16

Ministério Público vê tentativa de “blindagem” de Fábio Capita no processo do caso Décio…

http://www.luispablo.com.br/wp-content/uploads/2013/05/F%C3%A1bio-Capita-2.jpg

Capita teve pronúncia a Júri pedida pelo MP

exclusivoÉ deveras contundente com o capitão Fábio Aurélio Saraiva Silva, o Capita, o parecer do promotor Luís Carlos Corrêa Duarte, que opina pela pronúncia de oito dos 11 acusados do caso Décio Sá a Júri Popular.

O relatório do Ministério Público chama atenção, inclusive, para a possibilidade de existência de uma rede de proteção em torno de Capita, por suposto “envolvimentos comprometedores” dele com “terceiros”.

– Sua conduta dá ensejo a vislumbrar que o mesmo, agora, nesse momento processual, está sendo “blindado”, pelo fato de ter envolvimentos comprometedores com terceiros – afirma o promotor, que orienta a polícia a requerer “maiores diligências para fundamentar a acusação no Júri”.

No entendimento de Luiz Carlos Duarte, Fábio Capita tinha como papel na organização criminosa de Gláucio Alencar dar proteção às ações, sobretudo as de Júnior Bolinha.

– Sujeito oculto, mas de elevado valor na consecução da atividade criminosa do bando, o acusado “Fábio Capita” soube bem articular para que os fatos viessem a se desenrolar de forma eficaz. Não só isso, mas como policial agiu de forma eficiente, trabalhando no sentido de apagar todas as evidências de prova indiciária do crime – acusa o promotor.

Nem o fato de a polícia não ter conseguido provar que arma usada no crime de Décio Sá tinha vinculação com Capita parece ter convencido o representante do Ministério Público.

Promotor vai representar o Ministério Público durante as audiências.

Promotor Duarte: convicção sobre participação de Capita

Ao contrário, ele ainda faz um comentário sobre o assunto:

– (…)É de todos conhecido que essas armas ilegais passam com grande facilidade nas mãos de policiais, por conta do grande número de apreensões.

Ao final da qualificação do pedido de pronúncia de Fábio Capita, Luiz Carlos Duarte volta ao tema da suposta tentativa de facilitação da vida do policial, destacando a mudança de depoimento de alguns acusados.

– Essa capacidade de quererem facilitar a vida de Fábio Capita fica bem evidente quando há uma mudança dos depoimentos dos executores; primeiro do Jhonathan e segundo do Elker. Assim, não se pode deixar de inferir uma estreita ligação desse acusado com outros réus neste processo – afirma o representante do Ministério Público.

O MP entende que Capita deve ser pronunciado a Júri Popular pelos crimes de: Homicídio Qualificado (artigo 121 do Código Penal) mediante paga ou promessa de recompensa, por motivo torpe (§ 2º, inciso I), à traição, de emboscada ou mediante dissimulação (inciso IV do mesmo artigo) com concurso de pessoas (Artigo 29 do CP).

 

 

 

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Dario bolinha não seria tão besta de mandar matar alguém pra depois extorqui quem é que iria pagar alguma coisa se já tava morto vc só pode ser muito otário pra pensa isso… Nunca vi dizer que alguém possa matar fiado depois que morre não tem como voltar atrás conversa fiada essa do pistoleiro

  2. Muito subjetivo os argumentos desse promotor. Meu amigo, ou vc tem provas contra alguém ou não. Promotores não são de deuses não. Ou são?. Quando menciona: – (…) É de todos conhecido que essas armas ilegais passam com grande facilidade nas mãos de policiais, por conta do grande número de apreensões. Parece que que tá julgando toda uma corporação inteira. Ah! o Capita é blindado. Ah! ee tem comprometimento com terceiros. Isso é de indignar. Meu amigo, vá a fundo então. Ou então isso tudo é brincadeira. Por essas e outras que a população não acredita em mais ninguém.

  3. Jesus, maria, jose…
    marcao?
    Pura grila, o buraco é muuuuuito mais em baixo do que pensávamos…

  4. Um escandalo poucas vezes visto no maranhão…O nome do mandante é grande demais…construtor

  5. Custou mas a verdade ninguém segura! Vai ser difícil segurar a verdade agora o MP ta chegando perto demais…

  6. O parecer do promotor se mostra como uma verdadeira afronta ao princípio da presunção de inocencia. Ao longo do documento o promotor deixa claro a falta de provas, presumindo que as mesmas foram apagadas, chegando a assumir que a polícia NÃO conseguiu provar que a arma utilizada no crime pertencia ao militar. Ocorre que o membro do MP esqueceu de uma regra básica do direito brasileiro. A presunção é de inocência. Assim o réu não é obrigado a provar que é inocente e sim o nobre promotor que deve provar a culpa.

  7. Atenção, promotor Duarte! Aí ainda tem muita coisa vá em cima q a verdade virá a tona. Tem gente grande q tá tentando se esconder.

  8. ADEMAIS ESSE CAPETA JA É CONHECIDO DOS SEUS AMIGOS POLICIAIS POR TER TRANSITO LIVRE EM MUITOS MUNICIPIOS ONDE PATROCINAVA FARRASPROMOVIDA COM PREFEITOS DE CIDADES CUJOS PREFEITOS SAO LIGADOS A AGIOTAGEM E MESMO AQUI NA CAPITAL COORDENA REDE DE PROTEÇAO DE EMPRESARIOS DA CONTRUÇAO COMO BARBOSETE DA DIMENSAOMARCOS REGADAS E OUTROS PILANTROES CONSTRUTORES. FORA ISSO MUITOS VENDEDORES DE CARROS(PICKUPS) PEDIAM EMPRESTADO ARMAS A ESSE CAPETA.
    NA PM ESSE É UM DOS OFICAISA MAIS QUEIMADO E SEM CREDITO JUNTO À CORPORAÇÃO QUE NAO AGUENTA MAIS ESSES PROCEDIMENTOS DE POLICIAIS FORA DA LEI.

  9. Deça, essa historinha bem aí vai feder, o promotor também sabe que o negócio partiu do MARCÃO e ta sabendo de tudo tudo, rola que nos bastidores até disse que vai trabalhar pra chegar na verdade e sabe que os autores sabem de tudo mas que estão blindando o capita. Sabe que não foi o glaucio e o pai e ficou com pena deles, mas não podia fazer nada pois no inquérito os delegados só botaram coisas referentes ao glaucio, o que engessou o promotor, que lamentou mas disse que vai corres atrás…

    • É um absurdo o que já fizeram com Fábio. O conheço bem, e esse tá de graça nessa armação.A verdade virá a tona, e com certeza ele será beneficiado.

      • promotor não leu o inquérito e não viu os termos de declarações , pois o certo era mandar os autos para o controle externo de atividade de polícia judiciária para apurar os termos e provas forjadas, depoimentos que foram entregues já prontos somente para assinar, recibos forjados de hotel, folhas arrancadas de livro, esse é o papel do mp e não inventar coisas que não estão no processo.

        • O junior bolinha mandou matar para depois extorquir as pessoas assim que ele fez com gláucio e botou ele nessa confusão.

          • o parecer do mp foi igual ao relatório da polícia civil, e fica claro que houve perseguição ao capitão por ele ter se posicionado contra o sec aluísio, ou seja, foi macho e tá pagando o preço da interferência política no processo, porém quem julga é o juíz q tem mais preparo técnico e prestou atenção na instrução. o mp desprezou toda ela e inventou coisas que não estão nos autos do processo, por tanto é passivel de representação ao cnp,cnj e procuradoria.

          • esse promotor é muito incompetente e preguiçoso desde a fase de denuncia ele não escreve nada e simplesmente copia e cola os relatórios forjado da polícia civil. é um mal prestador de serviço a sociedade, pois ele tem que ater aos autos do processo e os autos dizem outra coisa, ele caiu na pilha de Aluízio e produz alegações ridiculas.

          • Gérson, a verdade já veio ele perante aos não existe nenhuma prova contra ele, esse parecer do MP foi inventado por um promotor sem compromisso com a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *