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Só 28,65% dos usuários de ônibus pagam passagem em SL…

Apenas 28,65% das pessoas que usam o transporte coletivo em São Luís pagam efetivamente a sua passagem. Todos os demais usuários são beneficiados pela Prefeitura de São Luís com algum tipo de subsídio ou compensação.

Só os passageiros que andam de graça – cerca de 100 mil – representam 20,95% do total de usuários.

Além deles, há benefícios para estudantes (23,46%); e para o trabalhador que usa Vale-Transporte (26,94%).

Passageiros lotam ônibus em São Luís: pouco mais de 1/4 paga passagem

Os dados oficiais, nunca antes divulgados na imprensa, são do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), controlado pela prefeitura de São Luís – a que este blog teve acesso com exclusividade.

Os benefícios e gratuidades do sistema causaram um déficit entre o custo operacional das empresas e a receita do transporte da ordem de R$ 49,1 milhões em 2012.

O problema ocorre por que os descontos ou gratuidades nas passagens deveriam ser compensados pela prefeitura, que acaba não usando a Câmara de Compensação, gerando o déficit milionário às empresas que operam o sistema.

É com este déficit que elas precisam bancar salários de trabalhadores e custos sociais, além da renovação da frota, exigida pela prefeitura, que se recusa a conceder reajuste de passagem.

Leia mais:

O círculo vicioso do transporte em SL

Aumento de tarifas: Roberto Rocha reconhece…

É exatamente por isto que o sindicato anunciou, no início de abril, o colapso do sistema de transporte coletivo em São Luís.

O vice-prefeito Roberto Rocha (PSB) conheceu a realidade do sistema ainda em dezembro do ano passado, e admitiu, em entrevista ao jornal O EstadoMaranhão, a necessidade do reajuste das tarifas.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) se recusa a conceder o aumento com medo da repercussão negativa.

E acaba usando o transporte público para fazer política.

De uma forma ou de outra…

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