Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Agiotagem: alguns nomes de prefeitos estão equivocados…

A lista das prefeituras

Na tentativa de se antecipar aos fatos, setores da mídia divulgam, desde terça-feira, uma lista de prefeitos envolvidos com a quadrilha de agiotas que atua no Maranhão. A base para a lista é a relação divulgada pela TV Mirante – baseada em relatório da polícia – com os 41 municípios onde, segundo as investigações, a quadrilha atuou.

A relação de prefeitos é um equívoco, por que baseada apenas no mandato anterior, de 2009 a 2012.

Em alguns casos, os relatórios da polícia mostram claramente a divergência entre o que a polícia apurou e o que foi divulgado na mídia.

Um exemplo: em Arari, a matéria de Alex Barbosa, na TV Mirante, mostra claramente, inclusive com divulgação de imagens de documentos e cheques, que o prefeito envolvido com Gláucio Alencar é José Antonio Aguiar, o  Midubim (PT), que governou o município entre 2004 e 2008.

Mas blogs e portais de Internet apontaram o nome do ex-prefeito Leão Santos (PSDB), que esteve no mandato entre 2009 e 2012.

Trecho do depoimento de Patrícia em que aparece o nome de Gardeninha

Outro exemplo é São Luís.

O depoimento de Patrícia Gracielli Aranha Martins, viúva do empresário Fábio Brasil – assassinado em Teresina (PI), 20 dias antes de Décio – aponta a deputada Gardeninha Castelo (PSDB), filha do ex-prefeito João Castelo (PSDB), como beneficiária de um empréstimo de R$ 400 mil feito por Gláucio Alencar.

Mas os blogs listam o nome de Castelo e não o da deputada.

Este blog vai aguardar – e continuar exigindo publicamente – a divulgação da lista oficial dos prefeitos envolvidos com agiotas.

Até para que as informações sejam as mais justas possíveis…

Sair da versão mobile