Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Prefeitura de Ribamar capacita profissionais que irão atuar no Saúde na Escola

Profissionais receberam informações sobre como trabalhar o PSE

A Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu esta semana a capacitação dos profissionais que irão atuar no programa Saúde na Escola no município.

Participaram da capacitação, realizada no auditório da SEMUS, chefes de Unidades Básicas de Saúde e diretores das 34 Escolas Municipais onde as atividades do programa serão desenvolvidas a partir de agosto.

Seguindo determinação do prefeito Gil Cutrim, repassamos aos profissionais informações sobre o Saúde na Escola e os seus objetivos, que visam estabelecer estratégias de integração da saúde e educação dentro do ambiente escolar e tendo como público-alvo os alunos da nossa rede municipal de ensino – explicou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Valente.

O PSE é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira. Une saúde e educação para promover o desenvolvimento pleno desse público, aproveitando o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.

A partir de agosto, promoveremos, num primeiro momento, as ações do programa, que consistem em avaliação nutricional (peso, medida e altura), avaliação da saúde ocular das crianças, cultura da paz (doenças/agravos de violência) e realização de campanha contra as drogas, em 34 unidades de ensino. No entanto, nosso objetivo é implantar o PSE em toda a rede municipal de ensino no menor espaço de tempo possível – Valente.

O Saúde na Escola vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Essa iniciativa reconhece e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos educandos.

Sair da versão mobile