26

Agiotagem e miséria no Maranhão

O organograma da agiotagem no Maranhão

É repugnante ver o estrago que era – ou é? –  feito pela agiotagem em vários municípios maranhenses.

A TV Mirante, em sua brilhante cobertura referente ao 1º ano da morte do jornalista Décio Sá, tem revelado que a quadrilha de agiotas que o eliminou tem ramificações em todos os setores do Estado.

Exatamente como o blog mostrou ainda no ano passado. (Relembre aqui e aqui).

Os prefeitos envolvidos contraíam empréstimos com a quadrilha de agiotas, que pegava dinheiro público como pagamento.

A agiotagem foi, ou é, também causa da miséria que assola o Maranhão.

mas, para cometer um crime atrás do outro, esta máfia tinha a proteção de advogados, policiais, deputados e até juízes.

O blog mostrou este organograma ainda no ano passado, em post que foi elogiado pelo deputado Domingos Dutra (PT) na tribuna da Câmara Federal (Releia aqui).

A quadrilha de agiotas encomendou a morte de um jornalista que ousou atrapalhar seus planos.

Uma parte dela está presa, mas muitos membros ainda circulam por aí…

Leia também:

“A quem recorrer???”

Marco Aurélio D'Eça

26 Comments

  1. Caro Marcos vc está equivocado Jr.bolinha nunca tinha sido preso, ele não tinha motivos pra matar fabio Brasil a própria viúva dele confirma, o roubo de trator foi denunciado em vários blogs e a coca cola ele perdeu por outro motivo veja o processo,mostre qual prefeito ele está envolvido com agiotagem pra vc poder chamar ele de agiota??? Denúncia os que estão solto o que mas tem e agiota solto por ai,porque ele está preso não tem como se defender,ele não está condenado e eu não acredito que um juiz deixe de acreditar nele pra acreditar em um assassino que já matou 50 pessoas

  2. Amigo Marcos vc está equivocado Jr.bolinha nunca tinha sido preso, e outra ele perdeu a coca cola por outro motivo veja o processo… Jr.bolinha não tinha motivo p mandar matar ninguém a própria viúva de fabio Brasil defendeu ele, e esse tal desse roubo de trator foi falado em diversos blogs e tem mas agiota é Gláucio,mostre um nome de um prefeito que ele está envolvido com agiotagem?

  3. Meu amigo quero saber quem vai encaixar nesse agiota linha 1, pq se glaulcio commtanto poder ta na lina 2 imagina quem entra na linha 1, vc pode dizer algum nome?

  4. Meu amigo, o agiota quer receber o seu dinheiro, a fonte dele a culpa é do prefeito!
    Agiota não vai bater na casa de ninguém pra oferecer dinheiro, político que vai atras de agiota!
    Quem esta errado?
    Agora estão querendo colocar o foco na agiotagem, para deviar o caso decio!
    Decio realmente perseguiu agiotas, e o que ele fazia almoçando com Glaucio no paraibano? E na casa de Ronaldo?
    Comprem-me um bode!
    Conclusão mais sem pé nem cabeça essa de vocês!
    Decio nunca escreveu o nome de Glaucio….

  5. O que me espanta é que as pessoas conhecem os fatos,sabem que os prefeitos recebem todo tipo de verbas:federais , estaduais e as municipais não fazem nada nos municipios,desfilam de carrões,compram os apartamentos mais caros da península, se envolvem com agiotagem é a culpa dos municipios não apresentarem nem um tipo de desenvolvimento é sempre de Sarney.Já estou cansada desse discurso,mas entendo porque um dia pensei assim.Acorda Maranhão!É hora dos prefeitos trabalharem.

  6. Você está certo, jornalista. Há muitos deles soltos por aí, há um até que corre o risco de virar vereador, o tal de Carioca.

  7. SRs o Richard Nixon que estão procurando articulador de empresas fantasmas, é atual vice prefeito da cidade de Bacuri, na baixada maranhense. Hilux lá da na canela

  8. SRs o Richard Nixon que estão procurando articulador de empresas fantasmas, é atual vice prefeito da cidade de Bacuri, na baixada maranhense. Hilux lá da na canela.

  9. Srs o Ricahrd Nixon que estão procurando, envolvido com empresas fantasmas, é atual Vice-Prefeito da cidade de Bacuri na baixada maranhense

  10. Caro Marco Aurélio Déça,não tenha medo,vá em frente,seu trabalho é excelente,quem não gosta é porque é conivente com essas bandalheiras que estão aparecendo.DENUNCIE!

  11. Culpado não é só o agiota, pior é quem utiliza o serviço oferecido…

  12. Pois eu acho que o mais culpado é quem tem a chave do cofre e mete a mão na verba pública para pagar os agiotas.

  13. VOCES NAO ACHAM QUE A MORTE DE UM FILHO É PIOR QUE QUALQUER PENA? OU ESTOU ENGANADO CARO MARCO D’EÇA? PORQUE VCS NAO DEIXAM ESSE INOCENTE DEPUTADO CUTRIM EM PAZ? ELE TAMBÉM ESTÁ PREOCUPADO EM PUXAR O TAPETE DO DR. ALUIZIO MENDES, QUE TEM FEITO UM GRANDE TEATRO EM SE TRATANDO DE SEGURANÇA PÚBLICA.

    É PORQUE O DES. GUERREIRO JUNIOR NAO AUTORIZOU A QUEBRA DE SIGILO,CONFORME A JUIZA ARIANA,DO CASO DÉCIO SÁ, SOLICITOU A QUASE UM ANO, E NAO OBTEVE RESPOSTA? QUEM DO TJ TEM INTERESSE EM MANTER ESSE SIGILO,SOBRE OS VERDADEIROS MANDANTES DO CASO DÉCIO SÁ.

    E PORQUE O BACANAL CONTINUA,NAS CELAS DO PRESIDIO MILITAR, NO COMANDO GERAL DA PM DO CALHAU,NAS BARBAS DO CEL. FRANKLIN PACHECO.

  14. CARA O POLICIAL CIVIL ALCIDES(ACUSADO DE ENVOLVIMENTO COM A AGIOTAGEM) É NATURAL DA CIDADE DE MATINHA E IRMÃO DO DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL(APOSENTADO) SEBASTIÃO JUSTINO, AQUELE MESMO QUE FOI PEGO NO PASSADO COM CARROS DO GOLPE DE FIEL DEPOSITÁRIO E HOJE ESTÁ ENVOLVIDO E INDICIADO JUNTAMENTE COM O DEP CUTRIM E O CARA DE BORROCA ALBERTO FRANCO NO INQUÉRITO DE GRILAGEM DE TERRAS NA CAPITAL MARANHENSE, PELO QUE JÁ MOSTRARAM ESSES CARAS SÃO PERIGOSOS.
    AGORA CAIU A FICHA PORQUE ELES (ALCIDES E SEBASTIÃO JUSTINO) NA RECENTE CAMPANHA PARA PREFEITO, EM 2012, ANDAVAM AMEAÇANDO, ABORDANDO, INTIMIDANDO E TOCANDO HORROR NA CIDADE DE MATINHA CONTRA OS ADVERSÁRIOS DO CANDIDATO E HOJE PREFEITO DA CIDADE – BETO PIXUTA, ELES ESTAVAM MUITO INTERESSADOS QUE BETO GANHASSE A ELEIÇÃO. HUMMM MAS PORQUE TANTO INTERESSE….. AI ME TEM COISA……..ACHO MELHOR INVESTIGAREM………
    O PRÓPRIO DELEGADO SEBASTIÃO JUSTINO ANDAVA DE ARMAS EM PUNHO GRITANDO E AMEAÇANDO OS CORRELIGIONÁRIOS DO ADVERSÁRIO DE BETO E GRITANDO PRA TODO MUNDO OUVIR QUE BETO TINHA QUE GANHAR A ELEIÇÃO……… ELE É VALENTÃO….
    MAS AI ME PERGUNTO: SERÁ QUE ESSE TAL BETO PIXUTA, PREFEITO DE MATINHA, TAMBÉM ESTÁ ENVOLVIDO COM ESSES AGIOTAS? SÓ SEI QUE DURANTE A CAMPANHA ELE TINHA MUITA GRANA DERRAMANDO NA CIDADE E INCLUSIVE O TAL BETO É PARENTE DE EDMAR CUTRIM (PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS) E DO DEP RAIMUNDO CUTRIM, TODOS POLÍTICOS ATUANTES EM OLINDA NOVA E MATINHA.
    AGORA ENROLOU MAIS O MEIO DE CAMPO, E PARA DESENROLAR SÓ MESMO OS TÉCNICOS DA POLÍCIA CIVIL OU DA FEDERAL PARA RESOLVER ESSES CRIMES, DIGO, PROBLEMAS……

  15. Raciocínio simplista ou cinismo? A agiotagem é a culpada plea miséria do Maranhão. Agora pronto… Se você repetir isso todo dia por um ano inteiro, pode ser que o povo passe a creditar nisso e esqueça aqueles que de fato sugam o sangue do Maranhão a pelo menos 40 anos. Eles e os seus liados que recorrem aos agiotas, Mas isso é um detalhe. Nunca uma peneira, que vá tampar o sol que so os cegos não enxergam.

  16. Como Décio atrapalhou os planos da agiotagem? Ao que consta, ele apenas publicou um post sobre o assassinato do agiota Fábio Brasil, depois reuniu-se com Gláucio e não mais tocou no assunto. Estou enganado ?

    Resp.; Está. Totalmente enganado. Décio publicava denúncias contra os agiotas desde 2009. Em 2009, aliás, revelkou ao mundo a existência de Júnior Bolinha. Encontrado com um trator roubado, ele foi preso e perdeu a concessão da Coca-Cola em Santa Inês. Passou a odiar Décio Sá. No caso do assassinato de Fávbio Brasil, Décio anunciou no blog que iria mostrar a repercussão deste assassinato no Maranhão. Morreu antes.

  17. Quem é mais culpado: o agiota ou o prefeito? O cara se candidata sem ter dinheiro algum e toma emprestado de um agiota, já pensando em pagar com a verba pública, quando eleito. Agora quer dar uma de que foi ameaçado.

  18. Caro Deça, não tenho veículo de comunicação (embora a internet me dê várias opções para fazê-lo)….mas escreva sobre a municipalidade como a principal fonte de corrupção desse país, apontando para uma verdadeira indústria criada que envolve toda a estrutura da administração pública (polícia, judiciário, entre outros), inclusive levantando os dados desde a promulgação da CF/88 que fortaleceu a municipalidade, a soma deve ser astronômica…Força sempre.

  19. Divulgue os nomes deles e das suas cidades. Canalhas!

    Resp.: Ainda não tem informação oficial sobre o assunto. A TV Mirante, por exemplo, divulgou que o prefeito de Arari envolvido foi o petista Midubim, ams o G1 disse que era Leão Santos. Só quem teve acesso ao documentos pode saber quem é quem. Eu não tive, já qeu sou persona non grata na polícia. mas dou meu jeito e vou buscar informações,m com os meus métodos.

  20. Marco,
    O problema não é só a agiotagem, mas a origem do dinheiro para pagar os agiotas, todos desviados das crianças(merenda) e dos doentes( medicamentos).

  21. Corrupçao devia ser punida com pena de morte. Afinal quantas pessoas nao morreram por causa destes deliquentes travertidos de honestos. Mais como estamos no brasil em especial no maranhao tudo vai acabar e aos maiorais nada acontecera.

  22. caro Deça, ninguem foi julgado ainda… lembre-se disso!
    acusar dá processo!

    Resp.: Para me processar, eles vão ter que esperar o fim do processo. Afinal, assim como não se pode acuá-los de culpado,eles também não podem dizer que são inocentes – afinal, são acusados de crimes, com provas robustas, que aguardam apenas juglamento. Poderiam até questiona, se não respondessem a processo algum. E quem diz que eles são culpados é a polícia e o Ministério Público.

  23. VOCÊ SABE MUITO BEM QUE A MISÉRIA NO MARANHÃO NÃO É SÓ AGIOTAGEM, VÊ ESSES PREFEITOS E EX PREFEITOS QUEM ELES SÃO ALIADOS, VOCÊ SABE MUITO BEM QUE É CULPADO PELA FALÊNCIA NO MARANHÃO É UMA FAMÍLIA QUE VOCÊ TANTO DEFENDE QUE MANDA HÁ 50 ANOS.

  24. De fato, a quem recorrer, num ambiente de leniência e omissão do Ministério Público, Judiciário e cumplicidade de parte significativa da imprensa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *