3

Projeto maior…

Da coluna Estado Maior, com edição

Na edição de ontem, a coluna observou, neste espaço, que uma luta não declarada, mas real, está sendo travada por dois grupos que compõem a equipe direta do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PTC), formada pelo núcleo técnico e pelo núcleo político.

Ontem, várias fontes com trânsito na Prefeitura ligaram para confirmar o embate e a crescente influência do núcleo técnico, que defende a parceria com o Governo do Estado, e a perda de gás do núcleo político, que torce contra por que vê na parceria um problema para 2014.

(…)

A parceria está sendo construída desde quinta-feira, quando a governadora Roseana Sarney (PMDB) e o prefeito Edivaldo Júnior conversaram por telefone sobre o protestos  decidiram montar um canal de entendimento sobre ações que podem ser realizadas em conjunto.

O núcleo político, que faz de tudo para evitar qualquer aproximação ou parceria – foi obra desse grupo o fracasso da tentativa de parceria, na área da Saúde, no início do ano – tentou minar o andamento, mas os técnicos falaram mai alto em favor do entendimento e o prefeito Edivaldo Júnior acabou lhes dando ouvido.

Tanto que a nota sobre os entendimentos foi divulgada e assinada pelo secretário de governo, Rodrigo Marqus, e não pelo secretário de Comunicação, Márcio Jerry, como vinha acontecendo.

O prefeito Edivaldo Júnior compreendeu que ações conuntas para responder ás demandas dos protestos de rua têm de sair de um projeto maior, reunindo as duas esperas de poder público – Estado e Município. Muito acima, portanto, das diferenças políticas, que são importantes, é verdade, mas, neste momento, são menores.

Foi movida por essa visão que a governadora Roseana Sarney procurou o prefeito Edivaldo Júnior logo que os protestos estouraram em São Luís.

Inicialmente reticente, o prefeito compreendeu a importância da parceria e agora decidiu trabalhar pelo entendimento.

Seguindo a posição do núcleo técnico…

A coluna Estado Maior é publicada diariamente no jornal O EstadoMaranhão

 

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Mas Marco, explique a competência do quadro técnico da administração Ed-valas nos corredores centrais, nos bairros. Ele, o quadro técnico, acompanhou o prefeito na reunião que este teve com a governadora e não levou um projeto. Responda, também, quem é o grande técnico da administração municipal. Qual o grande médico, engenheiro, professor etc. etc. Tirando Chico Gonçalves, qual a história deles na sua área de formação. Lembre-se que muitos deles, dos técnicos, ou foram exonerados ou pediram exoneração por não darem conta do recado.

  2. A governadora já deixou claro que está disposta a firmar parcerias com o prefeito de São Luís, isso independentemente de quem ele posso vir a apoiar em 2014.
    Nesse caso, mãos à obra Edivaldo, que o tempo corre contra você, que ainda tem que mostrar serviço para se reeleger em 2016.

  3. Marco os politiqueiros nunca vão querer essa parceria,em se tratando da perda iminente do seu principal palanque eleitoreiro do Estado para 2014 e esse palanque passará em definitivo para o grupo da governadora após a realizações das obras anunciadas em parceria com a prefeitura e desta forma poderá afirmar que o atraso de São Luis sempre foram as péssimas administrações dos prefeitos da capital que impediam o Governo trabalhar em prol da cidade,o maior exemplo ,é a Via Expressa que teve de ser transformada em uma MA e a duplicação da Av. Jerônimo de Albuquerque que o governo foi impedido de executar a obra pelo então Prefeito Jackson Lago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *