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Problemas modernos, desenvolvimento arcaico

São Luís é uma cidade, digamos, peculiar.

Uma ilha, com a quantidade de habitantes suficiente para ser considerada metrópole.

Arborizada, litorânea e pequena, era para ser uma metrópole realmente desenvolvida.

Mas de “moderno” só os problemas.

Engarrafamentos quilométricos nos fazem pensar se daqui há alguns anos estaremos no sistema de rodízio de veículos, igual a grande São Paulo, tamanho o congestionamento.

Enquanto, por outro lado, possuímos apenas um meio de transporte: o ônibus.

Que, ainda por cima, é sucateado, de péssima qualidade.

O asfalto então, pior ainda. Cada vez mais, a malha viária da cidade piora, derrete literalmente com o tempo.

Uma cidade que tinha tudo para ser boa de viver em termos de modernidade.

Mas, por enquanto, não é.

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Pertinente e real o post. Semana passada estive em Fortaleza, como aliás faço de vez em quando, para visitar parentes e usufruir do que a cidae oferece. Fico com inveja de ver tantas obras realizadas e que estão sendo, principalmente quanto ao transito/tráfego; avenidas alargadas, pistas de estradas duplicadas, construção de viadutos etc e enquanto isso, aqui, nada é feito; só muita briga entre prefeitura e governo do estado. Durante os dias que passei em Fortaleza, não ví uma batida de carro mas aqui, ao chegar, do aeroporto ao Renascença, ví uma na Africanos e outra na Ponte do São Francisco; uma lástima pois, gastei uma hora entre aquela capital e a nossa mas, do aeroporto até em casa, 1 hora e 10 minutos… É mole?

  2. Discordo do blogueiro em muitos pontos, mas o texto é o resumo do que acontece em nossa amada São Luís, que tem um potencial enorme, mas só anda para trás…

  3. Esqueceu só de falar que ainda tem trabalho escravo. Realmente parou no tempo.

  4. É MARCO, PRA TU VER, NÃO É SÓ SÃO LUIS NÃO, É O ESTADO TODO, SÃO 50 ANOS DE DESMANDO DESSA FAMILIA QUE SÓ FEZ ENRIQUECER E O ESTADO EMPOBRECER, É O PIOR ESTADO DO BRASIL, SEGUNDO O IBGE É O MAIS ATRAZADO EM TUDO, ENQUANTO ISSO A GOVERNADORA ANDA DE HELICÓPTERO DANDO TCHAU POBREZA PARA A POPULAÇÃO DO INTERIOR, ALÉM DE TUDO AINDA HUMILHA OS POBRES DO INTERIOR, DIZEM QUE QUANDO ELA ENTRA O HELICÓPTERO ELA LAVA AS MÃOS COM ALCOOL COM NOJO DO POVO, DIZEM QUE ELA SÓ TOMA AGUA IMPORTADA, ATÉ AGORA NINGUEM VIU ELA TOMANDO ÁGUA NESTAS VIAGENS, EM LUGAR NENHUM, SÓ TOMA QUANDO CHEGA NO HELICÓPTERO, ENQUANTO ISSO O ESTADO AFUNDA AINDA MAIS.

  5. Olá, Marco D’ Eça.
    No Maranhão, é difícil se exercer a cidadania. Quando se faz uma crítica, ou se é do grupo Sarney, ou se é da oposição. Nunca se é visto como cidadão, como quem quer contribuir para uma cidade melhor. Mesmo assim, vou considerar. Estive em Curitiba. Embora com recursos para andar de táxi, só o utilizei uma vez. O transporte coletivo é tão bom que não se justifica o uso do automóvel, ao contrário de São Luís. No que diz respeito à aquisição de alimentos, quanta diferença das feiras de São Luís, notadamente as da Cidade Operária, Cohab, João Paulo etc. etc. etc. Fora daqui a feira, então, é o lugar de adquirir qualidade de vida. Em São Luís é lugar de doença: esgoto a céu aberto, ratos, moscas, alimentos sem higiene. Neste particular irresponsáveis também são o Ministério Público e a Vigilância Sanitária. Por fim, a praça Deodoro. Como pode se reconstruir gastando uma fortuna uma biblioteca como a Benedito Leite e permitir, diante dela, a praça Deodoro, coisa da Idade Média, barracas de lona, urina fezes etc. etc. etc. Se nos conformarmos com esta cidade é porque nós a merecemos.

  6. O Maranhão é um estado, digamos, peculiar.
    Um estado que tem tudo para ser o celeiroa do Nordeste, daqui deveriam partir centenas de caminhões para alimentar o Piauí, o Ceará, Pernambuco, Bahia , que sofrem gravemente o efeito das secas, mas ao contrario é de lá que recebemos quase tudo o que chega na Ceasa, uma tristeza.

  7. Realmente, aqui só os problemas é que são de metrópole. Como o sistema de venda casada em quase todas as concessionarias de veículos de São Luís. A Pegeout (Rivoli), Renault (Entreposto) e Hyundai estão vendendo veículos e condicionando a entrega dos mesmos ao emplacamento total feito na empresa. A Hyundai sequer paga o IPVA. As demais “dão” o IPVA 2013 e o restante das “taxas” são pagas pelos cliente. O problema é que quando se faz a simulação no Detran, o valor é a metade do cobrado nas concessionárias. Um veículo de 34.500,00 na simulação feita no site do DETRAN sai por 860,00 e na Hyunday eles cobram 1.350,00. O MP do Consumidor – Drª Lítia Cavalcante precisa averiguar a denúncia e tomar providências.

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