Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Deputada diz que vai tentar salvar MD

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A deputada Janete de Sá, ex-presidente regional do PMN e secretária virtual do MD, acredita que ainda existe possibilidade de manter o casamento com os comunistas do PPS.

Ela vai participar da reunião dia 28, em São Paulo, onde pretende defender a tese de união. Mas encontrará muita resistência porque a direção do PMN já bateu o martelo.

Se querem ir não vamos impedir – afirmou, na semana passada, o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), após tomar conhecimento de que o PMN fará reunião dia 28 para rever o processo de fusão entre as duas siglas, que deram origem ao MD (Mobilização Democrática).

Freire disse que prefere aguardar a decisão do dia 28:

O que o PPS fez foi o correto, ou seja, aguardar a decisão do STF sobre a consulta. Quem iria se filiar ao novo partido com insegurança jurídica? – questionou ao repórter. Uma consulta feita pelo PSD gerou o impasse.

O Partido Social Democrático, recém criado, quer saber se PMN e PPS unidos se transformam em sigla nova, ou podem ser considerados partidos antigos. Se prevalecer a segunda opção, poderia gerar perda de mandato aos novos filiados.

Freire disse que aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal para liberar filiações ao MD, o que desagradou o PMN, que se sentiu prejudicado na fusão. O deputado ficaria como presidente da nova sigla.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, presidente regional do MD, disse através de sua assessoria que vai aguardar os fatos. Já a deputada Janete de Sá, secretária do partido, afirmou que vai tentar convencer a direção do PMN a manter a fusão.

Dependendo da reunião do dia 28, os rumos ainda podem mudar também no Maranhão…

Sair da versão mobile