15

PCdoB e o risco de isolamento em 2014…

Flávio Dino: difícil segurar os partidos

O PCdoB depende totalmente das legendas que o cercam para viabilizar a candidatura do seu chefão, Flávio Dino, ao Governo do Estado.

Sem eles, o partido não tem qualquer influência política – nem na TV, devido ao tempo diminuto na propaganda – nem na estrutura de campanha, ainda que seu financiador, Dedé Macêdo, compre vários helicópteros para servir à campanha.

Mas o comunista corre sérios riscos de perder a base partidária.

O PSB já anunciou que terá candidato próprio ao governo. Provavelmente o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, que esperou manifestação de apoio de Flávio Dino à sua candidatura ao Senado, o que nunca ocorreu.

Com ele, pode ir o MD, que tem a deputada Eliziane Gama como principal articuladora. E se não for com o PSB, o MD provavelmente seguirá com o governo, nunca com o PCdoB.

A pressão do PSB tem uma razão de ser: a candidatura do governador Eduardo Campos (PE) à presidência. Seria uma forma de forçar Dino a apoiá-lo, mas o comunista teme se afastar de Dilma Rousseff (PT).

Além disso, Eduardo Campos tem como vice em Pernambuco um militante do PDT, que herdará o governo assim que o titular se desincompatibilizar para concorrer.

Neste caso, o PDT também poderia fechar com o PSB no Maranhão, como contrapartida à chegada do poder em Pernambuco.

Seria a união do útil com o agradável, já que os pedetistas maranhenses não andam lá “muito católicos” com os comunistas tupiniquins – os dois partidos disputam espaços de poder na gestão de Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Caso não consiga manter as legendas unidas, Flávio Dino tem uma última alternativa: levar para seu palanque o PSDB, via ex-governador José Reinaldo Tavares (ainda no PSB), que tem forte influência no partido.

Os tucanos, porém, ainda se ressentem da forma truculenta como o partido foi tratado pelos comunistas, tanto em 2012 quanto em 2008.

Diante do cenário, desenha-se para Flávio Dino uma coligação nanica, com PCdoB, PTC e pequenos partidos, sem expressão política ou midiática.

E o resultado disso será o isolamento eleitoral…

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. Sou apenas um cidadão comum, mais farei sair minha última gota de suor para NÃO ver esse cidadão no palácio dos leões.

  2. ei essa é pra ri? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, isso é tudo que vcs que mamam nas tetas do governo gostariam que acontecesse. #FORASARNOENGANADORES

  3. É tudo que tu gostaria que fosse né ? Só que Flávio Dino veio ´pra política foi pra valer e, pra teu desgosto, mesmo que tenha tempo exíguo na tv, estará no 2º turno de qualquer jeito apesar de robertos, elizianes ou gonçalos, por mais maravilhosos que sejam. Aí papai … são 10 mi nutos para cada um e teu picolé de chuchu vai dizer que ninguém mais deve plantar mandioca … na contra-mão do Brasil inteiro rsssssss.

  4. Decio, vc disse a mesma coisa em 2012, falando do “fracasso do consórcio dinista”, e disse que a jogada de lançar Macaxeira era um lance genial de Roseana, Sarney e Duda Mendonça, que ia encurralar Flavio Dino. Se vc, que adora dizer “esse blog acertou de novo”, tem um mínimo de decência republica esses posts. Isolado esta teu candidato. Isolado do povo, com 15%. E é obvio que no campo da oposição os atores se valorizam. Flávio terá uma ampla aliança em 2014, você vera, e espero que tenha a hombridade de dizer “esse blog errou”.

  5. Esse Ribrasmar é uma piada ambulante. O cara só fala merda! Eu adoro entrar aqui para ver esses comentários de esquerdopatas. O cara só pode ser um dos pirados assessores do Dino. Dilma nunca vai apoiara Flávio Dino, principalmente com a turbulência política atual. Mas do que nunca PT e PMDB vão ficar juntos. E outra, pode esperar que isso será mote para palanque único em cada Estado. No ano que vem eu vou refrescar a memória dos esquerdopatas. Um abraço

  6. Que fiquem de fora esses partidos de vedilhões de sigla. O IMPORTANTE É QUE O POVO CANSOU DESSA CORJA POLITICA CADUCA. Vamos mudar pra valer em 2014, é FD.

  7. A título de informação, o vice de Eduardo campus já deixou o PDT e se filiou no PSB.

  8. O FLAVÃO É TÃO BOBO QUE ESTÁ ONDE ESTÁ, O CANDIDATO DA DILMA É O FLAVÃO, TANTO É QUE DILMA NÃO ESTÁ MAIS NEM RECEBENDO ROSENGANA, FLAVÃO TEM FALADO DIRETO COM DILMA, ALEM DISSO, ROSENGANA SACANEOU AS MINISTRAS DELA, LEVOU UMA BRONCA E NUNCA MAIS FOI RECEBIDA POR DILMA, FLAVÃO VAI DE VENTO EM POUPA.

  9. RIBAMAR QUEM É QUE MUDA UMA CIDADE EM 6 MESES??? OS SARNEYS MANDAM A 50 ANOS E O MARANHÃO NÃO VAI PRA LUGAR NENHUM E VC DEFENDE ELES, VC DEVE RECEBER DELES NÉ?
    NÃO CONHEÇO FLÁVIO DINO E VOU VOTAR NELE ACONTEÇA O QUE ACONTECER!

  10. NÃO ACREDITO QUE O POVO QUEIRA UM CARa truculento COMO FLAVINHO DINOSSAURO. O POVO NÃO VAI APOSTAR COMO EM DE-H QUE PROMETEU TUDO E NÃO FAZ NADA.
    A NOSSA GOVERNADORA VAI SAIR VENCEDORA E O POVO ELEGENDO LUIS FERNANDO SILVA, HOMEM COMPETENTE QUE JÁ PROVOU DO QUE É CAPAZ. AGORA O CHEFÃO DO COMUNISMO NINGUEM SABE DO QUE ELE É CAPAZ.

  11. Ainda bem quem vota é o povo e não os partidos, sendo assim, não adianta essas jogadas manjadas, o povo sabe em quem quer votar! Simples assim!

    Resp.: Sabe, né?! Então, tá!

  12. Ontem mesmo eu postei um comentário no qual fazia alusão que o bobo do Flávio Dino por não ter coragem de romper com a Dilma (que vai apoiar Roseana e cia) iria acabar isolado na corrida eleitoral do próximo ano, pois ele não observa que existem os palanques que serão montados em razão da corrida presidencial. Esse FD é bobo mesmo. Se duvidar nem candidato irá ser.

  13. E é só isso que tu quer…. Te toca… Isso nao é assim tão simples… Mesmo porque quem elege governador é o povo e nao propaganda política ou coligação…. Vide exemplo do candidato a prefeito da tua patroa, Macaxeira, que tinha 14 partidos e ficou apenas em quarto lugar na eleição do ano passado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *