31

A gravidade das declarações de Pedro Meireles…

http://www.jornalpequeno.com.br/dados/imagens/meireles%20e%20Ronaldo%20Ribeiro.png

Pedro Meireles e Ronaldo Ribeiro: amigos de infância

Pouca gente deu atenção, mas é grave a declaração do delegado federal Pedro Meireles à justiça, sobre a prisão, em 2011, do ex-prefeito de Serrano do Maranhão, Vagno Pereira, o Banga.

– Não! Foi em flagrante mesmo! – respondeu Meireles, à pergunta do juiz Márcio Brandão, que queria saber se havia  um mandado de prisão contra Banga.

O próprio Banga contou a história, com detalhes não revelados por Meireles, no dia 21 de agosto  de 2012, em entrevista à rádio Mirante, que teve trechos reproduzidos neste blog:

Eu não sei como eles conseguiram fazer essa armação e ele [Gláucio Alencar] com esse delegado Pedro [Meireles] conseguiram me prender, de um nada. Esse delegado me encontrou aqui na estrada, vindo de um povoado, e simplesmente me prendeu”.

Para justificar a investigação contra o ex-prefeito, e para descredibilizá-lo perante a Justiça, o delegado federal apresentou relatórios da Controladoria-Geral da União que apontariam desvios de 96% dos recursos da prefeitura de Serrano do Maranhão.

Mas desde quando o mero relatório da CGU embasa ações da Polícia Federal, sem os trâmites legais e necessários à investigação?

O que Banga diz é que foi preso em uma estrada de terra vindo para São Luís, sem mandado, sem nada. E acusa Meireles de ter agido em nome de Gláucio Alencar, após este, dias antes, ter pressionado o ex-prefeito a pagar dívidas feitas com a quadrilha pelo seu antecessor. (Relembre aqui)

Banga: acusador do delegado

Em outro trecho do depoimento à Justiça,  o delegado tentou usou a patente da Polícia Federal em comparação com o perfil de Banga. Em linhas gerais, foi como se dissesse: sou delegado, ele um ex-prefeito corrupto. Vão acreditar em quem?

Mas Meireles não é um delegado qualquer. É um delegado cuja própria namorada, à época, afirmou estar “todo enrolado” com Gláucio Alencar e Ronaldo Ribeiro, segundo gravações interceptadas pela polícia maranhense.

A mulher, de nome Andréa, disse, textualmente: Ronaldo, me desculpe, mas eu acredito que tenha feito. A minha surpresa é que eu não imaginava que ele fosse capaz de fazer isso, mas me desculpe, você, Pedro… Ninguém me engana que vocês todos estão enrolados. (Releia a íntegra aqui)

Meireles diz que agiu contra Banga com o conhecimento dos seus superiores hierárquicos.

É preciso que o superintendente da Polícia Federal, Cristiano Sampaio, venha a público confirmar a história do subordinado.

Até para evitar que  a PF seja acusada de corporativismo.

A mesma PF que diz investigar Meireles há um ano, sobre envolvimento dele com a quadrilha de Gláucio Alencar,  sem nada ter encontrado contra ele…

Desaviso 1: Pedro Meireles representou o titular deste blog no Ministério Público Federal, pela foto publicada acima, tirada em lugar público, e com personagens públicos.
Desaviso 2: Da foto original em questão, de autoria do repórter fotográfico Bine Morais (O EstadoMaranhão), consta também o controlador-geral da União no Maranhão, Roberto Viegas, parceiro do delegado em várias operações contra prefeitos.

Marco Aurélio D'Eça

31 Comments

  1. Marco essa Tânia é advogada de Pedro Meireles????!!!!!! Tânia te toca….Marco critica gente realmente influente, vai ter medo de um delegadozinho bandido??!!!

  2. A serpente foi inoculada com seu próprio veneno. Este “delegado” em seu afã midiático, propósitos inconfessáveis e sem nenhum escrúpulo, o Torquemada de banania, o grande Inquisidor jogou em sua fogueira inquisitorial pessoas inocentes para satisfazer aos seus sequazes. Como é bom ve-lo sendo desconstruido pela verdade!

  3. Daqui há alguns dias talvez a verdade sobre esse crime venha a tona, Só sei que parte dela compreende, Um figurão da Construção Civil,Genro de Senador por acaso é AGIOTA e outro Figurão que também é da construção Civil em grande Dimensão.É só investigar que a verdade aparece, Os peixes são Graúdos e Décio não era a unica vitima, o problema é que a repercussão do crime foi alta e em Rede

  4. Andrade, você esqueceu de incluir nesse grupo, o Dr.machado, irmão do Valdenor, que foi advogado do banga, e orientador do PESTANA, que levou Cururupu ao estado de miséria que se encontra hoje, o carro que ele anda, foi pago com dinheiro da secretaria de saúde de Cururupu, e como se não bastace, hoje ele é assessor do Promotor de Cururupu, e vive pedindo dinheiro aos traficantes que estão presos , para dar pareceres favoráveis, um verdadeira vergonha para o MP.

  5. Querem distorcer a todo custo o que o delegado falou e provou, se esse prefeito estivesse inocente não teria ficado 30 dias preso por conta desse flagrante, o juis federal teria soltado na hora. Deça procure a verdade e não o que vc gostaria que fosse, essa raiva que vc tem do delegado por ele ter representado contra ti está te levando à loucura, deixa de devaneios – prisão particular – isso seria sequestro, o prefeito corrupto foi pego em flagrante delito, o delegado não estava só, trabalha em equipe, sai com uma ordem de missão assinada pelo superior, no mínimo estavam monitorando esse Banga, procura saber detalhes da história para depois não ter que responder outra representação na Justiça Federal

  6. É fundamental saber se tem ou não banco em Serrano. Se tiver o prefeito erroue se não tiver o delegado errou.

  7. Eu só queria que este me esclarecesse qual o flagrante que ele deu no prefeito. Prender alguém em uma estrada de terra e alegar flagrante em crime de corrupção por desvio de verba baseado em relatório do CGU. Ora, delegado, então a sua lista de prefeitos detidos em flagrante deveria ter sido bem maior. Quantos prefeitos em flagrante sem ordem judicial o senhor prendeu ao longo de sua carreira? Ou me diga outro episódio desse no resto do país. Acho que o caso tem que chegar a cúpula da PF e ter mesmo aqui uma intervenção para se apurar verdadeiramente esse fato dentro dessa corporação. Tá difícil engolir essa.

  8. Alguém aí conhece aquele ditado… “Matou e foi no velório”???

  9. Prisão pessoal? Meu amigo voce já não esta forcando a barra não?
    Meu caro, isso é ridículo!
    Os documentos da federal não serve?
    Deca, vocês estão parecendo desesperados a todo custo provar uma coisa que não existe

  10. O PIOR É QUE O BANGA NÃO CONTOU NEM A METADE DO SABE. MAS FEZ ISSO A PEDIDO DOS AMIGOS DELE, COMO ATUAL PREFEITO DE CURURUPU, O ATUAL SECRETÁRIO DE OBRAS O QUE COM A MULHER QUEBRARAM A SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CURURUPU, QUE ATÉ EMPRÉSTIMO CONSIGNADO NA CAIXA FEZ SEM SER FUNCIONÁRIO.
    O BANGA PODE ATÉ SER BANDIDO COMO QUER O PEDRO MEIRELES, MAS SER POLÍCIA FEDERAL BANDIDO, É O CAOS.
    NESSE CASO ERA PARA ESTAR PRESO JUNTO COM OS AGIOTAS ERA O BANGA, O PEDRO MEIRELES, RONALDO RIBEIRO, JUNIOR FRANCO, VALDENOR RAMOS, LEOCADIO RODRIGUES, WALBER PINTO, QUE AGORA É PARCEIRO DE JUNIOR FRANCO E VALDENOR.
    NESSE ROL DE DESONESTOS TAMBÉM DEVERIA ESTAR PRESO ERA O ATUAL VECE-PREFEITO DE BACURI, QUE É SÓCIO DO MANHINHO, NAS EMPRESA MAJESTADE QUE FOI AGRACIADA COM VÁRIOS CONTRATOS MILIONÁRIOS EM CURURUPU, COMO O DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO, QUADRAS POLIESPORTIVAS COM LICITAÇÕES DIRIGIDAS E MANIPULADAS POR VALDENOR RAMOS.
    O DELEGADO PEDRO MEIRELLES SABE DE TUDO ISSO, PORQUE ESSA PAUTAS ELES SEMPRE DISCUTIAM.
    SERIA BOM SE O BANGA FALASSE MAIS, MAS FOI COMPRADO POR JUNIOR FRANCO E VALDENOR RAMOS.

  11. Marcos,
    Em Serrano não tem banco, portanto o dinheiro tem que ser transportado em espécie mesmo, saca-se em Cururupu e leva-se para Serrano. Pergunta par esses defensores acima se eles conhecem ” flagrante forjado”.

  12. Quer dizer agora que prisão ein flagrante não cola mais?
    Aí gente, quanta ignorância

    Resp.: prisão em flagrante pode. Mas prisão pessoal, não.

  13. O delegado Pedro Meireles apenas cumpriu sua função institucional. O prefeito corrupto tenta inverter as coisas.

  14. Com essa, o Sr. presta um grande serviço ao Maranhão.
    Parabéns. Só não consigo entender como é que o sujeito é interrogado numa audiência e os interrogadores deixam passar uma asneira dessa. Incompetência ou falta de vontade? As duas coisas?

  15. Mas a questão de fundo é: quem acusa, precisa demonstrar e provar sua tese/argumentação…e isso não guarda muita relação com a “verdadeira” verdade. De toda sorte, não é dado a ninguém o direito de apontar sem fundamento, pois estará sujeito aos reclamos do outro por ter sido ofendido injustamente. Gostemos ou não, é assim que funciona a lógica judiciária. Grato.

  16. pelo que se vê, e pelo que todos estão vendo, este delegado está sem culpa, penso que vai ser difícil provar alguma coisa contra ele

  17. 100% envolvido!
    Ja usou o nome da PF para muitos beneficios pessoais…
    Tai otario, segura agora!

  18. Marco,
    Quando da entrevista do Banga, o então candidato Junior Franco foi até a casa dele na rua Getulio Vargas, centro de Cururupu dá pressão para que o Banga ficasse calado, prometendo mundos e fundos. O pai do Banga, tem um comércio em frente ao mercado de peixe de Cururupu, pode comprovar o que estou escrevendo. Vá entrevistá-lo para você saber da verdade. Espero até que não desapareçam com ele.

  19. MARCO SE FOSSE UM DA CIVIL JA ESTARIA PRESO COM TODA CERTEZA,MAIS ATE NA FEDERAL TALVEZ EXISTA PROTECAO PARA COM OS SEUS. ESSE DELEGADO VIVIA NA CASA DO GLAUCIO,NA CASA NAO,DIGO APARTAMENTO BEM ENFRENTE A PRAIA DA LITORANEA. O POVO FALA QUE ELE TEM UMA IRMA QUE FORNECE MEDICAMENTOS PARA ALGUMAS PREFEITURAS,NAO SEI SE E VERDADE MAIS SERIA CONVENIENTE VERIFICAR. LEMBRO QUE QUANDO O EX DELEGADO STENIO MENDONCA MORREU,A POLICIA,A IMPRENSA E A JUSTICA CAIRAM EM CIMA DO DELEGADO PINHEIRO. JUSTAMENTE PORQUE JOAQUIM LAURIXTO ERA AMIGO DELE,AI E QUE FICA ENGRACADO POIS QUANDO STENIO MORREU A POLICIA ABRIU LOGO PROCESSO ADMINISTRATIVO E COLOCARAM O DELEGADO PRA RUA. QUANDO A POUCO TEMPO ATRAS O DELEGADO PINHEIRO FOI A JURI E O ABSOLVERAM,MAIS O QUE EU QUERO DIZER COM ISSO E QUE A POLICIA CIVIL NAO AGIU COM MALANDRAGEM POIS DE QUALQUER FORMA COLOCARAM O DELEGADO PRA RUA,E AGORA EU QUERO VER A FEDERAL AGIR COM SERIEDADE NESSE CASO.

  20. Acredito na inocência desse cidadão, assim como acredito, no papai noel, duendes, fada do dente e etc.

  21. Vamos ver no que vai dar, mas de ante-mão te falo, não vai dar em nda! Segundo o superintendente da PF ele esta sendo investigado internamente ai vem a pergunta…Será que na PF rola CORPORATIVISMO?….hãn!!!

  22. Todos sabem a verdade, Pedro Meireles esta envolvido com a quadrilha de Glaucio e Ronaldo….podem ate estarem tendo dificuldade para provar , mais que esse delegadozinho é um corrupto, e fazia parte da quadrilha o Maranhão todo sabe…e delegado de PF não é patente de honestidade.

  23. Esta de parabens pela a máteria,quando vc quer vc consegue fazer as coisas da forma correta.

  24. É em momentos como esse que percebe-se a diferença entre jornalista e “jornalista. Blogueiro e “blogueiro”.

    Blogueiros fzem como vc sempre faz: apresenta fatos e argumentações lógicas. “Blogueiros” publicam apenas o que lhes convém. Não estão nem aí se estão caluindo ou difamando.

    Ponto pra você, meu caro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *