Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Câmara rebate críticas que Marquinhos fez contra Ricardo Murad

O vereador Fábio Câmara (PMDB) rebateu nesta segunda-feira (08), durante a sessão plenária do Parlamento Municipal, as críticas feitas hoje pelo vereador Antônio Marcos, o Marquinhos (PRB) contra o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.

Durante pronunciamento na tribuna da Casa, Marquinhos, disparou contra Murad, afirmando que “o modelo exemplar de saúde que passa na televisão mostrada pelo secretário de saúde, não passa de puro marketing. Essa história de dizer que a saúde do estado é uma maravilha, não passa de politicagem”.

Ao rebater as acusações de Marquinhos, Fábio Câmara disse que o colega estava ‘falseando a verdade’ e não admitia as críticas feitas ao governo do estado, nem ao secretário Ricardo Murad.

Muito me estranha o vereador Marquinhos criticar o sistema de saúde do governo do qual faz parte. Graças a Deus nós temos um homem determinado como o Ricardo no comando da saúde do Maranhão, portanto não admito que falem inverdades contra ele. Temos que agradecer o secretário Ricardo Murad por ele está melhorando a saúde do Maranhão.

Câmara mostrou um balanço das ações realizadas pelo secretário Ricardo Murad na Saúde e afirmou que há desconhecimento e motivação política nas críticas do vereador Marquinhos, quando diz que ele está fazendo “trabalho de ventríloquo”.

O vereador está alheio ao que está acontecendo dentro da própria base política. Nunca uma região foi tão bem atendida pelo governo do estado na Saúde como a Vila Luizão. Só nesta área já foram inauguradas duas UPAs, uma no Araçagy e outra no Parque Vitória. Além disso, o governo está reformando o Hospital da Vila Luizão para melhorar ainda mais o atendimento de urgência e emergência 24h, nas áreas de cirurgia, traumatologia e ortopedia, além de ambulatórios de clínica médica e Raio X 24 horas para atendimento da população – disse.

Fábio apresentou na Câmara um balanço na Saúde nos últimos anos. Em 2009, segundo ele, o Maranhão tinha 730 médicos trabalhando em suas unidades na capital São Luís e 230 médicos em suas unidades no interior do estado.

Em 2013, foram inaugurados mais 21 hospitais e 10 UPAs, o número de médicos contratados pelo Governo do Estado subiu para 948 na capital e 707 no interior do Maranhão.

Em 2009, havia 78 leitos de UTI na rede estadual. Na gestão de Ricardo Murad foram implantados mais 181 leitos de UTI adulto, pediátrico e neonatal, aumentando para 259 leitos de UTI. Só em São Luís foram implantados 95 novos leitos de UTI.

HOSPITAIS INAUGURADOS
18 hospitais de 20 leitos
06 hospitais de 50 leitos

10 UPAS
05 na ilha de São Luís
05 no interior do Maranhão

UPA ATENDIMENTOS/MÊS (MÉDIA)
CID OPERÁRIA 27.000
VINHAIS 9.500
ARACAGY 16.000
PARQUE VITÓRIA 12.000
ITAQUI – BACANGA 11.500

Sair da versão mobile