11

De Jackson a Holandinha: a incompetência da oposição para exercer o poder…

palacioreuniao1004081.jpg

A turma que estava com Jackson em 2006…

A oposição no Maranhão tem uma característica que a faz sobreviver como oposição: usa qualquer método para fazer política – da perseguição pura e simples de quem lhe impede a passagem, até chantagem, negociatas e corrupção.

E como salvo-conduto para seus atos usa o falso, e covarde, argumento de que são anti-sarneysistas, como se isso justificasse qualquer malfeito.

Mas o pior é que esta capacidade de sobreviver de qualquer forma,  não resulta em competência para administrar quando chega ao poder.

Foi assim em 2006, quando a oposição elegeu Jackson Lago (PDT) governador do Maranhão, com a ajuda traidora do então governador José Reinaldo Tavares (PSB).

E está sendo assim agora, com a gestão do prefeito Edivaldo Holanda júnior (PTC) – também fruto da traição ao ex-prefeito João Castelo (PSDB).

São dois exemplos recentes que já podem ser considerados clássicos do fracasso oposicionista no exercício do poder político-administrativo. Devem ser destacados pela repetição de métodos e também por envolver praticamente os mesmos personagens nas duas ocasiões.

O problema principal é a falta de quadros com a devida competência para gerenciar a gigantesca máquina administrativa, do Estado e da Prefeitura.

O fracasso de Jackson se deu pela incompetência de seus quadros. Poucos tinham comprovada capacidade de gerir os diversos setores do governo – e muitos estavam ali para pilhar, roubar e enriquecer.

Deu no que deu.

frente

..Agora está com Holandinha

Passado o fracasso jacksista, os mesmos que somaram com ele reuniram-se em torno do chefão do comunismo. Alguns seguiram com Castelo, mas depois se reagruparam, levando Holandinha ao poder.

E o resultado é o mesmo da gestão estadual de Jackson Lago.

Assim como no governo Jackson, poucos são os quadros realmente preparados para o exercício do poder público na gestão de Edivaldo Júnior.

A maior parte está ali para pilhar, roubar e enriquecer.

Sem comando e sem capacidade, o  governo municipal parece ter um único objetivo: fazer caixa para tentar eleger mais um oposicionista em 2014.

Mas os exemplos de Jackson Lago e de Holandinha devem ser vistos com atenção. E para isso, basta ver quem estava com um e com outro.

E quem vai estar no projeto de 2014…

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. Caro MArco, esses verbos utilizados – pilhar, corromper, roubar, enriquecer, igualmente são aplicados aos próceres da oligarquia, a exemplo de Jorge Murad, Ricardo Murad, Lobão, João Alberto e todos os Sarneys. Então, meu caro, publique um pouco os desmandos da oligarquia que você tanto defende para enriquecer o debate.

  2. Nossa!!!!! É triste ver alguns comentários sem a menor noção do que acontece e de como está nosso querido Maranhão.
    Andem um pouco pelo estado. Observem os indicadores sociais do Maranhão. São os piores do Brasil. Isso nos deixa envergonhados e tristes. Quando saimos para outros estados, podemos observar o quanto estamos atrasados e sofremos co piadas de mau gosto, pelo descaso como nosso estado é tratado ao longos de sua existencia.
    O Jakson Lago foi o prefeito mais premiado e que mais teve a confiança do povo de São Luis, que lhes deu seguidos mandatos, Como Governador, quando começou a ter condições de governar, foi sacado do governo. Para muitas cidades do Maranhão, foi o melhor governador com seu jeito municipalista de governar. Infelizmente essa descentralização dos recursos governamentais foi mal fiscalizada e serviu para deixar mais ricos muitos prefeitos corruptos. O Prefeito de São Luis, ainda não tem muito tempo de governo a ponto de uma avaliação igual ao que podemos fazer do governo estadual ou de outros prefeitos que estão no segundo mandato. Mas, temos todo o direito e o dever de não votar mais em quem não não corresponder a nossa confiança, ao final do mandato. E é isso que devemos observar e nos posicionar na hora do voto. Mas, não podemos avaliar ainda quem não teve a oportunidade e que não está preso a determinados grupos ou modelos arcaicos que já conhecemos muito bem. Acordem. A democracia nos permite escolher melhor alguem que tenha respeito e competência para melhorar este estado e os municíos. Do jeito que está, não pode continuar.

  3. Todos despreparados e com equipes mais despreparadas ainda. Só um cego para não enxergar o naipe desse pessoal da oposição. Apenas raposas vestidas em pele de cordeiro.

  4. São um urubus na carniça. Só querem roubar, são incompetentes e não sabem administrar.

  5. Tu cobra de uns que tiveram menos de 04 anos pra mostrar serviço o que não cobra de quem tem o verdadeiro poder (executivo, judiciário, min. público, TCE etc.. ) há quase 50 anos.
    INCOMPETÊNCIA é manter na miséria o único estado nordestino que quase não sofre com a seca, com rios caudalosos e no entanto 90% do que consome vem do Ceará, Pernambuco, Bahia e até do Piauí, esse grupo sim, por incompetência e principalmente por desonestidade, basta ver as estradas fantasmas e os convênios igualmente fantasmas, assim com 72 hospitais que dispensaram licitações ao custo inicial de quase 01 milhão e que já estão próximos de 1,5 milhão, isso sim é um desastre, praticado por gente que está podre de rica mas nunca basta.

  6. O mais grave em tudo isso meu caro Marco é que todos eles utilizam a capa do antisarneysismo pra pilhar, roubar, perseguir, como se essa capa desse imunidade para praticar essas atrocidades. Os bandidos dizem assim ” sou antisarney e o povo nem vai perceber”. Ainda bem que apartir de 2015, teremos um choque do que é uma gestão pública de qualidade com Luis Fernando, que já demonstrou amplamente sua competência, bem diferente dos seus adversários, todos uns imbecis da base do blá blá prá cá, reunião prá lá ,sem qualquer resultado positivo em prol da população,mas apenas para massagear o ego e a cobiça desses ratos.

  7. Maranhão há decadas enfiado na lama, aqui vão alguns motivos para não dar creditos a Roseana sarney, o maranhão tem mais baixo PIB do Brasil, das 10 cidades mais pobres do Brasil 5 estão no maranhão, a pior nota do Enem 2012 foi de uma cidade do maranhão, o Estado com menos médicos por habitantes o Maranhão, o Estado com menos policiais Civis/militares o Maranhão, o estado com Menos acesso a rede mundial de computadores Maranhão, tudo isso se dá pelo seguinte fato da corrupção rolar solta. e isso e um dos varios motivos para não votar em Luis Fernando.

  8. Ja tenho até preguiça de ler até o final estes teus post…é tudo a mesma coisa…

  9. nao adianta desesperar , voces estao mamando ha 50 anos e ainda reclamam, deixa agora Flavio Dino mamar um pouquinho, se nao prestar o povo muda de novo. simples assim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *