23

A capacidade do governo de desgastar a si mesmo…

Movimento ndos professores marca posição, sem agressividade

É impressionante como o Governo do Estado consegue ampliar qualquer desgaste que sofre na opinião pública produzidos por questões que seriam resolvidas com simples gestos.

A greve dos professores pela implantação do estatuto da categoria é uma dessas questões.

Há semanas o governo manda o documento-base de um lado para outro, de secretaria em secretaria, sem uma definição de quando será encaminhado à Assembleia.

Uma trocentas vezes já foi anunciado que o texto seguiria para a Assembleia. E nada de chegar à Casa.

Reuniões se sucedem, sem definição

E a greve vai desgastando o governo dia após dia.

A bem da verdade, os professores parecem nem estar interessados na greve. O que eles querem é o Estatuto.

Tanto que o movimento é pacifico, ordeiro, sem maiores manifestações e sem a agressividade de outros tempos.

Mas a letargia e a dificuldade do governo em chegar a um ponto pacífico com a categoria faz com que a oposição na Assembleia Legislativa explore diariamente o assunto, que repercute nas redes sociais e na imprensa.

Para um governo que sonha eleger o sucessor nas eleições de 2014, atitudes como esta não parecem inteligentes.

Demonstra, inclusive, desinteresse eleitoral…

Marco Aurélio D'Eça

23 Comments

  1. Júlio França, TAMBÉM sou professor do PROJOVEM URBANO. Estou admirado com a coragem do Marco Aurélio em publicar este artigo. Aproveita meu amigo e cobra uma solução do Secretário João Abreu em relação ao PROJOVEM

  2. Concordo plenamente com o presente artigo. Uma prova dessa prática é o descaso com os professores do Projovem Urbano que estão desde 2010 com salários atrasados. São mais de 300 profissionais em 14 municípios nessa situação e o Governo do Estado inerte à questão. Vamos ver em 2014 a repercussão disso.

  3. Esse governo já extinguiu-se faz tempo. A governadora encontra-se perdidamente mergulhada na campanha de 2014, vendo a eleição de seu pupilo naufragar e luta pra ver se consegue ao menos salvar sua vaga ao Senado que também parece estar difícil. Resultado, não sabe se governa ou se faz campanha. E como toda monarca não gosta de delegar poderes, a coisa vai aos trancos. Com isso, a Oposição mesmo aos solavancos, vai gostando do que ver e quando o velho Caramuru se der conta, babau. Parabenizo o blogueiro pelo acesso de lucidez.

  4. A letargia é do Secretário de Educação Pedro Fernandes. Parece que a greve é de outro orgão e não da Educação. Alguem já ouviu alguma manifestação do Secretário sobre a greve?

  5. PARABENS PELO COMENTARIO E TANTO DESGASTE POR
    POUCO ESSE É O PAIS DE MACUNAIMA…MAIS TODO POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE…SER OU NÃO SER
    EIS A QUESTÃO…

  6. Finalmente, o bom senso prevaleceu. É um avanço tecer comentários sobre o movimento de trabalhadores da educação fazendo uso de uma retórica, onde a ética é a tônica. Você foi correto quando enfatiza que nem é da vontade do professor fazer greve, até porque greve cansa tanto fisicamente, como emocionalmente. Eu particularmente acredito que não é do desejo de nenhum trabalhador ir para as ruas reivindicar nada. O desrespeito aos direitos de uma classe é que obriga esta a fazer uso da greve, como instrumento de luta.

  7. É um surto, escapou um pouco de vc mesmo, entendo como é difícil tentar remar como a maré. só precisa de um post seu por mês com esse nível parabéns.

  8. Tú “indoidou” de vez, sabe que vai pegar uns puxões de orelha, por este post, mas fala o que está preso no teu ego. Quer dar uma de independente mas não é. Depois vai ficar chorando pelo cantos, dizendo que filho de pobre não tem sorte, rsrsrs.

  9. GOVERNO INCOMPETENTE E DESQUALIFICADO PARA, LIDAR COM A EDUCAÇÃO, BASTA VER A REPERCUSSÃO QUE TEVE O BATE BOCA DE ROSEANA SARNEY COM UM ESTUDANTE EM GOV EDSON LOBÃO.

  10. É, Marco, enquanto essa letargia continua, outros estudantes ainda vão aparecer no caminho da governadora…

  11. Cara, você acabou de subir um degrauzinho no meu conceito, uma crítica fundamentada, fugindo à regra que é a de defesa incondicional. Assino embaixo de seu post e acrescentaria mais algumas coisas, no entanto ja acho uma avanço e tanto poder ter lido este texto aqui em seu blog.

  12. Já que o assunto é educação ‘seu’ Marco, que estudante é esse que teve a coragem de enfrentar a governadora, que ousou confrontar com visão crítica a realidade do ensino público no estado diante da mandatária maranhense. Sem argumentos, Roseana joga todas as mazelas do setor educacional nas costas dos professores. Após esse desmantelo deve-se imaginar as palavras ‘carinhosas’ da governadora para seus assessores e auxiliares. Têm neguinho até agora com o ‘couro’ ardendo.

  13. Você disse tudo, você escolheu a palavra certa: “letargia”. Essa é a marca do melhor governo da vida de Roseana Sarney.

  14. EM RIBAMAR NO COLEGIO DR. JOSE SILVA QUE E MUNICIPAL, ALUNO PULA O MURO DO COLEGIO SOBE NO POSTE, EM RISCO DE MORRER, PASSA PARA AS RESIDÊNCIA FAZENDO GOTEIRA PARA PEGAR PAGAGAIO, SEM NENHUM CONHECIMENTO DA DIRETORA, TAMBEM COITADA NÃO TEM VIGIA, GIL CUTRIM E POR ISSO QUE A NOTA DO IDEB EM RIBAMAR E BAIXA.

  15. O pior que a governadora está mexendo com uma classe muita unida e com um forte sindicato, e que é, uma grande formadora de opinião pública.
    Ao invés de tentar resolver as arestas pro estatuto do educador, ela prefere discutir com aluno em palanque, já viu a repercussão que deu essa história? Ela só tem a perder com isso tudo.

  16. Parece que algumas coisas passam desapercebidas por todos.
    Se está negociando até antes da greve, pq a greve?
    Pelo que tenho acompanhado a demora tem sido do próprio sindicato que acordou um documento cheio de erros graves que o próprio governo teve que consertar.

  17. “Sem a agressividade de outros tempos..” É, em outros tempos o Sistema Mirante estimulava a violência contra o Governo Jackson Lago e tinha uma meia dúzia na categoria pra fazer o jogo da oligarquia. A mascara deles caiu!! Uma suposta esquerda a serviço da direitona!!!
    P Tate

  18. A verdade, meu caro, é que educação nunca foi prioridade para a oligarquia, seja porque seus próceres e herdeiros não necessitam de uma educação pública de qualidade, seja pelo fato de se utilizarem do sucateamento da educação para se perpetuarem no poder. Contudo, o mesmo poder que oprime e mantém o povo nas trevas serve de combustível para a independência.

  19. Na realidade o professor só vai TER uma merreca de aumento de R$100,00 e mais nadica.Enquanto esses gestores, berinjela,Fabete Godin e direção do Siproesemma não estão nem aí para a aproximação do ENEM.Uma vergonha caro D`eça.Até o promotor vedetao da educação está fazendo corpo mole.Isso pode!!!

  20. Não é so a educação meu querido marco deça, a cultura em geral está muito triste com a governadora, o são joão esse ano vai ser so do dia 21 a 29 de junho pelo governo do estado, isso pq juntamente com o marafolia que agora é pororoca também juntamente com a secretaria de estado da cultura, trarão shows de elba ramalho, alceu valença e outros . porque não fazem isso para o mes de julho (ferias), justamente na festança mais linda que temos…. A revolta é geral….. ou seja dimuiu os dias das festas juninas. Só aqui mesmo que a essa falta de respeito com nossa cultura. Em campina Grande, Fortaleza e outros estados a sua cultural local é que manda. Seria bom um artigo sobre isso também.

  21. Essa letargia sindical demonstra o poder de fogo que a mirante representou no Gov. Jackson Lago, quando inflamou o movimento e a falta de moral de um sindicato vendido que aceita acordo com o governo agora, mesmo tendo as mesmas necessidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *