16

Agiotagem: o recuo de Aluísio Mendes

aluisio-185x300Como este blog havia informado anteriormente, na tentativa de se antecipar aos fatos, setores da mídia divulgaram, desde o dia 23 deste mês, uma lista de prefeitos envolvidos com a quadrilha de agiotas que atua no Maranhão (reveja aqui).

A base para a lista é a relação divulgada pela TV Mirante – baseada em relatório da polícia – com os 41 municípios onde, segundo as investigações, a quadrilha atuou.

A relação de prefeitos é um equívoco, por que baseada apenas no mandato anterior, de 2009 a 2012.

E o secretário estadual de Segurança Pública, Aluísio Mendes, já se deu conta do equívoco desta divulgação precipitada.

Como mostra em declaração divulgada nos blogs de Luís Cardoso e Marcelo Vieira:

Uma farta documentação foi apreendida quando a polícia realizou a operação para localizar e capturar os assassinos do jornalista Décio Sá, como documentos de empresas, cheques em branco assinados, contratos, entre outros. Toda essa documentação foi analisada e chegou-se ao número de 41 prefeituras que tinham algum tipo de citação. Não quer dizer realmente que essas pessoas estejam envolvidas. A polícia está aprofundando as investigações e chamará os gestores e ex- gestores para saber o tipo de ligação que eles tinham com os agiotas.

Gardenia-Castelo_Glaucio (1)

Trecho do depoimento de Patrícia em que aparece o nome de Gardeninha

O recuo aconteceu possivelmente para evitar injustiças futuras. E evitar injustiças é o que este blog procurou fazer ao exigir a lista oficial dos prefeitos envolvidos e citar os equívocos.

Enquanto a polícia apura com mais cuidado as informações.

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Nada vai acontecer. Só os agiotas que estão presos é que vão pagar por esse crime. Mas, qual é mesmo o crime? Assassinato do jornalista ou agiotagem? Está tudo misturado e a essa altura tem preso que não quer ser solto, tem gente em liberdade “cortando prego” com medo de ser preso. O Dono do Mar vai deixar tudo como está, podes crer.

  2. 99% é aliado da governadora então não vai da em nada a campanha já começou

  3. QUEREM APOSTAR ?
    SO VÃO SER INVESTIGADOS OS PREFEITOS CONTRA O GOVERNO DE ROSEANA

  4. Roseana, larga aluisio de mão, esse cara vai te arrebentar igual a jose Reinaldo.
    Fernando, larga de comprar briga por Aluísio e ficar preocupado com caso Decio que tu vainprender 50 prefeitos para sustentar a versao fraudulenta de aluisio de que a morte de Decio foi por conta de agiotagem.
    Porém, essa atitudes dessensecretario perto de campanhas vai repercutir contra o governo, perseguir os prefeitos véspera de campanha…. Sei não… Sao 400mil votos contra.
    Flávio dino vai ganhar muitos aliados com isso.
    Aluisio qu já foi ajudado antes, vai levar vocês todos para o buraco!

  5. Quem cria licitação falsa é o prefeito. Sem querer ser reducionista, como vocë chama o Firula, o argumento continua válido e o prefeito é quem se submete a uma situação dessas ao buscar financiamento para a sua campanha já pensando em pagar com verba pública.
    Se quiserem acabar com esse crime, atuem onde ele nasce, ou seja, nos prefeitos e políticos em geral.

  6. Olha, acho que realmente não estamos preparados para viver em um verdadeiro estado de direito.
    Pois se estivéssemos, esperaríamos as Policias (Civil e Federal) e o MP’s (Estadual e da União) concluíssem seus trabalhos, pois, se não estou enganado, existe uma tal de Constituição, que estabelece regras de civilidade e legalidade para que possamos ter o mínimo de segurança e dignidade.
    E se também não estou enganado, cabe em uma primeira fase, apurar os fatos, identificando indícios de cometimentos de crimes, bem como suas respectivas autorias. E acredito que no caso da agiotagem, estamos neste momento.
    No momento seguinte, cabe ao dono da ação penal verificar os fatos coletados no período investigativo, e se corroborar com a opinião relatada na investigação, denunciar os indiciados, que passam a serem acusados, ou retornar o inquérito para novas diligências que achar conveniente ou arquivar o IPL por entender não existirem elementos suficientes para a propositura da ação penal cabível.
    Proposta à ação penal, os acusados passam a terem direito de ampla defesa e do contraditório, refutando as acusações contra suas pessoas, e ao final, analisando os fatos levados ao conhecimento do poder judiciário com a propositura da ação, cabe ao estado-juiz sentenciar, condenando ao acusados, ou os absolvendo, quer seja por reconhecer a inexistência do fato criminosos, ou então por achar não serem suficientes as provas que comprovem o crime, bem como a relação destes com os autores acusados.
    QUANDO A POLÍCIA PRESERVAR OS NOMES DO INVESTIGADO, CUMPRE O DEVER DE GARANTIR A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, ISSO EM RAZÃO DAS FASES POSTERIORES DO PROCESSO QUE VIRÃO.
    Esse é apenas um dos aspectos do complexo jogo democrático de controle da legalidade, pois existem também outros mecanismos e gostariam que os afoitos em saberem nomes de pessoas em um processo que apenas está no início me respondam os seguintes questionamentos, se é que são capazes disso.

    1- PORQUE NÃO EXISTE COBRANÇA EM CIMA DO TCE EM RELAÇÃO ÁS PRESTAÇÕES DE CONTAS NOS MUNÍCIPIOS JÁ DIVULGADOS ENVOLVIDOS NO ESQUEMA DE AGIOTAGEM????

    2 – PORQUE, SE SÃO SABEDORES DE QUE, CONFORME DITO PELO PROCURADOR DA REPÚBLICA JOSÉ LEITE EM ENTREVISTA AO BOM DIA MIRANTE DO ÚLTIMO DIA 24/04, QUANDO ELE INFORMOU QUE A DOCUMENTAÇÃO APREENDIDA QUANDO DA DEFLAGRAÇÃO DA OPERAÇÃO DETONANDO FOI COMPARTILHADA E COMO CONSEQUÊENCIA DIESTE FATO FORAM ABERTOS 34 0U 35 INQUÉRITOS, QUESTIONAM O MP FEDERAL A DIVULGAREM OS NOMES DAS PREFEITURAS E DOS GESTORES ENVOLVIDOS?? Essa faço questão de responder: não sabem o que é um sistema federativo , como é o caso da nossa REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    3 – Porque não cobram da OAB o andamento ou existência de procedimento administrativo no conselho de ética sobre a participação de advogado (RONALDO HENRIQUE) nesse esquema vil?

    4 – Porque não cobram, das Polícias Civil e Federal o andamento ou existência de procedimentos administrativos em relação aos nomes dos polícias envolvidos no esquema de corrupção do bando do GLÀUCIO (PEDRO MEIRELES DA PF, ALCIDES E DURANS DA PC)?

    5 – Porque não cobrem do órgão responsável, e aqui tenho a humildade de dizer não saber qual é, nem me dando ao luxo de pesquisar no Dr. GOOGLE, à apuração de falta de ética de jornalistas que vendem reportagens de acordo com sua conveniência prestando um desserviço a nossa sociedade (LUIS PABLO e LUIS CARDOSO)?

    6 – Porque não cobram as providências necessárias junto ao TJMA em relação ao Juiz de Caxias, SIDARTA GAUTAMA, que mais uma vez aparece em uma conversa ligado a tráfico de influência e a um agiota, conforme divulgado ontem em reportagem do Jornal Pequeno?

    CAZUZA, TUDO ERA DEMAIS.
    BRASSIIILLL MOSTRA TUA CARA….

    RENATO RUSSO, QUE SAUDADES.
    QUE PAÍS E ESTE, QUE PAÍS E ESTE???

  7. Não entendo por este lado meu caro, quem tem a prefeitura na mão, é o prefeito!
    Se há licitações falsas, e pagamentos com verbas publicas, isso é de responsabilidade do prefeito.
    Agora, se esta conveniente levantar a bandeira contra agiotagem para mascarar a versao pífia do secretario de que o bando de agiotas Matou Decio, esta explicado. Pois, levando o foco para a agiotagem, muitos se esquecem de cobrar a REAL elucidação do caso.
    Aliás, só tolos acreditaram nessa versao, gostaria que tivessem transmitido a acareação na integra. Já que a conversa que rola nos batedores é que. Verdade apareceu e que um certo delegado de conduta duvidosa não quis consignar determinadas perguntas feitasnanjr bolinha.

  8. Agora o estrago tá feito, mesmo o secretario de segurança e a governadora com sua tv mirante ter colocado na mídia vai dar trabalho pra limpar os nomes dos prefeitos e ex-prefeito.

  9. E tu recuou para a turma do do “apaga” blogueiro, não chegar ate você…TU TE CUIDA RPA….

    Resp.: Não entendi! Pode ser mais claro? Quem é a turma do “apaga blogueiro?”.

  10. Fico me perguntando: será que pensam ser o maranhense idiota? O que há por traz desse imbroglio todo, pois incriminam uns e outros, como o exemplo acima onde indicam o nome da deputada, sequer é citada? Parece-nos ser uma questão pessoal? O que precisam fazer é assegurar que o cidadão maranhense tenha paz e segurança, logo procurem apurar os fatos sem envolvimentos de questões pessoais.

  11. Derça da mesma forma ele fez com esse pessoal preso,fez injustiça , jogou a mídia toca contra e não quer voltar atrás, inventou agiotagem para tentar justificaro erro dele. Nenhum que está preso tem algum homícidio, inventaram tudo até que o décio tinha feito jr bolinha ter nperdido franquia da coca-cola, isso aconteceu a 08 anos atrás. Tudo mentira , inventaram tudo para justificar.
    Forjaram inquéritos, mais a verdade vem a tona.
    Fora Secretário irresponsável forasteiro !!!!!!!!!!

  12. Quem tem responsabilidade pelas verbas publicas, o prefeito ou Glaucio?
    Desde quando agiota Pergunta ou quer saber de onde vem o pagamento?
    Ele quer é receber o que lhe devem, acho que se vem da Mae ou do pai do prefeito, a responsabilidade é do prefeito que é quem Diz de onde quer pagar
    Se um prefeito pede 100mil reais para um agiota e Alega que pagou 300mil em 4anos, sendo que o tal prefeito administra 4milhoes por mes, o que da 48 milhoes por anos e 192 milhoes nesses 4 anos.
    O Glaucio que faliu o municipio? Muito sinismo de prefeito corrupto!
    Muita cara de pau!!!
    Todas essas informacoes constam aqui na internet!
    Agora tirar Esse agiota pra cristo é querer Protger prefeito bandido!!!
    De pacovam o natim nao fala…

    Resp.: Seu argumento é reducionista, meu caro. Se os agiotas se mantivessem apenas no âmbito particular, emprestando dinheiro a quem estivesse querendo, e cobrando deste o pagamento,certamente nem seriam incomodados. O problema é que os agiotas começaram a ver nas verbas públicas um filão para arrancar mais dinheiro. Emprestavam a prefeitos durante a campanha e, caso eleito, o prefeito pagava com dinheiro púbico, criando licitações falsas apenas para o agiota receber. Foi aí que deu-se o problema, meu caro.

  13. Se “INVESTIGAR” direitinho não encontrarão nenhum culpado. Chegarão à conclusão de que os cheques são falsos e as respectivas assianturas também. Não duvide se cehgaram à conclusão de que esses documentos são obra do acaso, produzidos por FORÇAS OCULTAS.

    No Maranhão não existe nenhum prefeito LADRÃO. NENHUM…PODE ACREDITAR….

  14. Ouvi dizer que dessas 41 prefeituras, somente 09 Glaucio trabalhava, o restante são de outros agiotas “maiores” do Estado.
    Dizem que vai cair processo contra a Mirante e contra o Secretário.
    Isso na realidade foi um tiro no pé, pois pelo que eu saiba o priefeito e ex prefeitos de Olho D’agua das Cunhãs nunca nem trabalharam com Glaucio, e Aluísio que mentiu, vai responder por isso criminalmente.
    E aquele mercado que não foi construido, que foi mostrado pela mirante? Desde quando Glaucio trabalha com construção civil? Podem perguntar ao prefeito de Zé Doca que ele sabe que essa obra não era de Glaucio.
    NIXON é amigo de BANANA. Outro tiro no pé!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *