37

Os erros de Aluisio Mendes no caso Décio…

http://www.itevaldo.com/wp-content/uploads//2011/10/Aluisio-Mendes1-1.jpg

Aluisio: bravatas para sustentar tese

O secretário de Segurança Pública Aluisio Mendes disse ontem ao jornalista Jorge Aragão – em matéria reproduzida hoje pelo jornal O EstadoMaranhão – que as revelações do assassino Jhonatan Souza à Justiça não comprometem a investigação da polícia no caso Décio Sá.

É uma bravata do secretário.

Aluisio sabe que errou na condução do inquérito e sabe que isso pode comprometer toda a elucidação do assassinato do jornalista, sejam ou não os acusados os verdadeiros culpados.

E errou por que não fechou todas as portas da investigação, deixando margem para que os acusados  pudessem, no mínimo, colocar dúvidas em relação a quem mandou matar – repita-se: sejam eles culpados ou não.

Um dos erros da Secretaria de Segurança foi não ouvir o empresário Pedro Teles.

Teles teve uma conversa com Júnior Bolinha dias antes da morte de Décio Sá.  Júnior Bolinha também conversou com ele duas vezes, por telefone, no dia da morte de Décio, e outra vez na manhã do dia seguinte.

Mesmo assim, a polícia não quis ouvir o empresário.

A polícia ouviu, mais de uma vez, gente que nada tinha a ver com o caso e teve a infelicidade de  ser citado em um dos depoimentos ou estava na lista de ligações de Décio.

Mas se recusou a ouvir Pedro Teles.

http://www.netoferreira.com.br/wp-content/uploads/2013/05/782056ebd806cbbced79ebac057d462f_373_454.jpg

Gláucio Alencar: aposta nos erros da polícia

A polícia quis investigar até o deputado Raimundo Cutrim (PSD) pelo fato de Jhonatan de Sousa ter citado seu nome em um dos depoimentos – e só não conseguiu por que precisava da autorização do Tribunal de Justiça.

Mas se recusou a ouvir Pedro Teles.

Joab Jeremias é um militante do PT maranhense, que foi ouvido duas vezes pela polícia e teve o sigilo telefônico quebrado, apenas pelo fato de que falou com Décio antes de sua morte.

Mas a polícia não se interessou em ouvir o empresário Pedro Teles.

Não se quer dizer aqui que o empresário de Barra do Corda seja o culpado pela morte de Décio ou tenha algum envolvimento com o crime.

Não! Nada disso!

Mas a polícia precisava esclarecer cada ponto da investigação – sobretudo as ligações entre ele e Júnior Bolinha – até para ter mais segurança na linha que decidiu adotar.

E foi justamente por não ter feito o dever de casa que Aluísio Mendes pode ter colocado tudo a perder no caso Décio.

Ao não esgotar a linha “Barra do Corda”, a polícia deu margem para que os advogados de Gláucio Alencar fizessem tal questionamento, que hoje é a base da defesa.

Ora, se não existe nenhuma matéria de Décio Sá contra Gláucio Alencar e existem mais de 40 contra Pedro Teles, por que Aluísio apressou-se em dar salvo conduto ao empresário? Se não existe nenhuma ligação de Júnior Bolinha para Gláucio nas horas primeiras entre a morte e o sepultamento de Décio e existem três ligações de Bolinha para Pedro Teles, por que Aluísio Mendes recusou-se a ouvir o empresario de Barra do Corda?

São estes os erros de Aluísio Mendes. E estes erros estão sendo usados pela defesa de Gláucio.

Jhonatan de Sousa: mentiu antes, ou mentiu agora?

Este blog nunca disse que Gláucio seja inocente.

Pelo contrário, há vários indícios contra ele. Há vários elos entre ele e os demais envolvidos no caso. Há indícios de relação dele com bandidos já reconhecidos da polícia.

Mas são ainda indícios, que o secretário de Segurança tinha obrigação de transformar em provas cabais e não as fez, abrindo possibilidades para a defesa.

É bom lembrar que não será a polícia quem vai julgar os acusados do caso Décio, mas provavelmente um juri popular, formado por pessoas comuns do povo, que estarão acompanhando tudo a partir daquele momento, com a apresentação da peça pelo Ministério Público – que se baseia no relatório da polícia,  com todas as suas falhas – e com os argumentos da defesa, que atacarão exatamente estas falhas.

Ah, mas os delegados também serão ouvidos!, podem dizer o defensores da tese de Aluisio Mendes.

É verdade, mas como responderão à pergunta sobre a recusa em ouvir Pedro Teles? Como responderão à pergunta da falta de ligação entre Bolinha e Gláucio? Como responderão à pergunta sobre a negativa de Jhonatan de Sousa de que conhecia Cutrim e Fábio Capita? Jhonatan de Sousa mentiu em seu depoimento à polícia ou nas declarações à Justiça?

E, principalmente, como explicarão a gravação em que Aluisio, ao referir-se a outro caso de Barra do Corda, é flagrado em gravação involuntária na qual parece orientar um auxiliar a não envolver político com o crime?

São dúvidas, que levam os jurados – seja eles quem for – a refletir sobre a possibilidade, e o risco, de errar no julgamento.  E tudo isso por culpa da ineficiência e do açodamento do secretário na elucidação do caso.

Este blog encerra aqui a cobertura do caso Décio Sá, e vai aguardar o julgamento do Juri, quando – e se – este acontecer.

E no Juri, a sociedade, os leitores, a imprensa e a população poderá saber quem estava mais próximo da coerência: se este blog, com suas observações sobre o caso; ou o secretário Aluísio Mendes, com suas bravatas e figuras de retórica.

É aguardar e conferir…

Marco Aurélio D'Eça

37 Comments

  1. Deça como vc não tem…Foda, foda,foda!!! Marcos Deça grave essa sua postagem histórica pois vc acertou tudo nesse caso, seus questionamentos são realmente pontuais. fazem reportagens contra o Glaucio, tentam de todas as formas acabar com ele, mas como vc diz, eles esquecem de que deixaram furos demais e o maior deles é uma “ferida de diabético” (difícil de cicatrizar). Eles gastam dinheiro com as reportagens , mas depois de um monte de esforço e quando a população ja esta quase acreditando que é o glaucio o mandante, vem a unha do glaucio no cascão da ferida de Aluísio. Com a ponta da unha glaucio arranca o cascão da ferida e o sangue volta a aparecer vermelho e forte como uma grande ferida que tem seu cascão arrancado com a unha. Com uma simples pergunta? “Quem foi “ELA” que mandou ?” Aí é uma ferida sem cascão denovo. Aí a mirante volta a bater muito e a ferida torna a ir cicatrizando…e depois o glaucio vem com a unha na ferida de Aluísio denovo e torna a retirar o cascão…Deça o que quero dizer é que essa gravação destruiu a vida investigativa do Aluísio no caso Décio. É uma pergunta sem saída….Uma merda essa gravação ter caído nas mãos do glaucio…É uma ferida que tenta cicatrizar, mas tem o cascão arrancado muito facilmente. É foda… Agora não tem jeito pra essa ferida…Aluísio vacilou…e o pior, o glaucio ja sabe o lugar certinho de meter a unha e arrancar o cascão…

  2. E a historia se repete… Lembram do joaquim.laurixto? Corrupcao por parte de quem.teriao dever de nos defender eh o fim da linha. ISSO EH CASO D INTERVENCAO FEDERAL NO.MARANHAO. FORA ALUISIO.

  3. Esse secretariozinho meia tigela é amigo de Pedro Teles, podem quebrar os sigilos telefônicos.
    A família Teles dá não sei quanto mil votos em uma eleição, eles iam eera muito coloca-lo como mandande da morte de Decio.
    Muito mais fácil colocar esse agiotinha meia boca

  4. Voces falam tanto nesse TELES que Aluisio deixou de investigar ou ao menos ouvir. Mas estão esquecendo que tanto o Teles como seu irmão deputado e seu pai chefe politico, são aliados e amigos de primeira hora da governadora. Para Aluizio enparedá-los precisava da aquiscencia da sua chefa. Será que Roseana deu a ele essa carta branca. Aqui no Maranhão tudo tem o viés politico. Porocure se certificar diso Deça, e preste esse esclarecimento ao seus leitores.

  5. Falta ligação entre Bolinha e Glaucio?? Os vídeos exibidos pela mirante da acareação deles foi armação ou ilusão?? Sejamos justos, o elo barra do corda parece ter todo envolvimento, mas os 2 tbm tem e se acharam impunes o tempo todo. Vale lembrar da ligação deles com Teles.. Vamos ficar atentos! Acho que só falta mais um ser preso, pois os outros merecem estar onde estão.

  6. Não sei se culpados ou inocentes, mas que o caso Décio ficou mal esclarecido isso é patente… nota zero para cúpula de segurança do nosso estado.

  7. Antes de crucificarem o Secretário, pensem e se perguntem: A quem ele serve?
    O boi de piranha da estória pode ser exatamente ele.

  8. Pelo visto o ALuisio não deixou apenas de investigar direito, ta vendo o adesivo que foi colocado atras do Gláucio que foi aplicado justamente pra fazer a apresentação dos assassinos do decio, até hoje não f oi pago e pelojeito vai continuar sem ser pago pois o proprietário da empresa foi cobrar a fatura mais uma vez essa semana e pasmem sabe o que aconteceu o secretario mandou três policiais recolherem o empresário da ante sala do gabinete para falar com uma delegada, será que o secretario tava querendo prender o dono da empresa porque o mesmo tava cobrando ele. Secretario caloteiro

  9. É gente, a gente fica falando e o tempo passando…o Aluisio continua na pasta e o povo aceitando….só mesmo no maranhão…..ABSURDO!!!!!!

  10. tô começando achar que Décio se suicidou, e que Jonatas deve apenas responder por instigação ao suicidio…
    pelo visto vai acabar em pizza…

  11. é isso que dá quando vc coloca pessoas despreparadas para ser titular de uma pasta tão importante como a da segurança. Aluisio é reles agente da polica federal, não tem preparo e nem conhecimento suficiente par serr gestor de secretaria, isso pe coisa pra gente com um nível mais elevado. E agora!!!!!!!!quem vai reparar os danos dos inocentes neste caso.

  12. Não faça isso. Não se retire do caso, pois suas considerações são as unicas a quem damos crédito no meio midiatico, por serem informações precisas sobre esse imbróglio. Seu leitor precisa se manter informado sobre esse crime que abalou o estado. Se retirando até o julgamento, darás a impressão de medo ou de ter sido subvertido, o que parece não se coadunar com seu estilo.

  13. Claro que Aluisio investigou sim. O problema é que Não encontrou prova contra Glauco e tentou forjar uma tese que não colou. Não tem prova porque não foi ele. Polícia quando quer achar, acha. A real eh que fecharam os olhos pra verdade porque não foi conveniente apresentá-lá. Isso é óbvio.

  14. Coitado do bolinha só ficou sozinho nessa porque não tinha um milhão pra comprar também esse psicopata mas a justiça de Deus é maior… Eu não acredito que a justiça vai deixar de acreditar no Jr.bolinha pra acreditar nesse louco enssaiado

  15. DUVIDO QUE ESSES MALACOS DO BANDO DE GLAUCIETE ALENCAR E BOLETE.ALUIZIO FEZ O QUE DEVERIA SER FEITO,ENQUADROU TODOS ESSES CANALHAS QUE VAO A JURI COM 90%? DE CHANCE DE SEREM CONDENADOS.E SEM DUVIDA SE SE LIVRAREM DESSA CANA,DE QUALQUER JEITO SEUS DIAS ESTAO CONTADOS PARA IREM PRO INFERNO.DEUS EH JUSTO!!!

  16. Marco,

    já calaram o Décio, mas não deixem calar você, você agora e foz de Décio nesse caso, se você calar o Décio morrera para sempre e os povo já mais saberá quem de verdade são os culpados.

    Resp.; Mas não calarei. Apenas aguardarei o início do juri. Este texto serve como o clímax de tudo o que se disse sobre o assunto. Agora é esperar.

  17. realmente tenho acompanhado tudo do inicio e vc tem sempre cobrado de aluisio e dos delegados e tem demonstrado que de profissional esse matador num tem nada só acho que agora que a coisa vais esquentar vc quer sair , negativo vc num se governa pois vc é governado por seus leitores vc é responsável por tudo que cativas, espero que reconsidere te vejo na próxima postagem

  18. O que fizeram com Cutrim foi muita sacanagem. Falam que o filho dele recorreu ao suicídio por causa disso. Isso viola todos os princípios do Estado Democrático de Direito.

  19. vc é um mal carater mesmo!!!!! cada hora uma versão não é? Aluisio tá certo , não dá a mínima para vc. Vc não vale o chao que pisa. Agrada quem paga mais!

  20. Deça, apenas pra complementar toda a linha que desenvolveste, é importante frisar que em matéria penal, o ordenamento pátrio contempla o princípio princípio do in dúbio pro reu pelo qual se a não permite que o réu seja considerado culpado de algum delito enquanto restar dúvida sobre a sua inocência no que tange às provas incriminadoras. Assim, na dúvida, devido a falta de provas cabais que comprovem a autoria do fato criminoso deverá o magistrado absolver o réu.

  21. D’Eça,
    Com todo respeito, pediram seu silêncio?
    Certa vez, ouvi o Vereador Fábio Câmara dizer, com muita sabedoria: “Não tenho amigos aqui em cima. Não sou daqui de cima, apenas ESTOU aqui, isso, pq meus verdadeiros amigos, aqueles que ficam lá em baixo, me colocaram aqui, pra que eles tb, pudessem ser ouvidos, daí, se em algum momento, tivesse que escolher um lado, este seria, sem sombra de duvidas, o lado dos meus verdadeiros amigos”- achei muito interessante aquelas palavras.
    E por realmente acreditar nas boas forças que lhe movem, aproveito e lhe peço, em nome dos leitores que lhe acompanham, que lhe vêem como jornalista totalmente imparcial: Não faça isso, suas pontuações fazem eco- e a essência de suas palavras, deixa nítido, que sua única intenção é a da verdade.. E num mundo de mercenários, infelizmente, a verdade não anda de mãos dadas com o silêncio. Suas palavras imparciais, suas posições de coragem, em muito, estão servindo para que tentemos encontrar um final mais justo pra toda essa estória.

  22. Concordo com J.Boni, Marco. Vc deveria fazer pelo menos um resumo detalhado dos fatos que levaram o deputado Stenio a defender o Fernando Fialho no caso da acusação desse convênio-fantasma de 5 milhões…Isso é coisa seríssima!!

  23. Desumano o que fizeram com glaucio. Ele é um cara do bem, não tinha nada contra Decio e nem Decio contra ele. Acabaram com a vida do cara, de graça e de maneira IRRESPONSÁVEL.
    “A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos” (Montesquieu).

  24. Pelo visto, Glaucio tem mais um “ADEVOGADO”, ou apenas ganhou mais um comparsa, coitado do Décio, com esses amigos nem precisava de inimigos.

    Resp.: tô pouco me lixando para o Glaucio. Quem ajudou ele foi a incompetência de Aluisio. Sendo ele o mndante ou nao da morte de Decio, pode aer absolvido por que a policia não fez a lição de casa.

  25. Coerente e fundamentada sua análise. Faltou acrescentar mais um erro de Aluisio: tumultuou o próprio inquérito abrindo uma investigação sobre a agiotagem no Maranhão em que relacionou quase todos os prefeitos do Estado, sem antes ter encerrado o inquérito do caso Décio, como seria recomendável. Ao querer puxar muitas linhas do novelo ao mesmo tempo (queria se cacifar políticamente?), acabou enredado na própria teia. Um desatre!

  26. CULPA DISSO TUDO É DA NOSSA GOVERNADORA QUE MORRE DE AMORES POR ESSE SECRETARIO MIGUÉ,CAIU A CASA ARMADA POR ELE E PELOS 3 DELEGADOS. AGORA TU VAI PAGAR COM A SUA DESMORALIZAÇÃO DIANTE DO POVO DO MARANHÃO E DE DEUS.

  27. Meu caro MARCO, jornalismo e isso que voce faz, com transparencia e divulgando fatos verdadeiros, e acima de tudo com muita CORAGEM, meus parabens a esse GRANDE JORNALISTA!

  28. O secretariozinho SEM FUTURO.
    FORA ALUISIO!!!
    VAI SER A MESMO COISA QUE O XEXEO FAZ A MERDA E SOME DO MARANHÃO

  29. Marco,

    Essa sua postagem tem valor histórico para o caso Décio.

    Concordo plenamente.

    A cada dia que passa vejo como estamos desprotegidos… Precisamos ter “muito jogo de cintura para caminhar sobre os caminhos de pedras desta vida”.

    Isso vale para todos nós, qualquer cidadão, sem nenhum tipo de discriminação.

    Att.

    Antenor Lima

  30. NÃO ACREDITO QUE VC DEÇA VAI DAR PARA TRÁS! POIS QUANDO OS ACUSADOS ERAM OS BODES EXPIATÓRIO VC COBRIU TUDO DIREITINHO; AGORA QUE AS PROVAS ESTÃO CHEGANDO AO … VC RETROCEDE. VC TA É … . NÃO FAÇA ISSO ! POIS VAMOS PENSAR QUE VC NÃO TÁ SENDO IMPARCIAL!

  31. Com todas estas trapalhadas, temos apenas uma certeza: Décio está morto, infelizmente.

  32. Parabéns pela imparcialidade, mais uma vez!
    Pena que encerrou sua cobertura do caso, pois somente voce e o kenard o fizeram dignamente nas fases judiciais.
    agora, ha fatos que o sr aluisio Mendes disse na entrevista que saiu no Estado do maranhao que não constam nos autos.
    Gostaria que ele explicasse tais situações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *