Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Homenagem forjada? mensagens sugerem “encomenda” de títulos de cidadão por Flávio Dino…

Um dos títulos dados a Dino, em São Raimundo das Magabeiras…

O blog recebeu uma série de extratos de mensagens eletrônicas trocados entre lideranças políticas de vários municípios e agentes do PCdoB, que sugerem a existência de uma indústria de concessão de títulos de cidadão municipal para massagear o ego do chefão do comunismo no Maranhão, Flávio Dino.

A mesma história o blog já tinha ouvido de outros agentes políticos – aliados ou não do Dino.

A autenticidade da autoria dos e-mail já foi confirmada. Precisa agora confirmar se o termo “encomenda” citado na maioria das mensagens têm relação direta com a orientação pela concessão dos títulos; ou se houve truncagem.

De uns tempos para cá, Flávio Dino passou a incluir na agenda de visitas ao interior maranhense – inclusive aquelas escondidas da agenda de trabalho na Embratur – recepções em Câmaras Municipais para recebimento de títulos de cidadão.

Em muitas delas houve confusão por que as honrarias surgiam de uma hora para outra, sem a devida tramitação nos legislativos.

E sempre depois da visita de agentes comunistas – de São Luís e do interior – a alguns vereadores, prefeitos ou ex-prefeitos.

Para se ter uma idéia da farra, entre abril e junho, foram quase 10 títulos, recebidos a toque de caixa, sempre coincidindo com a passagem da caravana do comunista – até que chegou a Chapadinha, onde a provável farsa começou a ser investigada.

…E poucos dias depois, o comunista é “homenageado” também em Chapadinha

Mas ainda não haviam as mensagens eletrônicas para linkar a “compra” de títulos com a agenda política montada em torno do chefão comunista.

De posse dos indícios da relação de encomenda dos títulos de cidadão, o blog ouviu alguns políticos dinistas e sarneysistas e descobriu outro fato curioso: o modus operandi de agora é o mesmo usado pelos agentes comunistas para promover Flávio Dino quando de sua passagem pela Câmara dos Deputados.

Naquela época, o processo que transformava Dino em “o melhor deputado disso”, “o mais respeitado daquilo”, e o melhor daquilo outro”, era operado pelo seu então chefe de gabinete, Márcio Jerry, que usava da relação com jornalistas do Sul do país – muitos deles históricos antisarneysistas – para promover o chefão ou pedir votos.

Este blog chegou a denunciar a farsa de Márcio Jerry, que depois espalhava releases a jornais, sites e blogs maranhense apontando um tal “reconhecimento nacional a Flávio Dino”.

A mesma prática é usada também na promoção pessoal do comunista na Embratur.

Mas chegar agora agora ao interior do Maranhão, envolvendo símbolos tão importantes quanto os títulos de cidadão municipais, alcança o grau máximo do absurdo.

E revela até que ponto pode chegar o culto à personalidade e a egolatria de Flávio Dino.

Marcas dos grandes ditadores e tiranos da história…

 

 

Sair da versão mobile