5

Dois desafios para Edivaldo…

Edivaldo precisa resolver ocupação da Rua Grande

Holandinha: desafios que requerem pulso

De O EstadoMaranhão

A Prefeitura de São Luís está diante de dois desafios que, se não forem vencidos, colocarão a gestão do prefeito Edivaldo Júnior (PTC) numa situação muito delicada.

O primeiro é ordenar o comércio informal na área central da cidade, em especial na Rua Grande.

O segundo é colocar em prática um programa de emergência para renovar, pelo menos em parte, a frota de ônibus que faz o transporte de massa em São Luís.

O primeiro desafio é gigantesco e, de fato, de difícil superação. Motivados pela falta de uma política bem definida da ocupação do espaço público na região central de São Luís, milhares de ambulantes ocuparam as vias públicas daquela região da cidade, se estabeleceram e hoje se julgam proprietários dos “lotes” que mantêm.

A ocupação “comercial” do centro de São Luís não foi devidamente planejada nem controlada.

Durante várias administrações, a situação permaneceu como está, com uma única diferença: o número de ambulantes aumentou.

(…)

O segundo desafio é tão complexo quanto o primeiro, se bem que a Prefeitura municipal dispõe de instrumentos e meios de solucioná-lo sem maiores traumas, dependendo para tanto apenas da vontade política do prefeito Edivaldo Júnior.

Trata-se de mudanças profundas no sistema de transporte coletivo de São Luís.

Base do sistema, as empresas concessionárias das linhas que formam a rede de atendimento ao público encontram-se numa situação delicada, mas também com poder de fogo para criar embaraços respeitáveis à gestão municipal.

Depois de algumas iniciativas nada produtivas, a Secretaria de Trânsito e Transporte anunciou uma ação de emergência para renovar, pelo menos em parte, a frota, que tem 40% dos veículos com mais de 10 anos, quando a Lei Orgânica Município proíbe o uso de coletivos com mais de sete anos no transporte de massa.

As empresas reagiram dizendo que, primeiro, não têm recursos para investir em renovação, porque a própria Prefeitura poda-lhes o faturamento.

E depois porque está anunciado para dezembro um novo processo de licitação das linhas, o que desestimula investimentos agora.

Desenha-se aí um impasse, que poderá ser superado, mas que até nada mudará a situação complicada do sistema do qual dependem cerca de 500 mil pessoas todos os dias.

O fato é que o prefeito Edivaldo Júnior tem nas mãos duas “batatas quentes”, como diz o ditado popular.

Recebeu-as de herança de gestões recentes, que não se preocuparam realmente em buscar soluções.

Preferiram recorrer a medidas paliativas, mesmo conscientes de que mais cedo ou mais tarde as bolas de neve se transformariam em rolos compressores, capazes de esmagar tentativas de solução.

É hora, portanto, da solução definitiva.

Publicado na edição do dia 01/08/2013

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Olá Ministerio da saúde de uma volta na SEMUS , e veja com seus próprios olhos.

  2. Voltou a era Castelo na Secretaria Municipal de Saúde, o Sr. Secretario com os mafiosos que lá estão, a mando de alguém e alguém por traz , não pagam míngüem, vamos denunciar para o ministério público federal, e as autoridades competente, os empresário maranhense estão sendo lesado pela saúde municipal. Edvaldo Holanda você falava em seu discurso que iria mudar a cara da prefeitura, mudou Secretário e agora colocou maus pagadores desconhecidos , parabéns ao povo que lhe elegei pensando em mudanças , mudou de prefeito, mais as coisas continua iguais ou pior

  3. Ed-H já provou que é incompetente já se passaram seis meses e nada foi feito ele iludiu o povo dizendo que com cem dias ele dava um avanço nesta cidade. Vai terminar o mandato e as promessas vão ficar somente no papel.Agora ele aguarda ele não se elege mais nem para ser vigia de quarteirão.Esse prefeitinho evangélico safado ,maldita hora que eu votei nesse pilantra .Dentro da prefeitura se formada uma gangue com o lider maior se chama ED-H ,e seus comparsas Flavinha, Jerry Roberto Rocha e as camaradasdele de dentro da prefeiturasa esposa do seu priminho e a outra safada.

  4. Caro Marco, este é um calcanhar de aquiles para qualquer gestor público, entra Prefeito, sai Prefeito e esta situação continua a mesma, o pior que é que o pessoal colocado pelo Prefeito para lidar com esta situação não possui nenhum requisito técnico para tratar do assunto, todos estão tratando das coisas como meio de propaganda para a prefeitura e não levando a sério toda a situação como deve ser. Mais ação e menos conversa fiada, essas ações só estão servindo para fortalecer os transgressores. Abre o olho Holandinha, essa tua equipe tá mais fraco que vôo de pinguim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *