0

A qualificação da saúde no Hospital de Alta Complexidade…

02.08.2013 Cirurgia Colorretal Hospital Geral Foto Nestor Bezerra (7)

Fotos Nestor Bezerra

Trinta cirurgiões das Regiões Norte e Nordeste participaram, no Hospital de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho (Geral), do Curso de Cirurgia Laparoscópica Colorretal (Cololap). O treinamento teve início nesta sexta-feira (02) e terminou no sábado (03). Foram mostradas as fases dos procedimentos cirúrgicos e realizadas operações por videolaparoscopia.

O diretor do Hospital Tarquínio Lopes Filho, Luis Alfredo Netto Guterres, explicou que a técnica já está sendo utilizada na unidade de saúde e tem vários benefícios.

Este procedimento oferece menor agressão cirúrgica, recuperação mais rápida para o paciente e menor morbidade – exemplificou. A permanência pós-operatória do paciente também é menor.

O treinamento é uma parceira com a Empresa Johnson & Johnson e tem como finalidade padronizar os procedimentos das cirurgias colorretais, e está sendo ministrado pelos proctologistas Mauro Pinho e Miguel Pedroso, do Instituto Lubeck, de São Paulo.

02.08.2013 Cirurgia Colorretal Hospital Geral Foto Nestor Bezerra (40)O médico Mauro Pinho explicou que a cirurgia laparoscópica colorretal é indicada para doenças do intestino grosso, sejam malignas, como câncer, ou benignas, como diverticulose do cólon.

Na laparoscopia, são realizadas cerca de cinco pequenas incisões na região abdominal e por elas são inseridas as pinças e a câmera de alto alcance – mostrou.

Mauro Pinho informou que até agora foram realizados 38 capacitações em todo o país e mais de 400 cirurgiões foram treinados.

Está havendo uma boa aceitação dos cirurgiões, uma aparente mudança da curva de aprendizado e a criação de novos centros de videolaparoscopia – avaliou. Estão participando do treinamento no Hospital Geral cirurgiões oncológicos, do aparelho digestivo e proctologistas do Maranhão, Roraima, Piauí, Pará e Amazonas.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *