Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Bira do Pindaré e as ocupações urbanas em SL…

Parque das Mangueiras foi um dos condomínios invadidos por movimentos ligados a Bira

O deputado Bira do Pindaré pode até não ter nada a ver – como tem afirmado – com a invasão das casas do programa Minha Casa, Minha Vida, em São José de Ribamar.

Mas ele não pode negar suas relações históricas com as ocupações urbanas em São Luís – seja de forma efetiva, ou na garantia de infraestrutura ao movimento.

Em 1996, o ainda emergente líder bancário, participou da liderança do movimento que invadiu o conjunto de prédios Parque das Mangueiras, no São Cristovão.

Bira e Arnaldo Colaço: sempre juntos em Ribamar

Ao lado de outras lideranças petistas, como o atual vice-governador Washingtn Oliveira (PT), então presidente do Sindsep, Bira deu apoio logístico, institucional e jurídico ao movimento.

No Parque das Mangueiras residiram petistas conhecidos, como Januário Rodrigues, Josinaldo da Luz, Marcos Vandaí, Cita Soares, Luciene do Sindsep. Várias foram as reuniões com a presença de Pindaré, presenciadas, inclusive, pelo titular deste blog, à época um dos membros do movimento.

Pouco antes da invasão do Parque das Mangueiras, o mesmo grupo articulou a invasão de outro conjunto de prédios, no Anil, em frente ao antigo Jaguarema.

Bastava que o grupo, depois denominado Movimento dos Sem Teto, que pregava lutar por uma tal reforma urbana, considerasse as construções ociosas.

Numa terceira ação, foram invadidas as casas do Cohatrac V, sempre com o apoio presencial ou jurídico do então jovem advogado.

De lá para cá, Bira do Pindaré rompeu com alguns petistas, outros deixaram o partido; ele se elegeu presidente do Sindicato dos Bancários, foi candidato a senador e elegeu-se deputado estadual, sempre ligado a movimentos sociais.

Como o que agora o policial Arnaldo Colaço 9outo ex-petista) comanda em São José de Ribamar…

Sair da versão mobile