Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Timon: prefeito adota medidas de gestor responsável

Por Robert Lobato

Administrar é ter coragem de tomar decisões, inclusive aquelas que a princípio possam parecer antipáticas aos olhos de colaboradores, clientes, fornecedores etc.

Administrador que não tem coragem de tomar decisões, que adota postura tímida, covarde e que prefere a procrastinação a assumir atitudes urgentes, ainda que num primeiro instante possa desagradar a alguns, de fato não é administrador, mas apenas alguém que exerce o comando sem de fato comandar.

Isso também vale para a administração pública, onde o administrador competente deve ter a exata noção de que administrar é contrariar interesse de grupos de pressão em beneficio da coletividade.

É exatamente isso que parece estar acontecendo na cidade de Timon em relação às recentes mudanças anunciadas pelo prefeito Luciano Leitoa para tonar a gestão da cidade mais eficiente

O blog do colega Ademar Sousa, ilustre jornalista timonense do portal Tribuna do Maranhão, afirmou que as medidas foram necessárias por conta do caos administrativo que o jovem prefeito herdou da sua antecessora, a ex-prefeita Socorro Waquim, considerada no meio político como a “Bia Venâncio dos Cocais”, numa alusão à ex-prefeita Paço do Lumiar, esta, por sua vez, tida como a prefeita mais enrolada do Brasil.

“Segundo Luciano Leitoa, a Prefeitura de Timon herdou uma dívida com a Previdência Social em torno de 39 milhões de reais e com o Instituto de Previdência do Município – IPMT, de cerca de 53 milhões, todas negociadas e em processo de pagamento na proporção de uma parcela atrasada de gestões anteriores e uma atual. Com fornecedores e prestadores de serviços a dívida registrada no balanço de 2012 é de mais de 34 milhões, também em processo de pagamento. Somente com folhas de pagamento atrasadas, deixadas pela administração anterior, referente ao exercício de 2012, a Prefeitura já pagou este ano a quantia de R$ 9.100.137,97, elevando a despesa com pessoal ao limite máximo determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, informou o blog do Ademar Sousa.

Sereno, mas firme, o prefeito Luciano Leitoa declarou que “não é fácil cortar despesas, principalmente quando envolve pessoas. Entretanto preciso de uma gestão que respeite a Lei de Responsabilidade Fiscal e, principalmente, que mantenha a transparência e tenha recursos disponíveis para investir em melhorias na cidade”. Corretíssimo!

(Continue lendo aqui)

Sair da versão mobile