3

Roseana e o PSDB…

Rosena e Madeira: importante aliado

Não é de hoje a busca de uma relação mais próxima entre a governadora Roseana Sarney (PMDB) e o PSDB maranhense.

Desde que assumiu o primeiro mandato, em 1995, Roseana já buscava uma aliança com os tucanos maranhenses. À época, ela era aliada do tucanato nacional, mas o ninho maranhense lhe fazia oposição ferrenha.

O partido tinha como grande estrela o então deputado federal Jaime Santana – hostil ao governo. Roseana era filiada ao extinto PFL, um dos principais aliados tucanos no Brasil.

Mesmo hostilizada, a então governadora manteve a aliança nacional com o tucanato até 2002

E sempre buscando a aproximação com o PSDB maranhense.

Em 1998, os dois lados chegaram a cogitar aliança formal, inclusive com a possibilidade de indicação de um candidato a vice na chapa da pefelista à reeleição.

Na época, o emergente deputado federal Sebastião Madeira era o nome  cogitado para o posto, mas a posição radical dele em relação ao grupo Sarney – e a mágoa do também deputado Roberto Rocha – inviabilizaram a aliança.

Roseana tinha dois aliados no PSDB – que haviam entrado em 1997, com grande festa de recepção: o ex-governador João Castelo, oriundo do extinto PPR, e a ex-prefeita Conceição Andrade, que havia deixado a prefeitura de São Luís dois anos antes.

Nem isso serviu para aproximar o PSDB do grupo roseanista.

A partir de 2002, com a aproximação do PMDB ao PT, tornou-se mais difícil esta aliança. Mesmo assim, setores do grupo da governadora mantiveram-se próximos ao PSDB.

Só a partir de 2010, com Roseana já no PMDB, a aliança com o PSDB ficou mais próxima.

O que culminou agora com a defesa pública da aliança pelo prefeito Sebastião Madeira.

E se depender da governadora, as portas estão abertas.

– Todos serão bem vindos – disse ela…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. De fato, tenho que reconhecer que o Governo do Estado na gestão de Roseana Sarney tem feito muitas melhorias na cidade de Imperatriz: hospital macrorregional; asfaltamento da estrada do arroz (estratégica); convênio para a prefeitura asfaltar bairros; MA-122; Suzano Papel e Celulose e suas prestadoras de serviço…
    Dá até pra pensar em votar em seu sucessor.

  2. Esse Madeira pode até ter virado casaca, a cara dele denuncia. Mas diria que só mesmo um prefeito tolo ou burro, teria coragem de se indispor com o governo com toda essa distância pras eleições de 2014.Pelo contrário, procuram é demonstrar afinidades pra poder encampar recursos. Tem muita gente de pau armado ai. E não adianta querer fazer a cabeça de ninguém, pois mesmo que o prefeito pule, o povo fica. Já já as pesquisas idoneas começam a confirmar isso.

  3. O PSDB será um partido fundamental na próxima eleição pelo tempo de TV que pode agregar, bem com ter quadros com expressiva votação: Castelo e Madeira. Certamente o apoio do PSDB pode ser chave para a vitória de uma ou outro lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *