8

O que faz a Vigilância Sanitária???

pudim_mateus

O inseto encontrado no Mateus

O vídeo exibido ontem nas redes sociais, por um cliente da lanchonete BomdiBoca, mostra a bandeja em que foi servido um hambúrguer repleto de larvas, é um caso de saúde pública.

Poderia ser um caso isolado, mas o grande número de ocorrências como esta, em shoppings, supermercados e lanchonetes, nas últimas semanas, mostrou que o problema é de descaso.

E por onde anda a Vigilância Sanitária?

A barata no prato do Spoletto

Já ocorreram casos parecidos nas lanchonetes Subway e Spolleto, ambas em shoppings centers, e também na padaria do Supermercado Mateus.

– Definitivamente comer fora de casa por aqui é um perigo!! Sobremesa da padaria do Mateus, então!!! Alô Vigilância Sanitária.. – escreveu a nutricionista Ariane Coelho, que encontrou o inseto em um pudim do Mateus.

E a cobrança dela é a correta: o que faz a Vigilância Sanitária. As duas, a do estado e a do município.

É um caso de saúde publica.

E que tem tudo para se transformar em caso de polícia…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Por esses e outros motivos não frequente esse tipo de estabelecimento. Moro perto de um tal de Água na Boca, no Vinhais, próximo à Extrafarma da Jerônimo de Albuquerque e presencio todo tipo de sujeira. Bacias de espaguete expostos a céu aberto, em um balcão improvisado, restos de comidas, quando não estão mal acondicionados, são jogados em plena avenida há mais de dois anos. Tanto é que já a parada de ônibus que fica em frente está cheia de buracos provocados pelas águas servidas e o peso dos veículos. Está na hora da vigilância sanitária dar uma olhada nisso.

  2. é impressionante como na vigilancia sanitaria ninguem trabalha,esse novo coordenador IARA,nao sabe nada de vigilancia,nao responsabildade com o publico e o fiscal mamede so trabalha quando quer,o arnaldo superintendente deveria ser substituido junto com sua equipe!

  3. As ações de Vigilância Sanitária, são pactuadas entre as visas municipais e a visa estadual. Portanto as ações de fiscalização de estabelecimentos comerciais no município de São Luis, compete à visa municipal e não à visa estadual. Para evitar conflitos de competência a visa estadual nada pode fazer. Acreditamos que a via municipal já esteja tomando todas as medidas possíveis no sentido de salvaguardar a integridade física e saúde do consumidor. É claro que a visa estadual se mantém a disposição no sentido de dar apoio à visa municipal no que lhe couber, quando solicitada.

  4. No restaurante do Hiper Mateus da Av. Guajajaras é uma calamidade, o lugar tem tanta mosca que faz nojo comer ali, eu mesmo já fui vitima naquele lugar, reclamei com a gerente do restaurante e nada foi feito, voltei lá algumas vezes e tudo continua como antes, cheio de moscas e vazio de clientela. Eu só não entendo por que a vigilância sanitaria nada faz para melhorar a higiene nesses locais.

  5. Certa vez no Mac donalds do renascença, minha bandeja veio imunda e com alface e mostarda do lanche do cliente anterior!
    Isso esta um absurdo no nosso estado!

  6. TRISTE REALIDADE ESTAMOS CONVIVENDO. MAS ENTENDO QUE AS VIGIÂNCIAS ESTÃO PECANDO EM TOMAR ATITUDE, JÁ QUE TÊM PODER. A VIGILÂNCIA DO MUNICÍPIO NÃO TEM CARROS E OS SALÁRIOS DOS FISCAIS SÃO TOTALMENTE DISTORCIDOS, ONDE EXISTE A ISONOMIA SALARIAL, ISTO É: UMA MINORIA GANHA MAIS DO QUE OS OUTROS (ADICIONAL SAÚDE). O ATUAL PREFEITO É CIENTE E NUNCA FEZ NADA PARA RESOLVER ESSA SITUAÇÃO DEIXADA POR CASTELO. É UM DIREITO CONSTITUIDO, MAS PARECE SER INTERESSANT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *