15

Pedro Meireles usa credibilidade da função de delegado para desacredtar denúncias contra ele…

Pedro Meireles e Décio Sá, em foto antiga

O delegado de Polícia Federal Pedro Meireles, último a depor hoje, nas oitivas das testemunhas de acusação do caso Décio Sá, fez questão de usar as prerrogativas e a credibilidade da função de delegado para desacreditar as denúncias contra ele.

Em depoimento ao juiz Márcio Brandão, da 1ª Vara do Tribunal do Juri, ele usou relatórios da Controladoria-Geral da União para revelar que o ex-prefeito Vagno Pereira, o Banga, de Serrano do Maranhão, havia desviado 96% dos recursos.

– Este relatório mostra que 96% dos recursos foram desviados.  Um documento como este mostra que uma denúncia de um ex-prefeito contra um delegado como eu, que faz as investigações sob conhecimento do superintendente, não pode ser levado em conta – foi o que disse Meireles, em linhas gerais, durante sua oitiva.

Aristides: último a falar com Décio

O delegado foi o único a depor com auxílio de documentos.

Ao juiz Márcio Brandão o delegado confirmou que a prisão de Banga, em uma de suas operações, se deu sem mandado.

– Foi em flagrante mesmo! – respondeu ele, lacônico.

O delegado disse ter sabido da morte do jornalista pelo Facebook, e foi ao local por curiosidade, ocasião em pôs a PF à disposição, depois de ter falado com o superintendente local.

Além de Pedro Meireles, também depôs hoje o ex-vice-prefeito de Barra do Corda, Aristides Milhomem, último a falar com Décio, por telefone, exatamente na hora dos disparos de Jhonatan de Souza.

Na semana que vem, começam as oitivas com as testemunhas arroladas pela defesa, a maioria policiais.

Só após estas audiências, serão ouvidos os acusados…

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. Não acho Deca, nada foi provado, o que não podemos é fazer um linchamento midiatico como o que estão querendo fazer com esses acusados.
    Aqui sao meras suposições, o delegado apresentou provas da CGU… E isso ainda é questionado? Até que ponto vocês vão? Acho que já esta havendo um certo exagero aí….
    E porque um prefeito que foi pego ROUBaNDo em flagrante esta tendo tanto credito?
    Sei não ein

  2. Marco,
    Todo mundo sabe que nesse escritorio era cobrada uma taxa de PROTEÇÃO PARA AS PREFEITURAS no valor de R$ 5.000,00 para terem a informação das operações da PF. Cerca de 150 prefeituras aderiram. Tem mais, o ex- Prefeito Banga não foi preso em São Luís porque estava em companhia do cunhado do ex de Cururupu, por isso o Banga foi preso numa estrada vicinal do municipio de Serrano. Não vamos misturar as coisas: ninguém está dizendo que não houve desvios em Serrano. Entretanto, a forma como foi processada a prisão é que precisa ser apurada e quais interesses estariam por trás de tudo.

  3. Esse prefeito tem muita credibilidade mesmo neh jornalista? Vc tava na folha em Serrano ?

  4. Marco, Então vc quer dizer que a documentação da CGU apontando os desvios de recurso e as escutas que ele mostrou ontem sao falsas??

    Resp.: Não sei. Não entrei neste mérito. A questão é: a documentação da CGU, sendo verdadeira ou não, não garante ao delegado agir sozinho. Para fazer uma prisão em flagrante era necessário que houvesse uma investigação, uma campana contra o prefeito – autorizada judicialmente e de conehcimento dos superiores dele. E segundo o prefeito, não houve. Ele chegou num carro descaracterizado, com apenas um agente ao lado. Se ele sabia que o prefeito iria sacar o dinehiro, tinha que está investigando. E se estava investigando, esta investigação tinha que ser oficial, de conhecimento dos órgbãso oficiais. E até agora ele não mostrou que eram. A CGU tem relatórios sobre vários prefeitos. Mas ninguém sai por aí predendo com base meramente nestes relatórios. É simples assim.

  5. Mas Marco, o prefeito ja vinha sendo monitorado, com autorização judicial, de forma que pra ser feita a prisão em flagrante, nao carece de mandado judicial, inclusive qualquer um do povo pode fazer, se fosse ilegal a prisão, o juiz nao a teria validado e Banga nao teria passado ais de trinta dias preso, nao concorda??

    • Nao existe nemhum processo de monitoramento registrado. Foi uma ação pessoal do delegado, segundo o prefeito. E o prefeito garante: Meirelea agiu em nomw de Gláucio.

  6. Todo mundo tem direito a usar de qualquer documentação para sua defesa, e se o prefeito roubou, tem que prender mesmo

    Resp.; Só não pode fazer uma campana extraoficial, né? Um campanha sem docuemntação da Superintência. Uma prisão por decisão própria e motivada por motivos outros, não acha?

  7. Ravilson, VAGABUNDO é esse delegado….o tempo vai mostrar quem é esse pilantra prepotente, e essa viveres de relatório de CGU é pra boi dormir, todo mundo sabe das relações dele com o comandantevda CGU…queria que ele explicasse era essa prisão em flagrante???!!! Esse cara é uma vergonha pra uma instituição como a PF!!!

  8. esse delegado prendeu o prefeito sem mandato e a mais de 10 km da cidade. foi na BR, ele estava somente com um agente de polícia. como é que pode ser flagrante? só mesmo para a quadrilha que é defende.

  9. Eh como é que pode ter credibilidade o depoimento de um prefeito vagabundo como esse!!

  10. esse delegado montou uma firma de vender remedios p prefeitos enrolados em nome da irmã dele. investiga

  11. A verdade tem que Aparecer… A Casa vai cair para os verdadeiros culpados!!!!

  12. Assim como tem policiais na defesa desses pilantras do bando de Glauciete Alencar ,tambem temos muitos mais policiais honestos e concios de que tem muita gente da PM na agiotagem,inclusive de alta patente.Um certo capeta Capita Fabio dava cobertura para o grupo,inclusive emprestandpo armas para amigos e por ultimo entrou nessa fria de fornecer a arma a matador de aluguel,Jonhatasete Sousete.Este ultimo banddido sanguinario eh defendido por advogados picaretas como pedrete que tem a cara metade metida ate o talo com desvios de recursos do INSS,pois ja foi presa pela Policia federal e cumpre pena em regime diferenciado com seu bando, em pedrinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *