0

“Pacto por São Luís” e parcerias efetivas…

http://jornalpequeno.com.br/wp-content/uploads/2013/05/4898Pacto_Por_S%C3%A3o_Luis.jpg

O pacto por São Luís: conceitual

Alguns aliados do prefeito Edivaldo Holanda Holanda Júnior (PTC) – os políticos, não os técnicos, é bom que se diga – tentam minimizar a intenção de parceria com o governo Roseana Sarney (PMDB) usando o argumento de que trata-se de apenas mais um diálogo do prefeito, como ocorre em todos o setores da sociedade.

Usam como argumento, o “Pacto por São Luís”, projeto lançado por Holandinha, no mês passado; uma espécie de diálogo com os vários atores sociais, em busca de subsídios para a implantação das políticas públicas.

Aliás, é bom que se diga que o “pacto…” também é uma criação do núcleo técnico da prefeitura.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, em reunião com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney. Foto: Reprodução

Parceria com Roseana: efetiva e pragmática

Mas há uma diferença básica e fundamental entre o “Pacto por São Luís” e a parceira institucional ora em curso entre governo e prefeitura.

O pacto não tem o condão de viabilizar projetos, articular recursos, executar obras. Pelo contrário, neste caso, a prefeitura terá que entrar com os subsídios necessários para  estimular a sociedade civil.

Já a parceria com o governo é efetiva,  resulta em obras diretas e ações concretas de curto, médio e longo prazos. Com a participação do governo Roseana, a gestão de Holandinha pode executar, por exemplo, a implantação do VLT. Pode também viabilizar a construção de outro viaduto em São Luís.

O “Pacto por São Luís” é fundamental para nortear as ações de um governo, mas ele é conceitual. Já a parceria com o governo é pragmática, efetiva.

A diferença é cristalina, tanto no conceito quanto na aplicação – embora os aliados de Holandinha tentem minimizá-los.

Os aliados políticos, não os técnicos, diga-se de passagem…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *