Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Comissão da Câmara virá ao Maranhão para discutir Reserva do Gurupi…

Weverton Rocha presidiu audi^ncia da comissão que discutiu a situação na Rserva do Gurupi

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Amazônia (Cindra) realizou audiência pública, ontem, disposta a ouvir amplamente as partes envolvidas no debate sobre a reserva do Gurupi e buscar soluções para os conflitos que hoje acontecem região.

A audiência foi presidida pelo deputado federal maranhense Weverton Rocha (PDT), autor do requerimento. Rocha esteve em maio na região, acompanhado dos deputados paraenses Giovanni Queiroz e Asdrubal Bestes para apurar denúncias relacionadas à postura dos técnicos do Instituto Chico Mendes (ICMBio), como de uso excessivo de força.

Vários deputados participaram da audiência

A região da Reserva Biológica do Gurupi, criada em 1988, tem sido há muito tempo, área de disputas de território, tendo de um lado produtores rurais trazidos por estímulo do governo federal para produzir, prosperar e preservar as fronteiras, e do outro, o mesmo Governo Federal por meio do ICMBio (Instituto Chico Mendes) tentando nos dias de hoje preservar os biomas presentes na região.

– Demos um importante passo rumo a um melhor entendimento quanto à situação da Rebio Gurupi, e principalmente saímos daqui hoje com a garantia de que não haverá novos maus tratos junto aos moradores – comemorou o deputado.

Após três horas de discussões, foi decidido a ampla divulgação da primeira reunião do Conselho Gestor da Reserva Gurupi, formada por órgãos do governo e também da sociedade civil.

A reunião acontece no dia 12 de julho na cidade de Açailândia-MA…

Sair da versão mobile