Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

O círculo vicioso do sistema de transportes em São Luís…

Ônibus sucateados quebram a todo momento nas ruas de SL

As empresas de transporte coletivo de São Luís não investem adequadamente no sistema, usando ônibus velhos,  sucateados e desconfortáveis.

Os motoristas também contribuem para o caos, não zelando pelos veículos que usam e se submetendo a todo tipo de decisão dos empresários.

Mas a prefeitura no geral – e Secretaria de Trânsito e Transporte, mais especificamente – também contribuem fortemente para a falência do sistema.

Quase 200 mil usuários andam de graça

Primeiro, por que não investe o necessário nas ruas e avenidas da cidade. Sem qualidade no asfalto, as empresas recuam na compra de ônibus novos, já que são rapidamente sucateados nas ruas esburacadas, sobretudo na periferia.

Além disso, os prefeitos vêm usando sistematicamente a gratuidade no transporte  público para fazer política. Prefeito após prefeito, nenhum deles tem coragem de atacar o problema de frente, estrangulando o sistema com transporte gratuito a quem deveria pagar.

Ruas esburacadas diminuem a vida útil dos veículos

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) tem a chance de corrigir este círculo vicioso – evitando dar gratuidade a quem não tem direit0 e cortando dos milhares que usam este benefício irregularmente.

Corrigindo as distorções, investindo no sistema e na pavimentação do corredor de transporte, a prefeitura poderá exigir mais qualidade no serviço das empresas, que, por sua vez, poderão exigir profissionais mais qualificados.

E todos ganham com isso…

Sair da versão mobile