38

A farsa chamada Jhonatan de Souza…

Jhonatan empunhando a arma: sem cacoete

A cúpula da Segurança Pública maranhense pode morrer de ódio, mas a história contada à Justiça pelo “bandidin” Jhonatan de Souza,  assassino confesso e Décio Sá, é bem mais verossímil que a versão apresentada ano passado pela polícia.

A imagem de assassino serial, frio e calculista, destemido, serviu apenas aos interesses midiáticos da Rede Globo e companhia – e atendeu também ao interesses da polícia, que precisava criar uma elucidação espetaculosa para a morte do jornalista.

Mas não condiz com o perfil mosrtrado pelo próprio assassino ao longo das investigações.

Este blog sempre questionou a imagem de serial killer criada pela polícia para Jhonatan de Souza. Ninguém mata “cerca de 50 pessoas”, como disse o secretário Aluísio Mendes, sem que nenhum inquérito tenha sido aberto e sem que nenhuma família tenha se apresentado para reclamar os supostos corpos.

O próprio Jhonatan tratou de desfazer este mito  midiático em depoimento ao juiz da 1ª Vara do Tribunal do Juri.

Jhonatan em, entrevista à Globo: popstar

O assassino do Pará é apenas um bandido chinfrin, capaz de qualquer negócio em troca de uns trocados. Assaltaria banco, roubaria velhinhas ou venderia drogas simplesmente por que é um bandido sem ofício definido.

E foi o que fez para Júnior Bolinha: matou Décio e Fábio Brasil esperando receber o dinheiro prometido. Antes destas mortes, apenas uma assassinato, em uma briga de bar em Santa Inês.

Analisada com olhar frio, a história de Jhonatan contada pela Polícia, apesar de floreada pelo tempero de Aluísio Mendes, é muito mais a de um amador no ofício de matar. Os furos deixados pelo assassino  não condizem com o perfil de um bandido experiente, já acostumado a fazer o que o secretário disse que ele fez.

Nenhum matador corre os riscos que ele correu, se expondo da maneira como se expôs, em frente à casa da vítima, conversando com flanelinhas e se expondo, à luz do dia, em frente ao trabalho de quem iria matar.

Jhonatan na praia coma polícia: sorisso cínico e água de côco

Atrapalhado e bisonho, o assassino deixou cair o carregador da arma, ainda cheio de balas. Depois, enterrou a arma em uma cova rasa, há menos de 200 metros do local do crime – e bem próximo do próprio carregador, como se quisesse ser descoberto.

Sem falar no fato ainda inexplicado de ter perdido Décio Sá e saído de bar em bar na Litorânea, em busca de seu alvo.

História pra boi dormir.

A partir daí, a farsa de Jhonatan de Souza é ainda mais fantasiosa, supostamente contada em depoimento à polícia: depois da execução, ele andou a pé, sem camisa, até a curva do 90, no Vinhais. E, mesmo assim, conseguiu pegar um taxi, que o levou ao ferry boat, por onde fugiu.

Que taxista maluco iria dar parada a um homem sem camisa e descalço em plena madrugada de iníocio de semana?

Ainda mais bisonha é a história de que o matador voltou a São Luís para receber o restante do “pagamento”. E enquanto aguardava, se juntou a outros bandidos, praticando pequenos roubos e traficando drogas em São Luís, assim, comos e nada tivese acontecido – até ser preso, quando resolveu contar tudo à polícia. Tintim, por tintim.

Esta é a farsa de Jhonatan Souza, o serial killer da Secretaria de Segurança maranhense.

Que virou pó, literamente, na fase judicial do caso Décio…

 

 

 

 

 

 

 

 

Marco Aurélio D'Eça

38 Comments

  1. assim sei q vou se criticada e chamada de louca.mais eu achei ele muito lindo.mais isso não muda o fato dele ser bandido

  2. Esse cara ele não é profissional, mas é um psicopata, em Xinguara ele já assassinou várias pessoas, inclusive um ele degolou a cabeça e tanto, que ele está respondendo por 02 homicídios (manassés e washigton) fora a chacina que ele praticou matando cinco pessoas – também está respondendo na comarca de Xinguara-PA.

  3. Parabéns pela reflexão postada. As vezes me questiono o que faz uma pessoa criar um cenário falso com tantos detalhes, será infantilidade? doença? despreparo? E daí surge a insegurança que estamos vivendo, a governadora falou que, caso o Secretário Aluisio tivesse manipulado o inquérito para incriminar o deputado e todos os outros ela iria demiti-lo e até agora nenhum sinal, muito pelo contrário, a mirante se calou e acredita que o povo é burro, ignorante ao ponto de não saber que “se calando” tudo passa e ele, secretário despreparado, irresponsável continua fazendo de conta que entende do que é trabalhar… é uma pena….é uma vergonha….em quem a gente vai acreditar: na polícia? Estava aqui pensando que uma vez li uma reportagem em que o Deputado Cutrim falava de um primo de Jhonatan que estava preso na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículo, o que foi investigado sobre isso? Estamos sem segurança, o governo teme, não sei a que, a demissão do Secretário Aluisio e a sociedade daqui sentindo nojo, repudiando ser subestimada e querendo saber o que vai acontecer com os três delegados que estão envolvidos com o Secretário nesse cenário encantador de brincadeiras infantis…..

  4. D´Eça, o contraditório serve para isso mesmo: confrontar versões. Os juízes não são idiotas e muito menos o povo. Nunca achei conveniente misturar a apuração de crime de agiotagem com o assassinato do jornalista.

  5. SE NA PMMA FOSSE UMA CONSTRUÇÃO CIVIL O SD SERIA SERVENTE DE PEDREIRO…

    VEJAM AONDE EU QUERO CHEGAR, NA PCPI ESTÁ EM GREVE COM UM MOVIMENTO CHAMADO POLÍCIA LEGAL, E LÁ ADOTARAM UMA MEDIDA INTERESSANTE,O CIDADÃO AO FAZER UMA B.O NA DELEGACIA TEM Q TB FALAR COM O DELEGADO, PQ NO GERAL O CIDADÃO FAZ O B.O E VAI EMBORA, MAIS É OBRIGAÇÃO O DELEGADO OUVIR O CIDADÃO PARA MELHORA O INQUÉRITO, OS AGENTES NÃO FAZEM MAIS B.O SE NÃO TIVEREM DELEGADO NA DELEGACIA.

    NA PMMA TB DEVERIA ADOTAR ESSA MEDIDA, O PRAÇA QUANDO FOSSE ENTREGA O PRESO NA DELEGACIA DEVERIA EXIGIR A PRESENÇA DO OFICIAL DO DIA O QUEM FOR; PQ O PRAÇA SUB-ENTENDE Q SÓ TEM ENSINO MÉDIO NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA FAZER UM B.O, O PRAÇA JAMAIS PODERIA FAZER UM B.O SERIA ATÉ DESVIO DE FUNÇÃO, O PRAÇA ESTÁ MAIS PARA SERVIÇO GERAIS Q OPERADOR DO DIREITO.
    JÁ O OFICIAL Q DEVERIA ENTREGAR O PRESO NA DELEGACIA TEM CURSO SUPERIOR É PREPARADO, GANHA BEM E NÃO FAZ NADA, PRINCIPALMENTE NO INTERIOR Q OFICIAL É REI.

  6. Não é a primeira vez que o secretário apresenta um bandidinho qualquer como autor de mais de 40 mortes. É a terceira! pior é que ele acredita nas “estórias” que ele cria. Somente ele.

  7. A melhor materia que eu já li sobre o caso, eu sempre comentei em varios blogs que esse cara era um bandidinho pé de chinelo, não se paga 100 mil pela morte de outro bandidinho como o fabio brasil, e sem querer menosprezar o decio, ninguem em sã consciencia pagaria 100 mil para mata-lo, por esse valor se paga pra matar um prefeito, um deputado ou um empresario muito rico e conhecido e pra mim assassinos profissionais seriam no minimo ex policiais federais e civis, que entendem de investigações e sabem esconder seus rastros.

  8. realmente a coerência prevaleceu nesse blog,e olha que tenho discordado em muitas coisa postadas aqui. a bem da verdade, é complicada a situação de aluisio a frente da secretaria de segurança, é um secretário sem credibilidade. lembro que em uma postagem nesse blog, marco perguntava porque o assassino não podia ser entrevistado? porque a secretaria mantinha o homicida incomunicável? porque só alguns blogueiros tinham acesso as informações? aqui estão as respostas, o papagaio ainda não sabia falar. qual o interesse tem um secretário sério, em esconder um homicida de um crime de comoção estadual? tinha que ter alguma coisa errada. eu já acreditava em aluisio e agora é que não acredito mesmo.

  9. Elevado nível intelectual dos leitores. Um falou em bode respiratório e outro que os acusados serão ABSORVIDOS.

  10. Mesmo com esse belo raciocínio, essa “historia” vai até o fim, os verdadeiros mandantes nunca irão responder, a um poder muito grande por traz disso.

  11. Se esses “SANTOS” que estão sendo ouvidos forem a juri popular: ESTARÃO ABSORVIDOS. Basta ler boa parte dos comentários colocados aqui. Não esqueçamos: JURI POPULAR!!! Que se fossem alguns dos comentaristas aqui, os “SANTOS” ganhariam até benção do papa Francisco. Bandidos fazem de tudo pra se livrar: MENTEM. E ao que parece os advogados de defesa conseguiram o que queriam: SEMEAR A DUVIDA, CRIAR SANTOS… DINHEIRO MEUS CAROS!!!! DINHEIRO! COM DINHEIRO SE COMPRA ATÉ A VERDADE, POR DINHEIRO SE VENDEM MENTIRAS. Se eu fosse advogado desses caras , copiaria estes comentários e o post do, competentíssimo, Marco D’eça e mostraria aos “SANTOS” que criei: QUERO MAIS DINHEIRO! VIU COMO SOU BOM? Será que é mais fácil acreditar em um BANDIDO “arrependido”, SANTO, SANTO, SANTO… Que na policia ENDEMONIADA? Não sei, agora também estou na dúvida. Vamos tira todos os bandidos da cadeia. Todos mentiram nos seus depoimentos e agora vão dizer a mais cristalina verdade. Senhores juízes e jurados de plantão: togas a posto!!!! Todos os presidiários do Brasil dirão a verdade: FOI O COELHO DA PASCOA, FOI O PAPAI NOEL, FOI O SACI, A CUCA, FOI ZECA DIABO, O PICA-PAU, FOI A DAMA DA NOITE, FOI A MULA-SEM-CABEÇA, FOI A MULHER DE BRANCO, FOI A COBRA ENCANTADA DE SÃO LUIS. – Todos pra cadeia agora, a verdade foi revelada.

  12. Ocorre, caro jornalista, que o sistema é bem mais amplo do que nós podemos imaginar, se admitirem que houve um erro, seria dar margem para a existência de mais onze. Voltar atrás seria assinar atestado de incompetência que não atingiria apenas o Secretário e seus comandados, mas também o nosso judiciário que, embora independente, cedeu a pressões do executivo, ao MP que infelizmente ainda é composto por muitos membros que não cumprem com sua função e deixam de lado práticas simples, como ler processos; e, nesse efeito dominó, chegaríamos ao Governo do Estado que as vésperas das eleições ainda não conseguiu emplacar um candidato para tentar dar continuidade a esse domínio que já se estende por tantos anos.

  13. Um exemplo claro é a participação atribuída ao capitão da PM. Onde, em seu primeiro depoimento, amplamente divulgado em diversos blogs, Jonathan se restringe a dizer que quem deu a arma foi o CAPITÃO, sem qualquer explicação que torne possível a exata qualificação do tal capitão ou até mesmo o tipo de ligação existente entre este e Jr Bolinha.
    Após a sua prisão, Fábio Aurélio não negou conhecer Jr Bolinha, afirmando que eram amigos desde a infância. E, coincidentemente, após isso o depoimento de Jhonatan passou a incluir essa observação, passando a se referir ao capitão como um amigo de infância de bolinha. Ficando claro que o Assassino que até não sabia nem quem era o tal capitão, complementou a sua informação, dando uma “ajudinha” para a estória que Aluísio começava a criar.
    Dentre todos os apontados por Aluísio, a acusação sobre o capitão Fábio Aurélio foi a única que nunca teve provas para se sustentar. Este Blog, muitas vezes demonstrou a fragilidade das acusações que pesavam sobre o militar. Com isso, foram infindáveis as tentativas de incutir na opinião pública uma imagem ruim do oficial, valendo-se inclusive de informações deturpadas, inclusive através de notícias plantadas, como essa gravação que aparece como sendo o primeiro depoimento de Jhonatan e que na verdade não foi.
    O problema é que para nós que acompanhamos de perto e de forma minuciosa o desenrolar de tudo isso as incongruências não passaram despercebidas, mas quem é bombardeado por notícias sensacionalistas de jornalistas que se prestam a um completo desserviço, acaba se deixando levar. O perigoso é que o conselho de sentença do Júri é formado por estes cidadãos leigos e muitas vezes alheios aos fatos.

  14. DEÇA, SEU COMENTÁRIO VAI DESAGRADAR MUITA GENTE, MAS É CORRETISSIMO, SÓ BOBO CAIU NA ESTÓRIA DA POLICIA DE ALUISIO, ROSEANA TEM QUE MANDAR APURAR ISSO, QUE SEGURANÇA PODEMOS CONFIAR, COM ESSE … TRAVESTIDO DE SECRETÁRIO COMO DIZ DEPUTADO CUTRIM.

  15. Inarredavel a convicção contrária que o blogueiro sempre teve, quanto a forma equivocada da policia conduzir as investigações. O contraditório começa a fazer água na fase judicial. Era muito tênue o nexo causal dos Miranda ao assassinato, embora pai e filho estejam imersos em ilicitudes. Em tese não é razoável acreditar na versão de um bandido orquestrado, mas na conjectura atual, mais difícil é desconsiderar o que o assassino confesso acaba de declarar. O julgador fica agora emparedado entre o clamor social e a fragilidade das provas.

  16. E ainda falou em seu depoimento que a piscina da casa de Jr bolinha é um l na foto da casa dele a piscina é Redonda além de louco é cego, falou também que tem uma sacada mas não precisa entrar na casa pra saber que tem uma sacada do lado de fora da pra ver a foto da casa está no Google revista casa de Jr.bolinha, tão falando que o cache dele foi um milhão p ele e seus advogados inclusive os advogados acharam pouco e pediram mas p bolinha mas bolinha falou que não ia dar porque o juiz e o promotor já sabe que ele não matou e nem mandou matar ninguém ele não tinha motivo todo mundo já sabe disso umas visitas de 23 vezes no quartel não era pra menos até no mato grosso eles foram, deve ter sido mas isso é o que o povo conta

  17. ISSO AI TA ROLANDO MUITA GRANA, ESSE PESSOAL TEM GRANA, TEM BLOGUEIRO QUE SE ALIA A POLÍTICOS CORRUPTOS E BANDIDOS, QUE DEPOIS DE MOLHAR A MÃO AINDA VAI DIZER QUE A CULPA É DO COELHINHO DA PASCOA.

  18. O chefe dos agiotas tinha razão, foi o coelhinho da Páscoa que matou Decio Sá. Ereta Maranhaozinho de gente beste, Cruz credo.

  19. Olha, n sei se é tão midiática, basta vermos a ação, ele seguiu o blogueiro da porta da mirante, foi até uma das avenidas mais movimentadas da cidade. desceu da moto de cara limpa, foi até o banheiro tranquilamente para confirmar a identidade da vítima, voltou e friamente assassinou o jornalista, alguém que era muito conhecido na ilha, saiu de lá sem pressa, caminhando. Não é coisa de amador nem de alguém normal.

  20. Acrescento ao seu comentário as reportagens tendenciosas dos jornalistas da Mirante tentando dar credibilidade as patacoadas da bicha má, senão vejamos:
    No jornal da manhã de hoje a Mirante, mostra como 1ª entrevista do “bandido chinfrin”, o “papagaio”, já ensaiado, fala que o Capitão é amigo de infância de Junior Bolinha, quando na verdade todos sabemos que por ocasião da apresentação dos réus à imprensa o “papagaio”, ainda não ensaiado, cita simplesmente um “Capitão” como fornecedor da arma. No afã de justificar a falta de peito da patroa que não tem peito de demitir a bicha má a Mirante vem dando barrigadas em cima de barrigadas..

  21. Meu fiii, você mesmo desejou pena de morte prá esse minino. Já esqueceu? Você acreditou piamente na versão da puliça. Nunca é tarde prá se arrepender. Lave as mãos e a boca com sabão e reze dez Ave Maria e 5 Pais-Nosso.

  22. Derca, e a linha “MAFIA DA SAUDE”, por que voce nao a cita?
    Ana Paula

  23. Estão dando muita importância para esse marginal. Claro que ele que confundir todo mundo agora. É do interesse de todos os acusados essa dúvida toda.

  24. A pergunta continua: Quem é o culpado então??? Ou melhor: quem são os mandantes?? Só Junior bolinha???

    Resp.: a policia é que deveria responder isso. E sem sombra de dúvidas, não com suposições..,

  25. Foi sua analise mais próxima da realidade acho que a instrução criminal elucida grande parte do que os oportunistas de plantão fizeram na morte do jornalista. Talvez não vamos conseguir conhecer o mudus operandi de cada matador mais o matador do jornalista não é profissional da morte ou se é sempre que matar alguém ele mesmo vai se prender pois deixou tanta informação para isso que é fatal para ele. Devemos também entender que a polícia trabalhou bem neste caso fora algumas pessoas aumentarem algumas coisas para promoção pessoal e isso na maioria das vezes acontece. Nossa polícia prova esta amadurecendo tecnicamente, nos falta gente para operar o sistema e isso depende do governo. Mais Marco sua leitura foi boa sobre a farsa como vc disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *