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Quem anda de graça nos ônibus de São Luís…

Idosos aguardam para tomar ônibus: gratuidade

Onze categorias de cidadãos em São Luís têm o direito, adquirido por lei, de viajar de graça no transporte coletivo de São Luís.

A lista inclui desde idosos acima de 65 anos até estudantes com necessidades especiais.

A gratuidade beneficia 20,95% das 700 mil pessoas que utilizam ônibus diariamente na capital maranhense, segundo dados Sistema de Bilhetagem Automática (SBA).

Fraudes são comuns no dia-dia

A maioria das leis são municipais, aprovadas pela Câmara Municipal e sancionadas pelo prefeito de plantão. Mas há também leis federais que beneficiam certas categorias de profissionais.

A maioria dos beneficiários de gratuidade é formada por idosos acima de 65 anos, que representam 66,62% do total.

Mas quem tem algum tipo de necessidade mental, visual ou motora, também pode andar de graça no transporte coletivo.

A Lei 3.733, por exemplo, garante a gratuidade aos portadores do vírus HIV.

As fraudes multiplicam este número, já que a prefeitura, responsável pela fiscalização, dá de ombros para o problema.

E o caos se firma no transporte de São Luís…

 

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Bicho, outro texto defendendo os pobres coitados dos empresarios de transporte. O pior é q tem gente tola q acredita nessas asneiras. 1 – empresarios de transporte tem lucro crescente e nao investem pra q esse lucro seja maior

  2. Marcos, a questão é séria e precisa ser debatida com transparência… Não é justo que um pobre desempregado seja obrigado a pagar passagem enquanto alguém que tem renda fique isento de contribuir, assim como acontece com deficientes, enfermos, idosos aposentados, agentes das forças de segurança etc, etc…
    Se todos contribuíssem, a Capital não teria uma das tarifas mais caras do País e não estaríamos passando pro esse grave problema, que engessa toda e qualquer tentativa para fazer funcionar um sistema de transporte público descente.
    O jovem Prefeito tem tomar medidas drásticas e acabar com essas farra, que há décadas vem atrapalhando a implantação e o desenvolvimento de um sistema de transporte público que atenda às necessidade da população, criada por político sem escrúpulos com o fim de se fazer passar por “bonzinho” perante a opinião pública “fazendo continência com o chapéu alheio”.
    Chegou a hora de se passar essa estória a limpo e a população ser informada das reais causas dessa problemática, que assola a vida de todos nós.
    Parabéns por trazer essas informações ao conhecimento público e promover os esclarecimentos necessários para as pessoas formarem uma opinião sobra a gravidade da situação, que ficou insustentável, e se medidas urgentes não forem tomadas, o caos se instalará de vez.
    Parabéns e obrigado, confesso desconhecer essa triste e vergonhosa realidade.

  3. Marco Dessa esse ae deve ser alguem ou uma secretaria de bigode defendendo o pouco caso que a prefeitura faz com as necessidades basicas da populaçao que fica sem onibus.

  4. A cidade teria um melhor sistema de transporte se não fosse essa defasagem que a prefeitura impõe às empresas com esse tanto de gratuidades, e quem paga somos nós que aguentamos carros velhos, buracos e a prefeitura não esta nem ai.

  5. O prefeito tem que observar essa gratuidade que esta muito alta por que na época da greve pelo jeito é o pessoal da gratuidade que fica protestando enquanto o resto ta trabalhando, por isso o prefeito tem que dar jeito nessa gratuidade pra ver se os empresarios conseguem ônibus novos

  6. Marco,
    Sinceramente a causa do péssimo serviços prestados pelo setor de transporte decorre principalmente pela má gestão dos empresarios do ramo. Até agora suas poderações não me conveceram.
    Um abraço

  7. Sarará deH, vc é um leviano, que se comporta de maneira negligente, é omisso por não citar também o governo do Estado, que oferece gratuidade aos seus funcionários estatutários após se aposentarem. Mas isto não sai de graça não!.
    Uma coisa que daria mais credibilidade, nestas tuas informações, seria bom que citasse as fontes que te fornecem estes percentuais, partindo de ti, não tem nenhuma validade, já que, não és estatístico, matemático ou economista. Te toca!!!

    Resp.; Meu caro, a fonte está citada no próprio texto. Não sabe ler? Pede pra quem lê pra ti te injformar melhor. Os dados são do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), que é controlado pela própria prefeitura. Está lá, claríssimo, no texto. Mas só pra quem sabe ler.

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