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Com Luís Fernando, São Luís experimentará maior projeto de mobilidade urbana desde Haroldo Tavares…

traçado da linha corredor de transporte incluindo vlt e brt

Mapa mostra o traçado do novo corredor de transporte

Depois de Haroldo Tavares – como secretário de Obras no então governo de José Sarney (1966) e, posteriormente, como prefeito da capital (1971) – São Luís, incluindo os municípios da Ilha que não existiam à época, experimenta agora o surgimento do seu segundo maior momento estruturante em termos de mobilidade urbana.

A proposta apresentada pelo secretário Luis Fernando Silva (PMDB) ao Governo Federal ontem, que sugere investimentos complementares para a construção de novas pontes, criação de novos corredores do transporte coletivo, melhoramento de viadutos, rotatórias e a conclusão do Anel Viário Metopolitano, incluindo linhas de VLT (Veículo Leves sobre Trilhos) e BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), representa o nascimento de uma estruturante malha viária da Ilha com impacto no mínimo para os próximos 50 anos.

Na década de 60, Haroldo Tavares, com José Sarney, concebeu a malha viária que sustenta São Luís até os dias de hoje.

Ninguém consegue pensar em São Luís sem o Anel Viário, Avenida dos Africanos, Holandeses, Ponte do São Francisco, entre outras.

traçado ponte rio anil

perspectiva do local da nova ponte sobre o Rio Anil

Sarney e Tavares, já naquela época, também não.

Da mesma forma, conhecedor de cada canto de rua e avenida dos quatro municípios da região metropolitana, Luis Fernando propõe uma ação impactante e necessária para o novo momento que vive São Luís e os outros três municípios que crescem juntos com a capital.

Mesmo com as importantes intervenções feitas pela governadora Roseana Sarney em seu primeiro mandato quando construiu viadutos e avenidas em São Luís, a própria governadora e o secretário Luis Fernando concluíram que é preciso muito mais.

E, sem timidez, levaram à Brasília o pedido para a implantação do maior programa de mobilidade urbana desse novo momento da região metropolitana, tão defendida pelo então prefeito de São José de Ribamar e, que agora começa a virar realidade.

E já começou.

A duplicação da Holandeses, que vai iniciar neste  mês; a duplicação da Avenida Nossa Senhora da Vitória, que começa nesse semestre, e as inaugurações do segundo trecho da Via Expressa e da Quarto Centenário é apenas o começo de um grande e consistente projeto que incluem as seguintes obras:

traçado ponte sobre o rio bacanga e acessos

Traçado do rio Bacanga e acessos

1 – Conclusão do Anel Viário da região Metropolitana

– Construção da sétima ponte sobre o Rio Anil (ligando Av. Ferreira Goulart ao Anel Viário já existente em São Luis – Av. Camboa e Av. Victorino Freire).

– Construção da ponte sobre o Rio Bacanga (ligando bairro Pindorama ao bairro Piancó), incluindo 7,5 Km dos acessos às Av. dos Portuguese e Av. dos Africanos.

– Reestruturação da Av. dos Holandeses – aumento da capacidade viária (implantação de corredor de onibus, alargamento de pista, plataformas de embarque e desembarque).

– Restruturação da Av. Ferreira Goulart (implantação de corredor de onibus, alargamento de pista, plataformas de embarque e desembarque).

2 – Obras Complementares

– Criação do Corredor de Transporte Coletivo com a reestruturação da Rodovia MA 201 (alargamento de pista, duplicação, plataformas de embarque e desembarque, sinalizações e etc).

– Criação do Corredor Secundario de Transporte Coletivo na área de influencia da Estrada da Mata (Cidade Operaria, Jardim America, Cidade Olimpica, Estrada da Mata, Av. Tancredo Neves, Av. Mascarenha de Moraes, Estrada da Quinta até a intersecção da MA 201).

– Criação do Corredor de Transporte Coletivo com a duplicação da Rodovia MA 204, no trecho de interseção da Rodovia MA 202 e MA 201.

– Criação do Corredor de Transporte Coletivo na MA 203, na interseção da Rodovia MA 204 até a sede do municipio de Raposa.

3 – Estudos, Projetos e Execução de Obras Estruturantes

– Implantação da infraestrutura (rampas de embarque e desembarque, terminais de carga e passageiros, acessos, etc.)para operação privada de Ferryboat de São José do Ribamar para Icatu/acesso a BR 402, que chega ao Parque Nacional dos Lençois Maranhenses.

– Implantação de linha de transporte coletivo de massa a ser operado com Veiculos Leves sobre Trilhos (VLT), atendendo às regiões de influencia, Porto de Itaqui, Distrito Industrial – Area retroportuaria, Anjo da Guarda, Centro Historico, COHAB/COHATRAC/ Cidade Operario/Cidade Olimpica/ Distrito Industrial (Maracanã), area de transição para Zona Rural de cidade de São Luís.

Marco Aurélio D'Eça

28 Comments

  1. Vai começar tudo de novo! Promessas de 2010 não cumpridas, já to vendo essas de 2014. O mais impressionante é q as pessoas caem mesmo nesse conto do vigário! Isso me impressiona demais!

  2. E além disso tudo vai construir uma base para pouso de naves extra-terrestres.

  3. Conversa para boi dormir…Luis Fernando é tão bom que hoje agente pode ver como está São José de Ribamar…e quem está lá? Os deles….mais propaganda vai ter muitas ano que vem de novo!

  4. ESSE LUIS FERNANDO SERÁ UM ADMINISTRADOR TIPO JK QUANDO DESBRAVOU O SERRADO E FEZ BRASÍLIA. MOSTRE, LUIS FERNANDO, QUE VOCÊ SABE O QUE É ADMINISTRAR UM ESTADO.
    ACREDITO MUITO EM LUIS FERNANDO SILVA, HOMEM COMPETENTE E HONESTO.

  5. Luis Fernando é um grande administrador. Resolveu os problemas do transito caótico em Ribamar e Panaquatira e quando for governador vai resolver todos os problemas do Estado do Maranhão e de São Luís. As pessoas já andam dizendo que em 2018 será o candidato do PMDB para o lugar de Dilma.

  6. explica ai pq roseana nao fez essas obras no melhor governo da vida dela?

  7. notória a ausência do prefeito! ou ele é parceiro nessa empreitada? tá complicado de entender a manobra.

  8. Com um destaque desses a Luís, vc atesta a incompetência de Roseana.
    O governo é dela, não de Luís Fernando…

  9. Mas só vai ter graça mesmo se o Luís Fernando sobrevoar, de helicóptero, a cidade mostrando como vai ficar, igual a Rose com a ponte quarto centenário, a avenida metropolitana e as mil e uma mais.

  10. Podiam, ate a conclusão, se q vão fazer mesmo, em paralelo, sincronizar e eliminar alguns semáforos, construir passarelas, colocar agentes nas rotatórias p auxiliar o transito, fechar alguns retornos absurdos, recuperar algumas vias paralelas, enfim, não fazem o mais fácil e barato, pq será? Medidas emergenciais já, o transito tá caótico e necessita de intervenções imediatas!

  11. Eu não acredito em maquetes, e em figuras ilustrativas. Digo isso pq, desde qdo eu me entendo por gente a Roseana promete a construção de uma outra ponte ligando o são francisco à praia grande, e até hj nada. Mostrar maquete é fácil, mas construir q é bom, nada. Falta vontade política!!!

  12. HAHAHAHA, se todas as pontes prometidas pela família sarney e seus aliados estivessem construídas, a cidade seria a capital mundial das pontes…kkkk e cadê a ponte quarto centenário?

  13. quer dizer que esta maquete vai substituir a refinaria premio? Para com isso meu!

  14. começou o jogo dos desenhos e maquetes, afinal 2014 já se aproxima. esse grupo político realmente está ultrapassado, repete até os esquemas de enganação do povo, vamos ver se vai funcionar.

  15. Quem sabe daqui há 50 anos…Estado não tem mais jeito. Quebrado e vão quebrar mais ainda para eleger Luis Fernando…Desperdiço total de dinheiro público

  16. AONDE ESTA A PONTE PARA ALTO DA ESPERANÇA LIGANDO COM O CENTRO? ROSEANA E RICARDO MURAD FIZEREM ATE MAQUETE PARA ENGANAR OS BESTA. ETA POVINHU QUE NAO APRENDE, CHUPA ESSA MANGA MAIS UMA VEZ. MAS ELA APARECE POR ESTAS BANDAS. ESTAMOS AGUARDANDO COM SUA FABULAS E SUA EQUIPE.

  17. E via Expressa? A Enganadora encheu a cidade de outdoor e só fez 1/5, será que o recurso não deu ou sumiu? Esse novo projeto começará próximo da eleição e depois será abandonado e o dindim dividido entre políticos e jornalistas, um cala boca legal e o povo que se lasque.

  18. O prefeito Edivaldo Jr. e o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando, (PMDB) estiveram ontem (7) em Brasília apresentando um amplo projeto de mobilidade urbana para a Região Metropolitana de São Luís ao Governo Federal. A iniciativa inclui pelo menos 10 importantes intervenções complementares e fundamentais nos quatro municípios da Ilha, que totalizam recursos da ordem de R$ 6,48 bilhões. É ASSIM QUE JORNALISTAS SÉRIOS FAZEM.

  19. Os engodos de sempre. Ainda mais com a provável cassação de Rosengana, essas mentiras divulgadas pelos blogueiros oficiais estarão mais em voga por esses dias para tentar enganar os incautos. Ah, faz 2 dias que você não publica nada a respeito de Flávio Dino ou PC do B. Por que será? Ah, sim o parecer do PGR deu uma abalada em vocês, não foi?

    resp.: reclamam quando fala, reclamam quando não fala. Indecisão é isso.

  20. Por que ele não cuida em terminar a Av Quarto Centenário, que passa por baixo do viaduto da Ponte Tribuzi. Parece uma estrada para carroças e anda a passo de tartaruga. Não faz o fácil e vem com projetos mirabolantes eleitoreiros.

  21. So esqueceu de informar que a iniciativa foi de Edvaldo Holanda Júnior, não só no projeto, mais também na parceria com o Governo do Estado. A única forma do Estado crescer é deixando de lado as picuinhas políticas.

  22. vcs ” jornalistas sérios” são uns brincantes bota a foto ai e veremos o prefeito e luis fernando juntos então a matéria poderia ser parceria entre governo e a prefeitura começa a decolar luis Fernando juntamente com o prefeito Edvaldo levam a proposta ao governo federal fica realmente serio e imparcial mais ai tanto vc quando o John cutrim ficariam mal com o chefe simples assim

  23. E AV..JERONIMO DE ALBUQUERQUE??? O CALCANHAR DE AQUILES DA CIDADE??? NAO TERAH MAIS UMA PISTA???

    Resp.: este é o projeto da prefeitura, não do governo.

    • só promessas! mais um projeto de poder! com a palavra o pleno do TSE!

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