6

Certo princípios não são privilégios da direita…

Em uma listagem feita pelo jornalista Robert Lobato, os princípios da Propaganda do regime nazista de Adolf Hitler, idealizadas por  Joseph Goebbels mostra que certos conceitos não são apenas usados por quem se declara politicamente de direita.

Mas também é muito usado por quem se declara de esquerda/comunista. E usam disfarçados pela capa de bons samaritanos, quando a maioria não passa de fundamentalistas tão cruéis quanto os conservadores da direita.

O mais conhecido princípio talvez seja o de que “uma Mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade”.

E nos dias atuais, sobretudo na política, o ensinamento continua atuante. E muito.

1) Princípio de simplificação e do inimigo único. Adotar uma única ideia; um único símbolo; individualizar o adversário em um único inimigo.

2) Princípio do método de contágio. Reunir os adversários em uma só categoria ou indivíduo. Os adversários tem de constituir-se em suma individualizada.

3) Princípio da transposição. Atribuir ao adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo o ataque com o ataque: “Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam”.

4) Princípio do exagero e desfiguração. Converter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave.

5) Princípio da vulgarização. “Toda propaganda deve ser popular, adotando seu nível ao menos inteligente dos indivíduos, aos que se dirige. Quanto maior seja a massa a convencer menor há de ser o esforço mental a fazer. A capacidade de entendimento das massas é limitada e sua compreensão rara; além do mais tem grande facilidade para esquecer.”

6) Principio de orquestração. “A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de ideias e repetí-las incansavelmente, apresentando-as de diferentes perspectivas; mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem ranhuras nem dúvidas”. Se uma mentira se repete suficientemente, acaba por converter-se em verdade.

7) Principio de renovação. Emitir constantementes informações e argumentos novos a um ritmo tal que, quando o adversário responda, o público está já interessado em outra coisa. As respostas do adversário nunca devem poder contrariar o nível crescente de acusações.

8) Principio da verossimilhança. Construir argumentos a partir de fontes diversas, através dos chamados balões de ensaios ou de informações fragmentadas.

9) Principio do silêncio. Calar sobre as questões das quais não se tem argumentos e encobrir as noticias que favorecem o adversário; também contra-programando com a ajuda de meios de comunicação afins.

10) Principio da transfusão. Por regra, a propaganda opera sempre a partir de um substrato preexistente, seja uma mitología nacional ou um complexo de ódios e prejuízos tradicionais. Se trata de difundir argumentos que possam se nutrir em atitudes primitivas.

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. Olha Marco, é muita coragem sua igualar as pessoas com visão política de direita a Nazistas como se isso fosse algo natural. Saiba que o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães tem muito mais similaridades com a esquerda de um modo geral. Essa foi triste e infeliz.

    resp.: ok.

  2. Vou te responder Zeca. Roseana não olha pra Bacabal, pelo simples fato de ali existir um curral eleitoral domesticado, cujos politicos se curvam e sempre se curvaram e até se agacham perante ao senador Sarney. Portanto, como ali é territorio dominado por lideranças fracas e submissas, não tem ninguém pra peitar reivindicando, a não ser para seus interesses particulares. E o povo… Ora o povo… esse é só um detalhe.

  3. É típico dos autoritários deter o poder por mais de 40 anos e ainda gritar que os outros é que querem o poder.

  4. Gostaria de entender pq o governo de Roseana e Ricardo Murad desdenha tanto de Bacabal uma cidade que lhe dá todos os votos que precisam pra se manter no governo e não tem nenhum hospital do governo do estado , nem federal, nem uma Upa e sequer tem um posto de saúde mesmo tendo mais de 100 mil habitantes

  5. nessa postagem eu deslumbrei vi e olhei, o grupo Sarney, o PT de lula e Dilma e mensaleiros realmente Hitler fez escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *