Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Depredação da prefeitura: crime de Holandinha é de Prevaricação…

Holandinha se deixou levar por interesses pessoais e prevaricou

O prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PTC) pode sofrer graves sanções legais pela irresponsabilidade de deixar o prédio da prefeitura exposto à ação de vândalos, durante o protesto da última quarta-feira.

Holandinha tinha a obrigação de requerer proteção ao patrimônio público tombado, mas preferiu seguir a orientação do tresloucado chefe da Seconzinha, Márcio Jerry. O resultado foi a depredação do Palácio La Ravardiere, o que custará somas de dinheiro público na recuperação.

O crime de Holandinha foi de Prevaricação, previsto no artigo 319 do Código Penal, com pena de três meses a um ano de detenção e multa.

– Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa da Lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal – é o que diz o texto do artigo.

Todos os gestores públicos e chefes de poder – no Maranhão e no Brasil – tomaram suas precauções para proteger o patrimônio público dos protestos populares. No Congresso, os presidentes do Senado e da Câmara, mesmo com toda a proteção policial, trataram de guarnecer obras de artes e equipamentos que poderiam ser destruídos pelos vândalos.

A governadora Roseana Sarney (PMDB) agiu como estadista ao proteger o Palácio dos Leões. E ofereceu a mesma segurança policial à prefeitura, que recusou.

Caberia ao prefeito, disponibilizar, pelo menos, a Guarda Municipal para a proteção ao Palácio La Ravardiere.

Irresponsavelmente ele preferiu apostar nas bravatas de seu tresloucado chefe de comunicação.

Além de irresponsável, a ação de Holandinha foi criminosa e ele deve pagar por isso.

A própria Secretaria e Segurança Pública pode representá-lo ao Ministério Público, que tem obrigação de denunciá-lo na forma da lei.

Um chefe de poder tem que ter capacidade de discernimento pessoal – e não pode se deixar levar por terceiros ou interesses pessoais.

Se não tiver esta capacidade, então não serve para ser chefe de poder.

É simples assim…

Sair da versão mobile