5

Chiquinho Escórcio propõe CPI da Vale

chiquinhoO deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) voltou a denunciar, na tribuna da Câmara dos Deputados os prejuízos causados pela Vale do Rio Doce no Maranhão.

A duplicação da Estrada de Ferro Carajás tem piorado os impactos aos municípios por onde o trem passa, como poluições do ar, ambiental e sonora, além das rachaduras nas casas, devido à trepidação das locomotivas, entre outros problemas.

“Ocorre que lá eles tiram, no Pará, o minério de ferro e atravessam o território maranhense levando zoada e intranquilidade à população. São 23 Municípios do Estado do Maranhão por onde esse trem da Vale passa, e não passa de uma em uma hora ou de duas em duas horas. Não, senhor, é direto, igual cantiga de grilo. E agora eles estão duplicando a extração desse ferro. Em toda a extensão por onde passa, as casas vão rachando, a população vai respirando o ar daquele ferro”, disse.

Chiquinho Escórcio também criticou a falta de compromisso da Vale com a população.

“A população não tem nada com isso, mas quer uma compensação. Ora, em todo tempo, a Vale faz um acordo com as autoridades, tanto municipais quanto estaduais, e nada disso aí, senhores, é levado a sério. É exatamente o conto do vigário. Eu fiz, ano passado, ano retrasado, reuniões com a equipe da Vale lá no Maranhão, inclusive colocando para a Vale que assim como os índios chegam lá e impedem o minério de ferro passar pelo Porto de Itaqui, nós teríamos também aprendido com eles para poder, exatamente, sensibilizar aquelas autoridades. E aí temos audiência pública e nada é feito. Nada! Nada! nada! Só fica no campo da promessa”, afirmou o parlamentar.

 Escórcio ressaltou ainda as consequências ao mercado e reafirmou que vai recolher assinaturas para criação de CPI.

 “Eu estou sabendo — e muitos colegas nossos aqui desta Casa estão sabendo — que eles pegam as grandes empresas para poderem, exatamente, ser empreiteiras deles lá naquela região, e dão um cano, literalmente um cano, rebentando as empresas, as empreiteiras e, consequentemente, o mercado, porque as empresas compram lá. E eu comecei aqui a pegar assinaturas para fazer uma CPI da Vale”.

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Quando era uma companhia estatal a festa na Vale era grande, todo mundo tirava um pedaço, agora…é CPI e dentes arreganhados…

  2. Caro D`Eça, boa noite!
    Em 1o lugar gostaria de parabenizá-lo pela carta aberta ao prefeito Edivaldo Holanda Jr. Penso que a imprensa; seja escrita, falada, etc. tem o dever de mostrar os gargalos existentes e apontar pontos a serem trabalhados.

    Quanto à matéria sobre o deputado Chiquinho; fico surpreso, como a maioria dos nossos deputados. Pois, só costumam TOMAR AÇÃO, MOVIDOS POR UMA REAÇÃO. Vou explicar:
    Há quase 3 décadas, os 23 municípios Maranhenses percorridos pela Estrada de Ferro Carajás – EFC de propriedade da Vale S.A, sofrem pelo baixo investimento nos pilares: SOCIAL, ECONÔMICO e AMBIENTAL. Estes municípios, excetuando São Luís, Santa Inês e Açailândia, possuem o IDH-M abaixo da média do estado do Maranhão. Ora, se o nosso estado já é o penúltimo no ranking do IDH; pois estamos a frente apenas de Alagoas; podemos concluir que o IDH-M desses municípios é simplesmente próximo à linha da miséria.

    Passados quase 3 décadas, estes deputados federais; participaram de uma audiência pública em 16.06.2011 em Brasília; cujo foco foi a quebradeira da WO, que naquele momento prestava serviço no canteiro da Vale S.A em São Luís. Aproveitando o ensejo, vários deputados federais, inclusive o Chiquinho Escórcio, passaram por lá e se declararam indignados pelo total descaso da Vale junto aos municípios. Como resultado dessa audiência; foram geradas 85 páginas de um relatório que fala de QUASE TODOS OS IMPACTOS causados pela Vale a esses municípios e, ainda; prometeram abertura de comissão e subcomissão para apurar todos os problemas relatados (tenho o relatório e se você quiser posso enviar. O mesmo está em pdf).

    Nada aconteceu de concreto. Os municípios estão cada vez mais pobres e os nossos deputados ainda discutido abertura de comissão, subcomissão, etc. Enquanto isso a coisa está feia aqui fora.

    Sabedores de todo o problema; reunimo-nos com diversos prefeitos e, junto com eles; estamos organizando o Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão – COMEFC; que terá como principal foco, elevar o índice de desenvolvimento humano desses municípios, com trabalho em 4 pilares básicos: Educação, Saúde, Renda e Infraestrutura.

    Sabedores dessa articulação, os deputados começam a se movimentar para defender uma causa que agora, está nas mãos dos próprios prefeitos. Aí cabe a famosa frase: Para não perder o jogo, vou me aliar ao time que está fazendo gol.

    O Consórcio está formado e, você e toda a imprensa; serão convidados para o lançamento que ocorrerá em breve; em um dos hotéis de São Luís. Nesse momento, você entenderá em detalhes ao que estou me referindo.

    FIca a mensagem: Temos que abandonar a velha e fadada INTENÇÃO e temos que partir para a AÇÃO.
    Parabéns aos prefeitos desses municípios que estão nessa luta!

    Atenciosamente,
    Leôncio Lima
    Diretor Executivo da MCM Consultoria

  3. Marco, este deputado “Chiquinho” só não reclama das das empresas públicas estaduais do Maranhão, no caso a CAEMA, que cria todos os problemas à população deste Estado e nunca foram recompensadas ou indenizadas. Aí tem!
    Vou ficar atento sobre o caso.

  4. O que ele quer é criar dificuldades para vender facilidades.
    Os benefícios da VALE para esta economia miserável e atrasada são imensos, folhas salariais, fornecedores locais, impostos, etc.
    Este Chiquinho Escórcio tem espaço demais em teu blog para a insignificância de sua personalidade.

  5. Ta querendo um cala boca, nao vejo outra coisa desse pilantra a nao ser isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *