que você escreve, pois, por enquanto, só o que acha a atenção são os erros gramaticais de quem, suponho eu, concluiu um curso superior.

    resp.: e para seu bem, leia sobre falácia, abraços.

  12. Respeitar a crença do outro, “a jornalista” não quer… “Tolices jornalísticas”…

    resp.: Crença é diferente de práticas, muitos dizem acreditar, mas não seguem aquilo que acreditam. Entenda a diferença, abraços.

  13. Pelo texto, o autor não entende ou não entendeu o que a Igreja relembra na Semana Santa. Não existe ressurreição (páscoa) sem passar pela cruz. Para ressuscitar é preciso passar pela cruz (sexta-feira).
    A Ressurreição é ponto primordial para o católico. Não paramos na cruz como diz o autor e sim devemos passar por ela para chegar a ressurreição.
    Por isso, o domingo de páscoa é a data mais importante para o cristão católico.
    Como sempre, pessoas que dizem que foram católicas, não entendem nada e foram católicos segundo o IBGE.
    O Mistério da semana santa para nós católicos é viver a sexta feira santa, passar pela cruz e chegar na ressurreição (páscoa) a data mais importante para todo católico. Cristo não fica na cruz, ressuscita e é isso que devemos chegar, na ressurreição.

    Resp.: Tolices religiosas, meu caro. Nada mais…

  14. Entendo de outra maneira a análise de Aline. Os católicos, na realidade, fazem o “marketing da morte”. Toda pregação religiosa católica é em função da morte e não da vida. Em outras palabras, é a morte que dá vida para a igreja católica. Daí porque é mais importante para eles falar da morte de Cristo do que da chamada “ressureição”.

  15. Aline, como você mesma descreve: …”há diferenças entre os cristãos quanto à importância da semana santa. Tanto para o católico quanto para o evangélico.”
    Muito bem, se você tem dúvida, não tente saná-la pela opinião de outro, reza em silêncio e pede a Jesus o entendimento.
    A ressurreição de Cristo é celebrada na Santa Missa. A via sacra é apenas uma encenação. Se muitos procuram acompanhar via sacra, é porque se identificam com a história e passagem a que Cristo sofreu. Mas isso não quer dizer que são praticantes, quem dera! Mas são filhos de Deus. Mas é claro que nem todo aquele que se diz católico é católico, um grande erro é dizer que é católico se não pratica. Mente quem assim dizer. Pra se dizer que é católico tem que ser praticante, ser católico não praticante é conversa pra boi dormir.
    O símbolo maior do Cristianismo é a cruz com Cristo crucificado, justamente pra ratificar o que você mesma descreve: “Nos lembrarmos do sacrifício é bom para não se esquecer do valor dele”.
    Ressurreição não esta dissociada do sacrifício e vice-versa. Infelizmente, nós seres humanos, somos ingratos e muita das vezes, não sabemos reconhecer a importância de muitos valores, e nem mesmo como estes valores foram conquistados. Temos que ter em mente sempre o sofrimento de Cristo, saber as causas que O levaram a morrer pra nós salvar. Se celebrarmos a ressurreição e esquecermos do sacrifício, Jesus Cristo não tinha perdido o tempo dele aqui na Terra, ele viria logo entre as nuvens, Ele não precisava passar por isso, mas não quis se igualar à condição humana pra ser ofertado ao sacrifício.
    E este sacrifício encenado arrebata muitas pessoas, e isso não é ruim, é ótimo, porque pode ser que através dele, a pessoa se converta, ou pelo menos se sinta tocado até mesmo pra saber que teve alguém que sofreu pra salvar a vida dele.
    Bom, este assunto se estenderia por muitas linhas, mas quero deixar claro que a Ressurreição de Cristo é o motivo maior da celebração eucarística, onde o momento mais subline se dar no levantamento do pão eucarístico pelas mãos do sacerdote. Naquele momento, o céu se abri. Agora, se muita gente não procura participar deste momento, seja por burrice, seja por falta de convite, falta de interesse, ou até mesmo por falta de compromisso, talvez, explica-se a grande maioria nas ruas, praticantes e não praticantes.

  16. MARCÃO, APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA LHE DESEJAR UMA FELIZ PÁSCOA, HOJE IREI SABOREAR UM BELO SALMÃO AO FORNO A LENHA, POSSO! QUEM NÃO PODE VAI ENTRAR NA SARDINHA NO ENLATADO DE SARDINHA. EU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. O problema do jornalista é achar que sabe tudo, o jornalista acha que entende de medicina, teologia, macumbaria. vai estudar primeiro garota, deixe de falar asneiras.

  18. Realmente a autora deve ter dificuldades de entender, porque tem a concepçao absurdamente errada.
    Nao ha sadismo, tampouco culto a Via Crucis. Ha um processo, que se inicia na quinta feira, passa pela sexta, sabado e a o domingo. Cada um com seu significado: ceia, morte, vigilia, ressureicao.
    Mas pra explicar cada um, so esse espaço nao permite. Sugiro leitura.
    Feliz Pascoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *