Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

São José de Ribamar terá administrações regionais

O município de São José de Ribamar mais uma vez a frente de São Luís, a capital.

Enquanto os ludovicenses esperam a instalação das sub-prefeituras, proposta em 2012 pelo então candidato Edivaldo Júnior (PTC), contudo ainda sem previsão, os ribamarenses já poderão contar com algo parecido: as administrações regionais.

Proposta também em 2012 pelo candidato à reeleição Gil Cutrim (PMDB), o objetivo da ação pioneira do prefeito de Ribamar é aproximar, cada vez mais, o governo municipal da população, que terá mais um canal direto para reivindicar e discutir os problemas da cidade.

A implantação das administrações regionais irá tornar mais acessíveis os serviços públicos, além de oferecer aos ribamarenses mais um canal direto para reivindicações e discussão dos problemas de São José de Ribamar.

Nos próximos meses, Gil Cutrim irá tornar realidade a ação – ao contrário do que espera São Luís, pois a alegação até a última instância foi a falta de orçamento municipal.

Projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, criando seis cargos de Administrador Regional foi aprovado unanimemente pela Câmara Municipal de Ribamar na sessão ordinária da última quarta-feira (17).

A aprovação do projeto possibilita que o governo municipal, a partir de agora, crie as Administrações Regionais, cujos núcleos serão implantados em regiões específicas da cidade atendendo todos os moradores dos mais de 90 bairros ribamarenses.

Nosso objetivo é melhorar, cada vez mais, a prestação de serviços aos ribamarenses, que terão uma Administração Regional próxima da sua residência. Fazemos uma administração participativa e acreditamos que com a descentralização do governo, através deste tipo de ação, poderemos alcançar melhor todos os bairros de São José de Ribamar, que é o terceiro maior município do Maranhão em número de habitantes [possui 162.925 habitantes] e possui um território muito espalhado geograficamente – explicou Gil Cutrim.

O projeto Administrações Regionais já vem sendo executado com sucesso em outros municípios brasileiros, em especial os que possuem população a partir dos 150 mil habitantes, como são os casos das cidades paulistas de São Carlos e São Bernardo do Campo. No Maranhão, a iniciativa do prefeito ribamarense é inédita, visto que, São Luís e Imperatriz – as duas primeiras maiores cidades do Estado em população, respectivamente – ainda não aderiram ao projeto ou executaram ações semelhantes.

Sair da versão mobile