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Certo princípios não são privilégios da direita…

Em uma listagem feita pelo jornalista Robert Lobato, os princípios da Propaganda do regime nazista de Adolf Hitler, idealizadas por  Joseph Goebbels mostra que certos conceitos não são apenas usados por quem se declara politicamente de direita.

Mas também é muito usado por quem se declara de esquerda/comunista. E usam disfarçados pela capa de bons samaritanos, quando a maioria não passa de fundamentalistas tão cruéis quanto os conservadores da direita.

O mais conhecido princípio talvez seja o de que “uma Mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade”.

E nos dias atuais, sobretudo na política, o ensinamento continua atuante. E muito.

1) Princípio de simplificação e do inimigo único. Adotar uma única ideia; um único símbolo; individualizar o adversário em um único inimigo.

2) Princípio do método de contágio. Reunir os adversários em uma só categoria ou indivíduo. Os adversários tem de constituir-se em suma individualizada.

3) Princípio da transposição. Atribuir ao adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo o ataque com o ataque: “Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam”.

4) Princípio do exagero e desfiguração. Converter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave.

5) Princípio da vulgarização. “Toda propaganda deve ser popular, adotando seu nível ao menos inteligente dos indivíduos, aos que se dirige. Quanto maior seja a massa a convencer menor há de ser o esforço mental a fazer. A capacidade de entendimento das massas é limitada e sua compreensão rara; além do mais tem grande facilidade para esquecer.”

6) Principio de orquestração. “A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de ideias e repetí-las incansavelmente, apresentando-as de diferentes perspectivas; mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem ranhuras nem dúvidas”. Se uma mentira se repete suficientemente, acaba por converter-se em verdade.

7) Principio de renovação. Emitir constantementes informações e argumentos novos a um ritmo tal que, quando o adversário responda, o público está já interessado em outra coisa. As respostas do adversário nunca devem poder contrariar o nível crescente de acusações.

8) Principio da verossimilhança. Construir argumentos a partir de fontes diversas, através dos chamados balões de ensaios ou de informações fragmentadas.

9) Principio do silêncio. Calar sobre as questões das quais não se tem argumentos e encobrir as noticias que favorecem o adversário; também contra-programando com a ajuda de meios de comunicação afins.

10) Principio da transfusão. Por regra, a propaganda opera sempre a partir de um substrato preexistente, seja uma mitología nacional ou um complexo de ódios e prejuízos tradicionais. Se trata de difundir argumentos que possam se nutrir em atitudes primitivas.

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