Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Do que mais eles são capazes!!!

José Sarney: ícone de poder, para alaidos e adversários

Desde o início da semana, quando o senador José Sarney (PMDB) sentiu-se mal e foi internado com pneumonia, um grupo de bandidos irresponsáveis insiste, a todo momento, em plantar notícias covardes dando conta de sua morte.

São agressões rasteiras nas redes sociais, em sites de internet e até em portais e colunas ditas sérias.

A todo momento, uma nova notícia se espalha, sem levar em conta a angústia da família do senador – mulher, filhos, sobrinhos, netos, noras e genros – e desrespeitando publicamente um homem público.

Sarney é um dos mais poderosos políticos do Brasil em toda a história do país – e isto gera amor e ódio em proporções quase idênticas.

Natural também que seus adversários tentem tirá-lo do poder.

O que não é natural é a sede de poder com a qual estes bandidos se manifestam ao longo do tempo, agindo da forma que dizem condenar nas supostas ações do próprio Sarney e passando por cima de qualquer tipo de humanidade.

Este blog tem sempre levantado a questão de que o senador Sarney – ex-deputado federal, ex-governador, ex-senador, vice-presidente e presidente da República, e presidente do Senado por quatro mandatos – tenha alcançado ao longo de sua vitoriosa carreira política um nível de influência natural apenas aos que atingem este grau de poder.

Mas Sarney também amargou derrotas acachapantes, engoliu sapos históricos e perdeu disputas memoráveis.

Obviamente que, quando disputou sua primeira eleição, dificilmente tenha pensado em alcançar tanto poder, a ponto de planejar a construção de um grupo com influência em todos os círculos de poder, no Brasil e no Maranhão.

E este é o efeito colateral de sua história.

Para o bem ou para o mal, Sarney influenciou e influencia gerações. E mesmo aqueles que dizem odiá-lo almejam, no fundo, tornar-se como ele, alcançar o seu grau de poder e construir a mesma trajetória, que perpassa as questões políticas e chega ao plano cultural e intelectual do país.

O problema é que, ao contrário do próprio Sarney, estes que se imaginam como ele já querem chegar ao poder com o mesmo grau de influência construída pelo ex-presidente em 50 anos de vida pública.

E é esta ganância que forma ou ajunta bandidos de toda espécie em torno de um mesmo projeto.

É a mesma gente capaz de agressões tão violenta como as que se espalham agora pela internet contra o senador Sarney.

E se são capazes disso agora, do que não serão capazes no poder???

 

Sair da versão mobile